Mousse de Chocolate e Menta

Há muito que já tinha ouvido falar em como a mousse de chocolate e menta era deliciosa. Não sei porque demorei tanto a prepará-la. Quer dizer, na realidade sei…. Eu gosto muito daqueles chocolatinhos recheados com o creme de menta e, sempre que comprava uma embalagem para finalmente fazer a mousse, os chocolates acabavam a ser saboreados em vez de acabarem na mousse. No meu aniversário, em Dezembro, lá preparei finalmente a mousse, e o sucesso foi grande. De tal maneira que eu nem tive tempo de provar a mousse, e naquele dia nem tive tempo para as fotografias. O tempo foi passando, outras coisas mais importantes tiveram que se ir fazendo e fui adiando a repetição da mousse. Até que este fim de semana voltei a repetir. Com direito a uma tacinha só para mim e com tempo para a foto. O que andei a perder…

Ingredientes:

6 ovos

185g de chocolates “after eight” (uma caixa das pequenas)

100g de chocolate de leite

Preparação:

Parta ambos os chocolates em pedaços e derreta em banho maria ou no microondas, mexendo de vez em quando e tendo cuidado para não queimar.

Entretanto separe os ovos e bata as claras em castelo.

Ao chocolate entretanto derretido misture as gemas e envolva bem. Acrescente depois as claras em castelo, aos poucos e poucos e envolvendo cuidadosamente para a mousse não perder a consistência.

Coloque numa taça grande ou em tacinhas individuais e leve ao frigorífico algumas horas antes de servir.

Decore com um pouco de hortelã.

Bom Apetite!

34 respostas

  1. O sorvete de chocolate e menta é de longe o meu predileto é uma associação de sabores perfeita.
    A mousse não é diferente é também deliciosa.
    Beijo,
    Vânia

  2. Chocolate e menta é A combinação dos deuses. Nem sei como nunca me tinha lembrado desta mousse.
    Vou experimentar fazer usando Ritter Sport de menta (uma das minhas maiores perdições).

    Obrigada por me fazer começar o dia desta forma deliciosa.

  3. É de facto uma mousse divina. E se quiseres ir um pouco mais além, junta-lhe uma pitadinha de piri-piri: o refrescante da menta contrasta lindamente com o ardente do piri-piri 🙂

  4. Nunca fiz mas concerteza que irei experimentar, adoro menta…. a dica da Ondina, de juntar um toque de piripiri também deve ser ótima.
    Obrigada pela ideia, beijoka

  5. Parece-me que adoro todas as receitas.
    eu sou fa de after-eight, adoro chocolate de menta
    (falar nisso ha uma receita muito fixe de gelado de menta com cafe: cafe after eight)
    parece facil de fazer, tenho de experimentar

  6. Hummmmmm
    after eight…… adoro….. e já não como à um tempão!!!!!

    mas esta mousse nunca comi…. tenhok experimentar!!!

    Adoro o seu blog!

    Continue por favor!!

    bjinhos

  7. Sandra Silva,

    Não, a receita não leva açúcar. O que existe no chocolate é mais do que suficiente para a mousse. Aliás nem costumo juntar açúcar em nenhuma mousse.
    Espero ter ajudado.

    Joana

  8. Ai que perdição…

    ATe tenho medo de comer, 1.º porque adoro menta mas infelimente quando ha a combinação de chco e menta engasgo-me sempre (sou algo de outro mumdo) lol

    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

  9. Finalmente encontrei os chocolates, isto porque fui a 5 supermercados onde estavam esgotados!!! Depois de tanto andar para poder fazer esta mousse, tenho que confirmar que fica muito boa! à partida parece uma mousse normal, mas, a frescura da menta em cada colherada fá-la ser uma sobremesa especial e muito apetitosa! Parabéns Joana e um beijinho grande!

  10. experimentei e de facto é maravilhasa. No entanto tenho uma dúvida: depois de estar no frio, o chocolate "separa-se" das claras. Como é que faço para não haver esta divisão?
    Obrigada

    1. Olá Patricia,

      Com a mousse de chocolate (esta ou outra) nunca me aconteceu o chocolate separar-se das claras. Provavelmente as claras estavam pouco batidas ou demasiado batidas, o que faz com que se separe. Também é necessário envolver bem – mas cuidadosamente – o chocolate com as claras.
      Realmente não sei o que pode ter corrido mal.
      Espero ter ajudado,
      Joana

  11. olá bom dia. boas férias se for o acaso de algumas pessoas. bem por aki trabalha-se mas kero partilhar o meu "feito" desta bela receita. qdo fui às compras, na altura não havia só chocolate de leite. Havia sim com amêndoas. ficou muito bom!! experimentem! ;))

  12. Queria deixar aqui uma duvida sobre a mousse. É que sempre que a faço ela ganha água por baixo, ou seja por cima fica fofa mas no fundo da tigela ganha água. O que faço de errado???
    Obrigado.

    1. Segundo a minha parca experiência, para que a mousse não fique liquida em baixo, nunca se deve confeccioná-la com ovos que já tenham ido ao frigorífico. Deve-se sim usar sempre ovos frescos que nunca tenham sido refrigerados, bater bem as claras, mas não demasiado. Se assim o fizer, vai ver que a sua mousse não vai liquidificar.

  13. e truques para derreter o chocolate em banho maria? sou estreante em culinária…e aconteceram-me esses dois problemas: água em baixo e claras separadas do chocolate (ficou tipo bifásico) devo ser mesmo trenguita! Que fiz de errado?

  14. Olá. Dúvida: depois de o chocolate derretido a mistura das gemas e depois das claras é feita fora do lume ou ao lume?
    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *