Pudim do Copo

Eu não sou uma pessoa de pudins. Gosto mais de fazer bolos, bolachas e biscoitos e outras sobremesas. Os pudins passam sempre para segundo plano e é raro terem lugar na minha cozinha.

Mas desta vez foi diferente. O pouco tempo dispinível que tive para preparar o ultimo jantar “Sábado a 6” levou-me a preparar um pudim. Utilizei a receita mais simples (e infalível) que conheço. E ficou mesmo muito bom!

Ingredientes:

1 copo (300ml) de ovos – (cerca de 6 ovo)

1 copo (300ml) de leite

1 copo (300ml) de açúcar

caramelo líquido para barra a forma

Preparação:

Bata os ovos com o açúcar e o leite.

Barre uma forma com o caramelo líquido (pode ser uma forma convencional de pudim ou mesmo uma forma tipo bolo inglês), e verta o preparado anterior para dentro da forma, fechando com a tampa própria ou com papel de alumínio.

Leve a cozinhar em banho maria, em forno quente (180ºC) cerca de 40 minutos ou até o pudim estar cozido. Para o banho maria basta colocar um tabuleiro cheio de água quente no forno e dentro deste tabuleiro colocar a forma com o pudim a cozinhar.

Depois de cozido coloque o pudim no frigorífico, pelo menos durante 12 horas, até finalmente o desenformar. (Se desenformar o pudim sem este estar suficientemente firme e frio ele acabará por se desmanchar).

Bom Apetite!

38 respostas

  1. Olá
    Ficou óptimo.
    Eu também costumo fazer esta receita de pudim só que em vez da medida ser um copo é uma chávena.
    É uma delícia…
    Beijinhos
    Belinha

  2. Esse pudim tem um especial significado para mim porque é o pudim que a minha faz desde os meus tempos d einfãncia e para mim é o pudim perfeito. A minha mãe acrescenta-lhe raspas de 1 laranja e por vezes 1 cálice de vinho do Porto e fica muito muito bom.
    Beijinhos

  3. O pudim ficou fantástico. E realmente concordo consigo. É a receita mais pratica e infalível que eu conheço. Esta receita e uma das memorias culinárias da minha mãe que me acompanha!

  4. Penso que essa será das mais velhinhas receitas de pudim. E eu adoro esse pudim. Mas spu um pouco como tu, faço muito poucas vezes.
    Apresentação excelente, aliás como sempre.

  5. Engraçado, nunca fiz nenhum pudim! Tenho aquela ideia que são difíceis de fazer e que muitas vezes saem mal, não foi definitivamente o caso deste!

  6. Ainda ninguém referiu, mas cá em casa,o pudim do copo é cozido na panela de pressão durante 20 m com um pouco de água na mesma. E até parece que a Colher de Pau, minha filha, se esqueceu que fica mto. mais económico feito desta maneira e é mais rápida a sua cozedura! O que em tempos de economia é um dado a ter em conta. Também ponho sempre raspa de citrinos e um gole de vinho do Porto, o que lhe dá um gostinho mais saboroso…

    Bjnhos Mãe
    Bjnhos Mãe

    1. Isso mesmo na panela de pressão é muito mais rápido. Eu junto também raspas de limão e 1 cálice de vinho do porto. Fica muito bom mesmo.

  7. Olá Colher de Pau,
    Cá em casa este pudim é o pudim de eleição há muitos anos.
    Leva poucos ingredientes (3), é fácil (basta misturar tudo) e rápido (untar uma forma de pudim com caramelo deitar a mistura, por a tampa e por dentro da panela de pressão com um pouco de água… 20mn depois está pronto).
    Tentar fazer fazer um pudim mais rápido que isto…. é dificil…
    Bjs
    Teresa C.

  8. Tem um óptimo aspecto, devia estar delicioso, também gosto de fazer esse pudim e muitas das vezes acrescento-lhe gila, fica uma maravilha.

    Beijinho

  9. Aqui em casa gostamos muito de pudim … este parece simples e muito fácil.
    A guardar no caderninho de receitas
    Beijinhos carolina e margarida

  10. Olá,
    É o comum pudim de ovos, que na minha opinião satisfaz praticamente toda a gente num almoço ou jantar, já outras sobremesas uns torcem o nariz outros amam.

    Vi no outro dia o teu post do teu outro blogue sobre orçamentos familiares e tal como tu sigo as mesmas regras. Já divulguei na minha "Cozinha Sem Tabus" várias dicas anti-crise. Cada vez mais acho que a economia familiar deveria ser ensinada logo às crianças desde pequenas.

    Muita gente perdeu a noção do "esperar" e compram primeiro antes de ter o dinheiro. As crianças parece que hoje em dia nascem num mundo onde se lhes damos 10 elas já estão a pedir 100.

    Ainda tenho o teu bolo de Natal (aquele que leva whisky) para fazer.

    Um abraço.

  11. Fiz este pudim e ficou uma pequena maravilha! Cozi na panela de pressão em banho maria numa forma tapada…. É um verdadeiro manjar dos deuses!
    Parabéns!
    Bjs
    Marta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *