Leite-Creme Rápido

Deve haver tantas receitas de leite-creme, como de bacalhau com natas, ou seja, cada pessoa tem a sua maneira de fazer, ou a sua receita de família infalível.

Este é um outro método de preparar leite-creme, muito simplificado, sem problemas de talhar gemas, de deixar entornar o leite que se colocou a ferver e outras peripécias tais. Basta misturar todos os ingredientes a frio e depois levar ao lume. Mais simples era impossível. Uma receita de leite-creme para todos!

Ingredientes:

1litro de leite meio-gordo

6 gemas

150g de açúcar

50g de Maisena (amido de milho)

1 pau de canela

casca de limão

Preparação:

Numa tacho coloque a maisena e um pouco de leite frio. Misture até dissolver bem a maisena, juntando depois o restante leite, o açúcar e as gemas. Misture bem e junte o pau de canela e a casca de limão.

Coloque depois o tacho em lume brando e deixe cozinhar, mexendo, até a msitura engrossar.

Retire do lume e coloque em tacinhas individuais ou numa travessa e deixe arrefecer,

Antes de servir, polvilhe com açúcar e queime com um maçarico de cozinha ou com um ferro próprio, de modo a formar uma crosta de açúcar que depois se parte com a ponta da colher.

Bom Apetite!

21 respostas

  1. Adoro coisas rápidas e fáceis!!! O meu leite creme também costumo fazer assim, tudo de uma vez, sendo que os ingredientes também é mais ou menos isso.
    Agora também faço uma receita de arroz doce assim: juntar tudo e levar ao lume! É com leite condensado, que se adiciona quando o arroz já estiver cozido e… voilà!!!
    Bom fim-de-semana :)))

  2. Olá,

    Tb utilizo essa receita.
    Podes dar-me uma dica de como se deve lavar o queimador eléctrico (o meu está uma desgraça e não sai o açucar queimado!).

    Patrícia

    1. bom dia

      eu não lavo o meu queimador, quando for queimar leite creme certifique-se de que o queimador esta muito quente (em brasa) e se no final ficar açúcar colado deixe o queimador ligado que ele acaba por queimar o resto, depois e só passar com um pano húmido e guardar 🙂

  3. Ora aqui está uma prova de que por vezes complicamos tudo. Este leite-creme está com um aspecto maravilhoso. Anotada, realmente mais fácil era impossível.

  4. Também é assim que faço. e para ficar tudo bem homogeneo bato com a varinha mágica e dps junto uma casca de limao enquanto está ao lume.

  5. Uma amiga minha deu-me uma receita muito parecida com esta mas ainda mais rápida: no copo da varinha-mágica, deitar 6 colheres de sopa de açúcar, 4 gemas, 1/2l de leite, e uma colher e meia de sopa de maizena. Misturar tudo muito bem com a varinha e levar ao lume com um pau de canela (e uma casca de limão, eventualmente). A receita até é de um recheio de uma tarte de nata, que se faz com massa folhada comprada e se leva ao forno, a 180º, por cerca de 50 ou 60 minutos. Muito bom!

  6. Cheguei a seu blog hoje em busca de uma receita de leite creme. Estive em Portugal em abril e ando pensando em reviver minhas maravilhosas experiências gastronômicas em casa. Gostei muito de tudo o que vi. Parabéns pelo blog.

    Cláudia Ramalho

  7. Antes demais quero lhe dar os parabéns por ter enriquecido a minha vida com os seus conhecimentos e por me identificar tanto consigo. Adorei esta receita,simples,fácil e nos tempos que correm,não é mt dispendiosa. Só lamento que ainda hajam pessoas que,a um prato cheio de comida o apelidem de «fútil»! aconselhava a lerem a revista Sábado e perceberem qual é a verdadeira realidade em que vivemos. bjinhos

  8. Adoro leite creme! Mas nunca consegui queimar no fim.. Fica sempre com um sabor estranho.. O que aconselha? Maçarico ou ferro?

    Obrigada! Gisela Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *