Os dias têm passado muito depressa. No sábado o casamento dos amigos LM e R. – e como eu gosto de ir aos casamentos dos meus amigos, de os sentir felizes e de poder partilhar com eles esse dia tão importante, nem que isso signifique fazer 400km. Cheguei a casa cansada e sem sentir os pés depois de ter andado a dançar descalça…Mas, como eu costumo dizer, só é um casamento divertido se eu sair de sapatos na mão! No domingo, acordar cedo para estar com os “meus meninos” e vê-los a alcançar mais uma etapa. Senti que, mais uma vez cumpri o meu dever. E como eles estavam perfeitos no seu dia do Crisma.
Assim, tão depressa, se passou o meu fim de semana. Mas claro que no domingo à tarde ainda houve tempo para estar na cozinha, ou o fim de semana não estaria completo. E lá saíram uns saborosos flans de atum com tomate e coentros!
Ingredientes para 2 pessoas:
1 lata de atum em azeite
8 tomates cereja
2 ovos
75ml de leite
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de coentros frescos picados
Preparação:
Escorra o atum e lave os tomates cereja.
Numa taça misture os ovos com o leite e tempere com um pouco de sal e pimenta. Acrescente depois os coentros frescos picados, os tomates cortados ao meio e o atum esfarelado com um garfo. Misture bem e divida a mistura por duas taças (ramequins) que possam ir ao forno e à mesa.
Coloque as tacinhas com a mistura para o flan num tabuleiro com água e leve tudo ao forno previamente aquecido a 180ºC, durante 15 a 20 minutos.
Retire do forno e sirva com uma salada verde.
Bom Apetite!
19 respostas
Saboreou alegrias inigualáveis, o casamento de amigos, e a crisma dos "meninos", esses momentos de felicidade são únicos.
Ótima receita este flan de atum, gostei muito.
Boa semana, beijo,
Vânia
E que bem que saíram os flanzinhos, muito bons mesmo….e parabéns pela crisma dos filhotes…bjs
Belinha,
Os "meninos" não são meus filhos – e para ter filhos de 18 anos teria de os ter tido aos 16 – mas sim os "meninos" dos quais eu sou catequista!
Joana
Uma maneira diferente de confeccionar atum, ficou muito requintado, vou anotar a receitinha, obrigada pela partilha.
Beijinhos
Adorei estes flans, ingredientes simples preparados de uma forma original, o toque dos coentros que tanto gosto, sem dúvida uma receita a experimentar!
Beijinhos
Adoro atum! Os teus flans ficaram lindos, e aposto que estavam deliciosos!
Hummm que delícia.
Um abraço, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br
Casamentos assim são inesquecíveis 🙂
Gostei muito da sugestão, imagino-a deliciosa e muito aromática!
Bjs
q final de semana cheio de de comrpomisso.
assim q é bom né?
adoreei o flan. mto diferente
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com
Tem muito bom aspecto! Parabéns! =D
Só uma dúvida, esta receita é para duas pessoas, dá 4 ramequins? Ou só dois?
Eu sei que sou muito gulosa, mas acho que só um ramequim a cada um é poucochito 😉
Olá Inês,
Esta quantidade dá para 2 ramequins grandes ou 4 dos mais pequenos. E cá em casa, com mais umas coisinhas foi suficiente para os dois.
Espero ter ajudado,
Joana
Obrigada Joana,
Preciso de comprar ramequins, vou comprar dos mais pequenos então, sempre engana comer dois em vez de um 🙂
Beijinhos,
Inês
ficarao com um aspceto delicioso gostei mt dos ingre bjs
Cara Joana,
que excelente comida. adorei, adorei!
sou uma pequena ideia (olha, é mesmo falar alto, não sei se faz sentido): achas que se substituir o coentro por salsa dá certo?
só uma questão fofinha: tenho notado que tens posto menos post…estás desanimada com a cozinha? olha que tens muito talento. nunca deixes de cultivar esse dom! tens umas mãos de prata!
Um beijinho Lúcia
Olá Lúcia,
Claro que pode substituir os coentros por salsa. Eu usei o que tinha em casa…
E eu não tenho colocado menos post. Há uma receita nova de segunda a sexta desde sempre.. Deverá estar a referir-se ao economia cá de casa… Aí confesso que tenho falhado um pouco, mas também me custa fazer post só para encher…
Um beijinho,
Joana
É quase garantido que venho aqui e algo de maravilhoso surge para salvar a minha falta de imaginação num específico dia. Hoje foi o caso…costumamos jantar sempre sopa, cá em casa não gostamos de comer muito à noite, mas confesso que há alturas em que sinto falta de MASTIGAR alguma coisita hehe e aqui está mais uma ideia fantástica que está neste momento em cima da bancada só à espera de entrar para o forno 😀 obrigada Joana por mais uma maravilhosa partilha.
olá,
adorei esta receitinha. muito fácil e aposto que saborosa.
Hola como siempre una gran receta me encanta con cilantro,felicitaciones y abrazos grandes desde Chile.
Adorei, vou fazer.