Rolinhos de Carne e Emmental

Mais uma receita que serviu para ajudar a desocupar o frigorífico. Um resto de carne, meio pacote de queijo ralado, umas poucas folhas de massa filo sem destino aparente.

O habitual jantar de domingo no sofá, em frente à televisão (!) foi a ocasião perfeita para dar uso a tais ingredientes e criar estes rolinhos saborosos.

No que toca a usar os restos do frigorífico é sempre, e apenas, uma questão de imaginação!

Ingredientes para 8 rolinhos:

4 folhas de massa filo

250g de restos de carne cozinhada (usei carne de porco)

1 cebola pequena

azeite q.b.

100g de queijo emmental

sal e pimenta q.b.

Preparação:

Pique a cebola e leve-a a refogar com um fio de azeite. Entretanto pique a carne e junte-a à cebola deixando envolver bem. Rectifique de sal e pimenta e deixe cozinhar uns minutos. Retire e deixe arrefecer.

Entretanto corte as folhas de massa filo ao meio, de modo a ficar com dois rectangulos mais pequenos, e perfazendo 8 folhas de massa.

Na ponta de cada folha coloque uma porção do recheio decarne e um pouco de queijo emmental ralado. Dobre as laterais da massa para dentro e enrole a massa cuidadosamente até ao fim da folha, pincelando com um pouco de água para prender. Repita até esgotar os ingredientes.

Coloque os rolinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com um pouco de manteiga e leve a forno quente (180ºC) durante 20 minutos ou até a massa estar dourada e estaladiça.

Sirva como entrada ou como prato principal com uma salada verde e arroz.

Bom Apetite!

16 respostas

  1. Uma boa invenção. E ás vezes ficamos tao apaixonados pelas invenções que passam a pratos principais…

    Bjokas,

    Rita

  2. Estes rolinhos ficaram fantásticos e ao que vejo deliciosos, parabéns. Uma optima forma de desocupar o figorifico e ocupar os nossos olhos com essas fotos magnificas. Beijinhos e uma optima semana!!

  3. Mais uma ideia excelente pela economia e pelo sabor. As suas ideias têm sido uma inspiração. Parabéns!!

    E já agora mais uma coisinha. Gosto imenso dos seus blog (deste e do “economia cá de casa”) e passo por cá (e por lá)regularmente.
    Entretanto, inspirada por este mundo tão interessante, em Novembro passado também criei o meu blog mas, por timidez, não tenho tido à vontade para me impôr aos vossos blogs já tão reconhecidos.
    Tenho reparado, no entanto, que é normal pedir que nos visitem e como penso que nisto o importante é a partilha, tenho estado a apresentar-me nalguns dos bogs que habitualmente visito, por isso gostaria de convidá-la a visitar o meu humilde estaminé: http://www.pipocasgourmet.blogspot.com/
    Espero estar à altura da visita!!!
    Beijinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *