Bôla Rápida de Chouriço e Presunto e uma Oferta

Este blogue foi também um dos escolhidos pela Lusitana para fazer parte de “Os Melhores Blogues Portugueses de Culinária”, o que desde já agradeço. Todos nós gostamos de ver os nossos blogues reconhecidos por uma marca de prestígio no mercado nacional, e também de podermos experimentar alguns produtos em primeira mão e dar a nossa opinião acerca deles. Para já recebi um kit dos novos produtos da Espiga, com azeites e óleos alimentares e deixem-me que vos diga que já fiquei fã do óleo em spray, ideal para untar formas e para untar frigideiras antes de preparar, por exemplo, umas panquecas.

Resolvi também experimentar o óleo alimnetar (que tem a particularidade de ser apenas óleo de girassol e amndoim) e nada melhor do que o usar numa bola rápida que resultou muito bem!

Ingredientes para 1 bola pequena:

250g de farinha

150ml de leite

100ml de óleo (eu usei o novo óleo espiga)

2 ovos

1 colher de chá de fermento em pó

sal q.b.

75g de chourição

75g de presunto

50g de queijo mozarella ralado em fio

sementes de sésamo

Preparação:

Numa taça misture a farinha com o fermento, os ovos inteiros, o óleo, o leite e o sal. Mistura bem até obter uma massa lisa. (Atenção que a massa fica um pouco líquida – é mesmo assim!)

Unte uma forma quadrada de 30x30cm com o óleo em spray  (ou com margarina) e polvilhe com farinha.

Coloque metade da massa na forma e sobre esta disponha as rodelas de chourição, as fatias de presunto e o queijo ralado. Cubra com a restante massa e polvilhe-a com as sementes de sésamo.

Leve a forno previamente aquecido (180ºC) durante cerca de 30 minutos. Depois de pronta, deixe arrefecer e sirva cortada em quadrados.

Bom Apetite!

21 respostas

  1. Muitos Parabens!!! É mais do que merecido, pois é realmente um dos melhores (senão o melhor) blog de culinária que já encontrei. Apesar de não comentar muito, sou fã. Venho cá sempre espreitar as receitas.

    E esta bôla vou experimentá-la decididamente. As receitas que via eram sempre aquelas de amassar muito e deixar levedar, e afins. Para quem não tem muito tempo não é nada pratico.

    Bjos grandes

  2. olá!
    ontem fui ao hipermercado (Modelo) comprar o óleo em spray e, para além de não haver, ainda me disseram que nunca tinham ouvido falar de tal coisa 🙁

  3. Olá!
    Por favor,pode me dizer qual fermento se usa,é o químico de bolo ou biológico para pão?
    Desde já obrigada.
    Bom dia ótima semana.

  4. Olá, gosto imenso do seu blog e das suas receitas … mas gostava mais do visual anterior 🙂

    Obrigada por todas as boas e apetitosas sugestões.

  5. A bola deve ser óptima……….
    Mais uma para eu experimentar.
    Quanto ao untar as formas com spray já o faço a anos….aliás não uso outra coisa….
    Trago sempre de fora mas sei que já a cá.
    Talvez ou Porto ou Lisboa no Corte Inglês…..Continuem a mandar….
    Também se faz este tipo ou outras massas na BIMBY…. Espectacular maquina.

  6. Na minha opinião a distinção foi mais do que merecida. Este blogue é um exemplo de dedicação e talento. Publicar receitas diferentes todos os dias é admirável e merece reconhecimento.
    Muitos parabéns e continuação de boas receitas.

  7. Parabéns.

    Estou cheia de inveja. Até porque ando fartinha de procurar o óleo em spray (pois detesto untar). Alguém faz ideia onde posso comprar?

    Já o procurei no Continente e sem sucesso.

  8. Acabei de fazer (e comer) a bola. Tive de a fazer numa forma bastante mais pequena – 30 x 20 – porque não dava para espalhar a massa na forma indicada. De qualquer modo é excelente: é a primeira vez que fico satisfeita com uma bola rápida. Muitos parabéns!

  9. desde ja os emus parabens. foi uma bela inicitiva por parte da lusotania e que escolheu blogs que adoro.
    esta bola esta tao bonita
    tenhoq ue fazer que la em casa ia ser um grande lanche
    beijinhos

  10. Peço permissão para "copiar" a receita no meu blog "plurifacetada". Claro que a vou experimentar antes, mas já de si parece-me deliciosa e eu sou fã de quase tudo o que é salgadinhos! (não vou muito "à bola" com chamuças, nem outras iguarias demasiado condimentadas…).

  11. Estou super curiosa para experimentar os produtos Espiga mas tenho tido alguma dificuldade em encontrá-los (sem ser em grandes superficies que não frequento amiúde).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *