“Rabanada” com Mel e Canela

“Que bem que se está no campo!”, foi o mote deste fim de semana. Sair da cidade e respirar os ares da serra. Calçar as botas do avô e ir apanhar marmelos arranhando os braços nos galhos secos. Escolher as abóboras que quero transformar em compota, mas ter de pedir companhia à mana com a desculpa de não conseguir carregar a abóbora sozinha, quando na verdade não quero estar sozinha no meio da horta e das ervas porque tenho “medo dos bichos”. Tentar arrancar beterrabas mas ficar com a rama na mão. Lavar as hortaliças na mangueira do quintal e molhar as calças porque afinal a mangueira está rota. Estar ao ar livre a cortar abóbora para a trazer para casa já em saquinhos e ter como música de fundo os badalos das ovelhas que estão a regressar dos pastos. Ir ao bailarico da aldeia e aprender uma coreografia para dançar o “Ritmo do Amor” do Emanuel. Ir à missa campal e à procissão e termos casa cheia e mesa farta para o almoço. Estar com a familia e com amigos que são família. Foi assim o fim de semana que começou com um pequeno almoço de “rabanadas” na varanda.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 fatias de pão rústico (tipo cacete)

100ml de leite

1 ovo

2 colheres de sopa de óleo

mel q.b.

canela em pó q.b.

Preparação:

Bata o ovo e coloque numa tigela. Noutra tigela coloque o leite. Leve ao lume uma frigideira anti-aderente com o óleo e deixe aquecer.

Passe as fatias de pão pelo leite e depois pelo ovo batido e leve-as a fritar no óleo, de ambos os lados, até ficarem douradas. Deixe escorrer sobre papel absorvente.

Antes de servir regue as  “rabanadas” com mel e polvilhe com canela em pó.

Bom Apetite!

14 respostas

  1. É tão bom respirar outro "ar" e tentarmos esquecer das preocupações que existem.
    Este fim de semana também fui buscar o meu pequenito que estava em casa dos avós, e sinceramente soube-me tão bem estar lá, longe disto tudo e descansar.

    Boa semana e bjinhos grandes,

    Sofia Apóstolo

  2. Hummm…. que cheirinho a Natal anda neste blog, adoro rabanadas, a cada vez que como uma tenho uma lembrança e nostalgia difrente amo rabanadas.

    Ficaram lindas e gulosinhas

  3. Gostei muito do vosso pequeno almoço, vou levar a ideia 🙂
    O campo tem uma qualidade de vida essencial e única…De certeza que foi um óptimo fds.
    Bjs

  4. … que belo fim de semana… acredito que foi maravilhoso… apesa dos "bichinhos"…
    Adoro rabanadas! Mas… nunca deitei mel… deve ser muito bom.
    Vou experimentar!

    Uma boa semana e boas receitas
    Bj

    Maria Fernanda

  5. Cá em casa também adoramos rabanadas. O problema é serem fritas. Gostaria de pedir à Vânia ou a qualquer outro amigo deste blog que me indique se por acaso as rabanadas dão para fazer no forno! Caso alguém tenha alguma experiência de as fazer sem serem fritas, agradeço a partilha.
    Beijinhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *