Caril Aromático de Frango com Tomate e Espinafres

Quando falamos em caril vem-nos sempre à ideia o caril mais tradicional com o leite de coco, as suas várias especiarias e aquele molho espesso e amarelado, cor dada pela curcuma. Mas há mais pratos de caril para além desses. Sabemos todos que o pó de caril é uma mistura de especiarias. Mas caril é também mais do que isso. Na sua origem a palavra caril está associada a “molho” (até porque inicialmente servia apenas para temperar o arroz), pelo que um prato de caril poderá ser um qualquer prato com especiarias numa forma de ensopado. O caril não é, portanto, apenas uma receita tradicional da cozinha indiana ou indo-portuguesa, mas sim uma espécie de “preparação culinária” (como um guisado ou estufado) usada para a confecção de diversas receitas. Como esta.

Ingredientes para 2 pessoas (35 minutos):

(adaptado de “Simple Honest Food” Bill Granger, pág. 261)

1/2 frango partido em pequenos pedaços e sem pele

1 colher de sopa de azeite

1 cebola pequena

1 colher de chá de coentros em pó

1/2 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)

1 pitada de piri-piri moído

1 dente de alho

2 colheres de chá de gengibre fresco ralado

1 lata pequena de tomate pelado

sal q.b.

1 colher de chá de açúcar mascavado ou amarelo

sumo de 1/2 limão

8 bolinhas de espinafres em folha congelados previamente descongelados ou o equivalente em fresco

coentros frescos picados

Preparação:

Pique a cebola e o dente de alho. Num tacho coloque o azeite e aloure a cebola previamente picada até comecar a ficar macia. Junte depois o alho picado, o gengibre ralado, os coentros em pó, a curcuma e o piri.piri. Deixe cozinhar alguns minutos mexendo sempre. Adicione depois o frango e envolva-o bem na mistura das especiarias deixando-o alourar.

Junte depois o tomate pelado partido em pedaços – bem como o líquido da lata – e tempere com um pouco de sal. Deixe cozinhar com o tacho tapado cerca de 20 minutos.

Ao fim desse tempo junte o açúcar, o sumo de limão e os espinafres envolvendo bem. Deixe cozinhar mais dois minutos e sirva polvilhado com os coentros picados e com um arroz branco solto.

Bom Apetite!

10 respostas

  1. Oi Joana,
    Eu entendo que cada pessoa tem uma receita de curry, não existe uma receita correta, existe um conceito de preparação do molho de curry.
    Este este frango devia estar muito saboroso, ótima combinação.
    Beijo,
    Vânia

  2. Olá. Quando tomei conhecimento do seu blog esta foi uma das receitas que mais me fascinou e que decidi que iria experimentar rapidamente (principalmente pelo facto de não levar natas nem leite de côco). Hoje fiz para o almoço mas confesso que fiquei desiludida com o resultado final 🙁 De aspecto visual ficou excelente (o q abriu ainda mais o apetite) mas depois apenas fica o gosto bem picante (de que sou apreciadora) mas senti falta de sabor, de sentir um caril cremoso.
    Continuarei a ser seguidora do seu blog e desejo-lhe as maiores felicidades e as melhore das receitas 🙂

    http://raquelpontocruz.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/raquelpontocruzblog

    1. Olá Raquel,

      A primeira coisa que eu expliquei nesta receita foi a definição de caril, e que este não era o tipo de caril que nós portugueses associamos. Ó que a Raquel sentiu a falta é do caril mais à moda de Goa que acaba por ser o mais usual. Mas, apesar de esta não ser essa receita, não deixa de ser um caril, pelo uso das especiarias fazendo parte do molho.
      Espero que encontre aqui outras receitas mais do seu agrado. Já experimentou a receita de caril de camarão com coco? Certamente que vai gostar mais.
      Atenciosamente,
      Joana

  3. Obrigada pela receita, fiz hoje para o almoço e ficou fantástico.
    Coloquei tomate fresco em vez do enlatado e como não tinha espinafres coloquei metade de uma corgete. Muito saboroso, sem dúvida uma receita que vou guardar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *