Massa Meada com Legumes e Novilho

Que fazer com o resto de uma carne de vaca cozida, que sobrou de um delicioso cozido à portuguesa? Congelar no caldo da cozedura é sempre uma boa solução, mas desta vez acabei por lhe encontrar outra solução. Curiosamente, este é um dos pratos de que menos gosto, a par com pescada cozida. Lembro-me de chegar para almoçar ou jantar e, ao ver isto na mesa, de começar logo a tentar inventar desculpas para não comer. Felizmente os meus pais nunca foram nessas desculpas, e sempre existiram aquelas maravilhosas regras de, “não comes agora, já sabes o que te espera quando tiveres fome”, ou “não sais da mesa sem comeres o que está no prato”.

Dito isto vá-se lá perceber porque me terei lembrado de cozinhar tal coisa. No entanto comi, sem choro, baba ou ranho e devo confessar que até me soube bastante bem.

Ingredientes para 2 pessoas:

250g de carne de novilho cozida

150g de massa meada

1 cebola pequena

1 folha de louro

1 cenoura

1 chávena de ervilhas

piri-piri (opcional)

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

vinho branco q.b.

Preparação:

Descasque a cebola e pique-a finamente, levando-a a refogar num pouco de azeite. Acrescente a folha de louro, o piri-piri e um golinho de vinho branco e acrescente a carne partida em cubos deixando cozinhar uns minutos.

Entretanto descasque a cenoura e corte-a em cubinhos, acrescentando ao refogado de carne, assim como as ervilhas. Acrescente água a ferver (cerca de 350ml) e tempere de sal e pimenta.

Junte depois a massa e deixe cozinhar cerca de 20 minutos. Se achar que a massa está a ficar muito seca, vá acrescentando um pouco de água a ferver até ficar com a quantidade de´molho desejada.

Sirva de imediato.

Bom Apetite!

14 respostas

  1. Realmente é fantástico, como as comidas que não gostavamos em pequenos, agora nos sabem tão bem, e até comemos com aquela nostalgia do passado.
    Receita fantástica.

  2. Essas frases tb estiveram presentes na minha mesa em criança…e hoje tb as digo…
    E a verdade é que coisas que nos recusavamos a comer hoje comemos e nem refilamos!!Sempre serve de alguma coisa as repreensões!!

    Bjinho
    Rita

  3. Bem parece delicioso e é de facto uma comidinha da minha infância! E cá em casa a regra mantem-se: 'não sais da mesa enquanto tiveres comida no prato!' (excepto quando eu sei que não gostam mesmo de algo…)

  4. Tem piada 🙂
    É este prato, o meu jantar de hoje…(mas sem a carne do cozido e sim, a descongelar há um bom bocado…)

    Óptimas receitas. Já sei onde vir "roubar" umas ideias de vez em quando!! 😉

  5. Eu por acaso sempre adorei estes pratinhos! São tão bons! E o melhor é que se fazem rápido!! 🙂
    Ficou excelente o teu!
    Beijinhos doces.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *