Tarte de Maçã à Americana

Esta tarte foi a nossa sobremesa no jantar com o F e a AM. Há muito que andava para experimentar esta versão e, visto que o meu amigo F. gosta muito de tarte de maçã achei que era a melhor altura para a fazer. Ou talvez não… Todos gostámos, mas o F. não ficou fã. Não que a tarte não estivesse boa, mas porque cometi dois pequenos erros (do ponto de vista deste meu amigo): servia-a morna e coloquei canela no recheio de maçã. Claro que o facto de ter repetido o bife wellington, não contribuiu nada para já não ter barriga para a sobremesa…

Amanhã é dia do ultimo workshop nas Amoreiras, às 17h na escadaria central. E no domingo, dia 29, é dia de ir finalmente ao Porto. Às 11h30 na “Praça das Esperiências” do porto.come (saibam mais aqui), e às 15h na Feira do Livro do Porto no stand A22. Apareçam!!

Ingredientes:

Massa

400g de farinha

200g de manteiga

5 colheres de sopa de água gelada

50g de açúcar

1 pitada de sal

2 ovos

Recheio

6 maçãs

150g de açúcar

4 colheres de sopa de farinha de trigo

raspas e sumo  de 1/2 limão

2 colheres de chá de canela em pó

1 gema para pincelar

Preparação:

Misture a farinha, o açúcar e o sal e adicione a manteiga pratida em pedacinhos e a água fria. Misture com as mãos até obter uma massa esfarelada. Junte os ovos batidos e misture bem até obter uma massa homogénea. Se achar mais simples pode misturar a massa no robot de cozinha ou com a ajuda de uma batedeira. A massa deverá ser um pouco mole. Embrulhe-a em película aderente e coloque no frigorífico durante 30 minutos no mínimo.

Para o recheio descasque as maças e retire-lhes o centro. Corte-as depois em fatias finas e misture a canela, o açúcar, a farinha de trigo (que serve para absorver o líquido libertado pelas maçãs ao cozerem), as raspas e sumo de limão. Envolva tudo bem e reserve.

Retire a massa do frigorífico e divida-a em dois.Estique cada um dos pedaços formando 2 discos, sendo que um deles ligeiramente maior para formar a parte debaixo da tarte.

Utilize um pirex fundo e redondo com cerca de 25cm de diametro. Unte-o com um pouco de manteiga e forre-o com o disco de massa maior. Sobre a massa coloque o recheio de maçã e cubra com o outro disco de massa unindo bem as duas massas apertando com os dedos. Pincele depois a superfície com a gema batida e leve a assar no forno (180ºC) previamente aquecido, durante cerca de 45 minutos.

Sirva morna ou fria, simples ou com gelado de nata.

Bom Apetite!

22 respostas

  1. Eu já experimentei fazer essa tarte e gostei imenso, e também a servi morna, agora no Verão pode-se servir também com uma bolinha de gelado.
    Beijinhos

  2. Finalmente no Porto, de certeza que vai ter um grande grupo de fãs … :)A tarte está com aspecto delicioso. Como sempre parabéns

  3. Que bom que vai ao Porto, mal vi quando ia estar na feira do livro, telefonei a minha mãe para ver se ela pode ir lá amanhã, para me comprar o livro e pedir um autografo 🙂 já que eu moro longe, espero que ela me faça esse favorzinho :-)))))

    beijinhos

  4. EU FUI!:D
    Recebi uma dedicatória "Feita em Casa" e tive oportunidade de provar umas coisitas deliciosas! e DIGO-VOS, não é só de aspeto… é Mesmo muito boa A "cozinha" de Joana Roque! 😀

    Estava Tudo delicioso!

    Adorei conhece-la!
    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *