Triffle Pascal

Este ano, a minha contribuição para o almoço de Domingo de Páscoa resumiu-se a um triffle. Claro que cozinhei outras coisas, como os habituais folares (e este ano a coisa não correu da melhor maneira, pois entre fornadas de folares bem cozidos, também aconteceram os mal cozidos e os demasiado cozidos….), e também os ovos de salame e os mini-cupcakes de Páscoa.

Mas, dizia eu, para o almoço de domingo de Páscoa em casa dos avós, esta foi a minha contribuição. Ficou bonito e saboroso apesar de, na minha opinião, demasiado doce e até um pouco enjoativo. Mas vale a receita e a sugestão para uma sobremesa rápida e preparada um bocado em cima do joelho. É que na véspera tinha havido jantar de compadres e afilhados cá em casa que eu acho que vai virar tradição!

Ingredientes:

1 torta com recheio de morango (usei de compra, mas podem usar uma torta caseira ou até restos de bolo)

licor de amora ou triple sec ou outro licor a gosto

Compota:

250g de frutos vermelhos congelados

2 colheres de sopa de açúcar

100ml de água

Creme de Pasteleiro rápido:

(adaptado de uma versão de uma receita para a Bimby)

1 ovo + 1 gema

70g de açúcar

casca de limão

300ml de leite

1 colher de sopa de amido de milho (maisena)

200ml  pacote de natas

2 colheres de sopa de açúcar em pó

framboesas ou morangos para decorar

Preparação:

Comece por preparar o creme de pasteleiro. Coloque a maisena num tachinho e dissolva-a com um pouco de leite frio. Acrescente depois todos os outros ingredientes  e leve ao lume, mexendo sempre, até a mistura engrossar. Retire a casca de limão e deixe arrefecer.

Entretanto prepare também a compota colocando os frutos vermelhos congelados num tachinho juntamente com a água e o açúcar. Quando levantar fervura reduza para o mínimo, deixe ferver 2 minutos e retire. Deixe também arrefecer.

Entretanto corte a torta em fatias não muito finas e coloque-as no fundo de uma taça de vidro. Regue com um pouco de licor. Espalhe depois a compota de frutos silvestres sobre a torta e por cima desta coloque o creme de pasteleiro. Leve ao frigorífico.

Antes de servir bata as natas bem frias com o açúcar até ficarem bem firmes e disponha por cima do creme de pasteleiro. Decore depois com as framboesas ou os morangos e sirva.

Bom Apetite!

13 respostas

  1. Já anotei a receita do creme de pasteleiro rápido, é algo sempre útil para improvisar uma sobremesa. Nunca provei triffle, tenho de experimentar. Este ficou lindo!

  2. Se calhar para diminuir um pouco o doce, para não ser tão engomadeira, pode-se utilizar pão de ló em vez de torta de morango, já que leva a compota, e o creme de pasteleiro, ou o tal "sponge-cake"!!!

  3. olá Joana, como sempre parece ser muito boa esta receita, mas tirava a compota e colocava logo o creme pasteleiro e dp as natas.
    já tenho o 2º livro e tou a devorar pagina por pagina, bjs e felicidades.
    olga

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *