Bolo de Banana e Queijo Creme

Fazer bolos tem, para mim, algo mágico quase terapeutico. Posso estar triste, aborrecida ou simplesmente amuada, que o simples facto de ir para a cozinha e “bater” um bolo muda-me logo o humor. Gosto do escolher da receita, pesar os ingrediente e misturá-los calmamente. Posso dizer que fico logo relaxada. E enquanto o bolo está no forno gosto de fazer um chá enquanto espero para assim, logo que o bolo fique pronto, poder comer uma fatia dele ainda morno acompanhado de uma chávena de chá. Um dos meus “guilty pleasures”.

Ingredientes:

3 ovos

120g de açúcar

110g de manteiga

sal fino q.b.

150g de farinho

1 colher de chá de fermento em pó

160g de banana

100g de queijo  creme para barrar

Preparação:

Unte uma forma de bolo e polvilhe-a com farinha.

Entretanto bata o açúcar com a manteiga e o sal.Junte os ovos e a farinha peneirada com o fermento, mexendo sempre com a colher de pau.Noutro recipiente envolva as bananas bem esmagadas com o queijo. Adicione este preparado ao creme anterior. Deite a massa na forma e leve o bolo a cozer em forno médio (180ºC) coberto com uma folha de papel vegetal, durante 15 minutos. Reduza a temperatura do forno (160ºC) e prolongue o tempo da cozedura por mais 40 minutos.

Sirva morno com uma chávena de chá.

Bom Apetite!

27 respostas

  1. Estou curiosa em relação a este bolo de banana e queijo creme, adivinho-lhe uma textura macia mas densa… a experimentar (à bananas para gastar lá em casa!)

  2. Combinação de ingrediente invulgar em bolo mas a imaginar-se deliciosa, deve ficar um pouco mais pesado mas igualmente úmido e macio.
    Beijo,
    Vânia

  3. Tem graça. Ontem mesmo também fiz um bolo de banana (pão de banana da Mafalda Pinto leite) porque estava um pouco chateada e serviu-me de descontração. Bolos quentinhos acabados de fazer, para mim, são quase terapêuticos!!!

  4. Adorei o post – pude sentir a atmosfera reconfortante que se cria ao bater um bolinho. E essa combinação de sabores me parece das mais felizes. Receita anotada!

    Beijos!

  5. 'Fato' continua a ser fato; vou comprar um fato; vou buscar o meu fato…

    'Facto' continua a ser facto; o simples facto de..

    O 'c' não é mudo, logo continua-se a escrever normalmente. Atenção a estes erros..

  6. Sem dúvida que há algo mágico e calmante em fazer um bolo. Esperar que ele esteja pronto e saborear a primeira fatia ainda morna. É tão simples mas tão reconfortante. O teu bolinho deve ficar muito bom, com essa combinação de banana e queijo creme. Estou curiosa quanto à textura. Beijinho

  7. Anónimo e Filipe,

    Sim, foi um engano a escrever a palavra.(Mas não estava a tentar escrever de acordo com o novo acordo…) Foi um erro, uma letra importante que escapou. Obrigada pela chamada de atenção.

  8. Não faz mal 😉 isto ninguém leva a mal, mas de (facto) é importante a chamada de atenção… aos poucos vamos aprendendo…
    Já agora, sou fã incondicional do seu blogue.

  9. Boa tarde! Adoro bolos com fruta (acabei de fazer este http://paracozinhar.blogspot.com/2008/10/queques-rpidos-de-ma-e-canela.html e ficou fantástico em versão bolo). No entanto nunca me lembro que preciso de uma balança e acabo por fazer tudo mais ou menos a olho ou por fazer receitas como essa dos queques em que as quantidades não são muito exactas.

    Queria perguntar se há alguma espécie de equivalências por onde eu me possa ir guiando, tipo uma chávena equivale a x gramas de açúcar e a x de farinha…

    Beijinhos e muito obrigada!

  10. Mars:

    Provavelmente há desse tipo de tabelas de equivalências. Conheço quase de cor as medidas de equivalÊncias para líquidos (1 colher de sopa 15ml, 1 cup (chávena) 250ml…) Agora quantas gr tem uma chávena de farinha ou uma de açúcar, não lhe sei responder. Faça uma pesquisa pelo google que certamente encontrará essas equivalÊncias.

    Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *