Febras com Queijo Amanteigado e Cebola

Se há coisa que compro sempre, porque são ideias para refeições do dia-a-dia, são febras de porco. Ou se fazem enroladas, ou grelhadas, ou uns panados em dias mais especiais pois os fritos fazem mal.

E andavam umas febras esquecidas propositadamente no congelador, à espera de um dia de inspiração culinária para ver se lhes dava uma cara diferente. E lá surgiu a ideia de as juntar com uma cebolada e umas fatias de queijo da serra amanteigado. Lá que estavam boas, estavam, mas para comer com moderação!

Ingredientes para 2 pessoas:

4 febras pequenas

2 dentes de alho

1 cebola grande

1 folhinhas de louro

1 colher de chá de molho inglês

azeite q.b.

sal e pimenta

vinho branco

sumo de 1/2 limão

4 fatias pequenas de queijo amanteigado (usei queijo da serra, mas serve outro queijo amanteigado)

Preparação:

Tempere as febras com sal, pimenta, louro, o alho picado, o sumo de limão e um golinho de vinho branco.

Leve ao lume uma frigideira com um pouco de azeite e aloure as febras até estarem cozinhadas.Junte o molho inglês e a marinada e deixe ferver 5 minutos em lume brando. Retire e reserve mantendo quente.

Coloque um pouco mais de azeite na frigideira e adicione a cebola previamente cortada em rodelas e deixe alourar. Tempere com um pouco de sal.

Sobre cada febra coloque uma fatia de queijo amanteigado e cubra com a cebolada ainda quente de modo a derreter o queijo.

Sirva com arroz e uma salada verde.

10 respostas

  1. Bom dia!
    Sou visitante diária do blog, e hoje venho especialmente deixar-lhe os meus parabéns pelo destaque no Jornal i como "O blogue da semana". Desejo as maiores felicidades e continuação de boas receitas.

    Andreia.

  2. Parabéns pelo Super Blog Award e pelo artigo no I, que acabei de ler! Ambos merecidos 🙂
    Estas febras têm óptimo aspecto, ainda por cima adoro cebola!
    Bjs
    Teresa (Lume Brando)

  3. Adorei esta receitinha, ficaram com um óptimo aspecto. Aliás, tudo o que fazes fica óptimo 😉 beijinhos e bom fim-de-semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *