Biscoitinhos de Cacau

Foram dezenas as fornadas de biscoitos, bolachas e de “baking goods” que se fizeram aqui por casa durante a época natalícia. A maior parte com receitas que já foram feitas muitas e muitas vezes, e que são do agrado de todos. No entanto, há sempre vontade de nestas alturas experimentar receitas novas.

O principal obstáculo a novas receitas é a escolha, que é também uma das principais desvantagens de se terem muitos livros de culinária. Dentro dos livros existem verdadeiros tesouros gastronómicos, que permanecem escondidos dentro das páginas fechadas, guardados em fila junto de tantos outros.

De vez em quando pego num livro mais esquecido e folheio-o. E muitas vezes é como se o estivesse a vêr pela primeira vez. (Re)Descubro receitas, marco páginas e preparo coisas novas. Como estes biscoitinhos, fáceis e deliciosos, que estavam escondidos entre tantas outras receitas.

Foram amor à primeira vista para mim e para a minha sobrinha M., que veio cá a casa preparar bolachas para oferecer aos tios!

Ingredientes para 35 bolachinhas:

(in “How to be a domestic Goddess” – Nigella Lawson – pág. 204)

(chávena usada com 240ml de capacidade)

2 chávena de farinha com fermento

2 colheres de sopa de cacau em pó

125g de manteiga amolecida

7 colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Bata o açúcar com a manteiga até ficar uma mistura pálida e macia. Peneire depois a farinha com o cacau e junte-as à mistura de manteiga misturando bem, até formar uma massa rija.

Faça pequena bolas do tamanho de nozes e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, distanciadas entre si. Com um garfo pressione as bolinhas de modo a ficarem com as marcas dos dentes e ligeiramente achatadas.

Leve-as ao forno previamente aquecido a 200ºC durante 5 minutos. Ao fim desse tempo reduza a temperatura do forno para 180ºC e deixe cozinhar mais 10 a 15 minutos. (Não deixe os biscoitinhos muito tempo no forno, uma vez que se tornam mais duros depois de frios).

Retire e deixe arrefecer. Guarde numa lata ou caixa hermética até servir.

Bom Apetite!

24 respostas

  1. Olá a todos os que vão ler este comentário neste blogue ou noutro muito bom como este. Pois é, estou encantado com todos estes posts bem feitos, quase que desenhados. Pois, eu gostava de fazer igual, mas não consigo. O meu dilema agora é cozinhar… A vida é dura e obrigou-me a morar sozinho, e a cozinha não é de todo o meu local favorito. Mas estou a tentar conhecê-la, mas as aventuras têm sido imensas. Fiz um blog humilde para colocá-las em forma de crónica pouco extensas. Gostava muito que todos vocês o visitassem e se possível o seguissem. É que tentar cozinhar e depois não ser ajudado, é algo muita mau.
    Cumprimentos a todos!

    http://tenhosalfaltamecolher.blogspot.com/

  2. Nem de propósito. Este fim de semana estava a pensar que tinha de fazer uns biscoitos para abastecer a despensa e venho cá e voilá, uma receitinha super fácil.
    Obrigada

  3. Já está! 😀 Experimentei e ficaram maravilhosas.. Tanto, que com a aprovação da familia toda, já desapareceram 🙂 Optimas com um chá branco! Obrigada!!

  4. Ja experimentei e são uma delicia!Aprovado!
    parabéns pelo blog e pelas fotos que aqui coloca que deliciam os olhos de quem a visita.

  5. Boa tarde! Habitualmente sigo o seu blog, e antes de mais quero dar-lhe os parabéns. Já fiz várias receitas suas com sucesso, acho imperdíveis as suas sugestões para prendas de Natal. Deixe-me colocar-lhe uma dúvida nesta receita de biscoitos de cacau…são só mesmo estes ingredientes? Não leva ovo, nem nada? É que eu tentei fazer assim e antes de juntar um ovo não conseguia agregar a massa…
    Obrigada!

  6. Experimentei hoje e adorei mesmo 🙂 simples, rápida e deliciosa!

    Acrescentei ainda uma colher de café instantâneo e ficou óptimo mesmo!

    Muito obrigada e parabéns pela receita.

  7. Estas bolachas foram feitas para fugir às areias. Ficaram aprovadissimas, são deliciosas e fazem lembrar as bolachinhas da infância! Obrigada

    1. Sílvia,

      Também os voltei a fazer este ano para incluir em alguns cabazes de natal.
      São realmente muito bons e muito simples de fazer.
      Um beijinho,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *