Lombinhos de Peixe com Molho de Tomate, Alecrim e Azeitonas

Quando eu era miúda, em casa dos meus pais, o almoço de segunda-feira ao almoço era quase sempre pescada cozida- Era portanto dia de grande “frete” pois nunca gostei de peixe cozido. Quando era possível fazia tudo para almoçar na escola em vez de o fazer em casa! Hoje, segunda feira, trago também uma receita de pescada, em forma de lombinhos e muito mais saborosa, pelo menos para mim.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 lombinhos de pescada (ou outro peixe branco)

2 tomates grandes bem maduros ou uma lata pequena de tomate pelado

1 cebola pequena

1 dente de alho

75ml de vinho branco

1 raminho de alecrim

12 azeitonas pretas descaroçadas

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

Preparação:

Leve um tacho ao lume com cerca de 1 colher de sopa de azeite e refogue a cebola e o dente de alho previamente picado. Acrescente o tomate partido em pedacinhos, o vinho branco, o alecrim e tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar tapado e em lume brando durante 5 minutos e acrescente os lombinhos de pescada e as azeitonas. Deixe cozinhar mais uns minutos até o peixe estar cozinhado e o molho apurado.

Sirva os lombinhos com arroz branco e legumes cozidos ou uma salada verde.

Bom Apetite!

16 respostas

  1. Olá,
    Está com óptimo aspecto, como sempre! Eu tb não aprecio pescada cozida 🙂
    Adorei vê-la no showcooking do Porto Come. Parabéns! Espero vê-la por cá mais vezes.
    Bjs.

  2. Olá,
    gostei mt da receita, até pq andava à procura de algo q não fosse mt complicado, q fosse bom, e q tb não fosse apenas "pescada cozida". Uma espécie de meio-termo, e foi o q encontrei com a sua receita!
    Agora, uma dúvida (desculpem, sei q pode parecer mt básico, mas dizem q só s é ignorante, até perguntar): se eu tiver pescada congelada, o melhor é descongelar primeiro, ou posso colocar os lombinhos congelados no refogado?

    Muito obrigada!
    Felicidades**

  3. ola.
    sei que não tem a ver com o tema.
    mas não podia deixar de lhe dizer que pela primeira vez consegui fazer um bolo e me saiu bem e tudo graças à autora fantástica que escreveu um livro espectacular, que por sinal recomendo a toda a gente.abençoado dia que estava atenta ao ecrã quando passou na TVI.
    muito obrigada…

  4. Boa tarde, eu também experimentei esta receita, mas fiz com solha, ficou uma delicia. É uma receita fácil, rápida, e barata!!!
    Muitos parabéns
    Lucía

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *