Galette de Morango e Ruibarbo

Assim que dei com os olhos no ruibarbo, peguei numa embalagem e trouxe-a comigo. Tinha encontrado um ingrediente difícil e não ia perder a oportunidade de o cozinhar. Claro que para lhe fazer companhia trouxe uns morangos. Sei que os dois são quase inseparáveis e assim ficaram também na minha cozinha.

Os ingleses usam muito esta combinação de sabores em tartes, crumbles ou compotas que usam para misturar com iogurte, natas ou como molho de gelados. Acabei por me decidir a fazer uma simples galette e a utilizar uma preparação muito simples. A acidez do ruibarbo foi algo que me agradou bastante e acho que fica realmente muito bem com os morangos.

Deixo a receita para quem conseguir encontrar ruibarbo à venda por aí (Já agora eu comprei no Supercor)!

Ingredientes:

1 placa de massa quebrada pronta a usar

400g de morangos

400g de ruibarbo

sumo e raspa de 1 laranja

200g de açúcar

Preparação:

Lave os morangos e o ruibarbo e corte-os em pedaços pequenos. Numa taça misture a fruta com o açúcar, a raspa e o sumo da laranja e deixe macerar alguns minutos.

Entretanto estenda a massa quebrada num tabuleiro forrado com papel vegetal. Escorra o líquido que se formou na fruta e coloque-a ao centro da massa virando depois as pontas grosseiramente para dentro para formar a galette. Polvilhe a massa com um pouco de açúcar e leve ao forno previamente aquecido (180ºC) ´cerca de 40 minutos até a massa estar cozida.

Sirva a gelette com um pouco de iogurte grego batido com açúcar em pó ou com uma bola de gelado.

Bom Apetite!

22 respostas

  1. eu sou uma sortuda, consegui criar ruibarbo na horta e por esta altura está coberto com vasos para não entrar muita luz e dar aqueles talos de uma cor que é difícil identificar: rosado/avermelhado :))

  2. Ruibarbo é mais tipico aqui da Irlanda do que da Inglaterra, se não estou em erro. Provei pla primeira vez exactamente num crumble com custard! Uma delicia. Aqui obviamente que é muito fácil de encontrar, fresco ou mesmo congelado o que é óptimo para fazer gelados.
    Bjinhos.

  3. Uma bela oportunidade para divulgar os maravilhosos mercadinhos e mercados biológicos: Príncipe Real em Lisboa, Algés, Oeiras, Cascais, etc, etc. E as mercearias biológicas: em Lisboa BRIO com várias lojas, MIOSÓTIS com duas lojas, CELEIRO com alguns produtos frescos nas suas muitas lojas, etc, etc. Óptimo para a saúde da terra e do nosso corpo! Mas ruibarbo ainda não aparece muito, é de facto tradição anglo-saxónica…

  4. Que boa! Já fiz uma galette de ruibarbo mas com maçã e adorei. Este ano plantei ruibarbo, vamos lá ver se colho frutos para poder experimentar esta tua receita 🙂
    Um beijinho.

  5. Ando ansiosa por pôr a mão no ruibarbo…. Há uns tempos comprei uma compota inglesa de ruibarbo com gengibre que me fez ter ainda mais vontade de cozinhar com esse ingrediente.
    Babette

  6. Nunca cozinhei ruibarbo. Tenho curiosidade em exprimentar pois tenho várias receitas è espera…
    Esta galette tem um ar delicioso…
    Bom fim de semana

  7. O meu problema tem mais a ver com a massa quebrada… Em cabo verde n há nem congelada, nem pronta a usar…. Que tal um back to basics???

  8. Catarina,

    Se fizer uma pesquisa no blogue vai descobrir várias receitas de massa quebrada ou areada que poderá utilizar para preparar esta galete, em vez de utilizar a massa de compra.

    Espero ter ajudado. Um beijinho,

    Joana

  9. Ah ! Vou brevemente experimentar esta Galette de Morango e Ruibarbo que me parece deliciosa !
    De "crescer água na boca" mesmo antes de comer !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *