Doce de Maçã e Especiarias

A minha sogra trouxe-me no outro dia um saco cheio de maçãs. E foi-me logo dizendo que eram pequeninas, e estavam cheias de bicho, mas que as tinha aproveitado para fazer doce e até me trouxe um frasquinho para eu provar.

Resolvi fazer o mesmo. Agora, também há por aqui doce de maçã a fazer companhia ao doce de pêssego e baunilha. E, aos poucos, vão-se compondo os cabazes de natal….

Ingredientes para cerca de 4 frascos de 200ml:

1kg de maçã limpa cortada em pedaços

750g de açúcar

1 pau de canela

2 cravinhos

1 estrela de anis pequena

sumo e casca de 1/2 limão

Preparação:

Num tacho coloque as maçãs e junte o açúcar, as especiarias, a casca e o sumo de limão. Leve ao lume, e assim que começar a ferver reduza-o para o mínimo e deixe cozinhar muito lentamente durante cerca de 1 hora. Ao fim desse tempo retire as especiarias e passe o doce com a varinha mágica.

Leve novamente a lume brando até o doce atingir o ponto de estrada (que é quando depois de colocar um pouco de doce num prato e lhe passar o dedo, se formar uma estrada!).

Retire o doce do lume coloque -o, ainda quente, em frascos esterilizados. Feche os frascos e coloque-os de cabeça para baixo – isto ajuda a criar um vacuo natural e a ajuda a conservar o doce mais tempo.

Bom Apetite!

12 respostas

  1. ao menos sempre se aproveitaram as maças e claro ficaste com um belo docinho:-)
    ja o imagino em recheio de tartes:-)
    beijinhos

  2. Ena, já a pensares no Natal. Isso é que eu devia fazer também, até porque tenho imensassss pêras.
    E depois docinho é tão versátil, com requeijão ou queijo fresco como entrada, com tostas como sobremesa, no pão em torradas, etc.

  3. Mais uma receita de doce (aliás, tenho copiado quase tudo daqui!) para fazer a pensar nas ofertas natalícias (e ñ só) 🙂

  4. Oi podes ensinar-me a fazer essas etiquetas destes frascos é que eu queria dar de presente uns frascos com doce e queria por etiquetas e não consigo ou então mandavas.me uma amostra para mim e eu modifico as letras desculpa o pedido
    xinhos
    s.miranda@iol.pt

  5. Que tipo de maçãs é que devem ser utilizadas?
    Como existem muitas por ai, e cada uma com o seu gosto e acidez, não queria fazer um doce que depois não desse certo, porque deveria ter usado outro tipo de maçã.
    Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *