Leite Creme de Laranja e Baunilha

A primeira vez que preparei esta receita foi para o aniversário do M. O resultado agradou a todos, mas com a azáfama natural da festa esqueci-me de fotografar o leite-creme. Entretanto voltei a repetir porque é das sobremesas mais simples de fazer e que agrada a todos, principalmente nesta altura em que, com a chuva e o tempo triste, apetecem coisas assim, reconfortantes e deliciosas. E não há nada mais reconfortante do que quebrar a “capinha” de açúcar e saborear o leite creme ainda morno….

Ingredientes para 6 pessoas:

500 ml de leite meio-gordo

100gr de açúcar

3 gemas

20gr de farinha Maisena (Amido de Milho)

açúcar para queimar o leite-creme

1 vagem de baunilha

casca de laranja

Preparação:

Corte a vagem de baunilha ao meio e raspe as sementinhas. Junte depois ao leite, assim como o resto da vagem e a casca de laranja e leve a ferver e deixe ficar depois em infusão durante algum tempo.

Numa taça, misture o açúcar com a farinha e as gemas e bata muito bem com uma vara de arames. Misture depois, pouco a pouco o leite, mexendo sempre. Coe a mistura para um tacho e levar novamente ao lume, sem parar de mexer, até engrossar.

Distribua o leite-creme pelas tacinhas e deixe arrefecer um pouco. Mesmo antes de servir polvilhe as tacinhas com o açúcar e queime a superfície com o maçarico de cozinha.

Sirva de imediato!

Bom Apetite!

14 respostas

  1. É a comprovação que é uma receita deliciosa, foi feita e repetida, parece simples, é deliciosa e tem ótima aparência.
    Beijo,
    Vânia

  2. Esse creme deve ser um espetaculo né!?
    Só imagino.
    Ainda mais quando ainda estar morninho…huuuuum!
    Bjs
    boracozinhar-lu.blogspot.com

  3. Adoro leite creme, mas ainda queimo o meu com o ferro tradicional só que para além da fumarado o processo é moroso, por isso peço uma dica onde comprar esse tal de maçarico, obrigada 🙂

  4. Partilho a tua opinião sobre o conforto de 'quebrar' o açúcar torrado no leite creme 🙂 Já fiz a tua receita de laranja e tds gostaram, este ñ deve ser diferente! Irei fazer um dia destes p provar 🙂 Bjinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *