Desde que tinha visto esta receita no livro do Vitor Sobral “Entre Tachos e Tabuleiros” que andava com vontade de experimentar. Mas nunca mais me lembrava de comprar as bochechas de porco (ou burras). O tempo foi passando, e quase 1 ano depois de me terem oferecido o livro, e algumas receitas experimentadas depois, lá comprei finalmente as bochechas e segui a referida preparação.
Antes de mais, deixem que diga que estavam muito boas, afinal a receita é do Vitor Sobral, mas houve uma coisa que me incomodou. O nome original da receita é “Burras de porco no forno, curgete alourada e vinagreta de coentrada”. Até aqui, nada a assinalar. Mas, há medida que se vai fazendo a receita percebe-se que falta alguma coisa. é que, na receita, de curgete alourada, nada! Ou seja, fazemos as bochechas no forno, fazemos o molho de vinagreta e as curgetes não entram em nenhum lado! Ora se não entram, porque é que fazem parte do nome da receita? E também não são o acompanhamento sugerido!
Até se podem ter esquecido dessa parte, eu compreendo, mas será que (ainda) ninguém notou? Só eu é que andei às voltas com a receita, à procura da curgete perdida?
Ingredientes para 2 pessoas:
(ligeiramente adaptado de “Entre Tachos e Tabuleiros” – Vitor Sobral, pág.132
6 bochechas de porco limpaS
1 cebola
2 dentes de alho
50ml de vinho branco
azeite q.b.
1 pitada de colorau
1 pitada de cominhos
sal
pimenta q.b.
Para a Vinagreta:
100 ml do líquido do assado
1 fio de azeite
3 colheres de sopa de vinagre de vinho
2 colheres de sopa de cebola picada
2 colheres de sopa de coentros frescos picados
Preparação:
Coloque a carne no tabuleiro onde irá assar e tempere-a com a cebola e os alhos picados, o colorau, os cominhos, o sal e a pimenta. Regue depois com o vinho e o azeite. Deixe a carne ficar na marinada cerca de 24 horas.
Leve depois a cozer, tapado, em forno muito brando (150ºC) durante cerca de 3 horas. Ao fim de duas horas deixe cozinhar já destapado.
Para servir prepare a vinagreta emulsionando o molho do assado com o azeite e vinagre.
Cubra a carne com esta vinagreta e polvilhe com a cebola e os coentros picados.
Sirva com puré de batata e legumes cozidos.
Bom Apetite!
12 respostas
pelo menos o aspecto é bem bom!!! beijinhos grandes
Que bom aspecto, ficou mesmo apetitoso!
Eu adoro bochechas de porco!!! São tão tenrinhas, quanse como os lombinhos! Infelizmente aqui onde moro é dificil encontrar, mas quando encontro, trago a quantidade toda que têm para vende lolololol.
Realmente essa da courgete!!!!
Envia um e-mail para a editora, para ver se abrem os olhos!
Beijinhos
Silvia
Nunca comi bochechas de porco mas têm óptimo aspecto!!!
Beijocas*
Adoro este blog, está em 1º lugar na minha lista de favoritos e é sempre aqui que venho confirmar receitas. Ficam sempre saborosas… Parabéns
Gostava de fazer uma pergunta sobre o mix de panquecas da Nigella. São 2 colheres de CHÁ de bicabornato de sódio, ou de SOPA?
É que no livro dela está lá de chá…
O que aconselha??
Joana
Esta receita levo-a comigo!! 🙂 Devem ficar divinais! bjinhos
Devem ser optimas a julgar pelo aspecto.
Perco a confiança nos livros quando encontro um erro desses.
Nunca comi bochechas mas tem óptimo aspecto 🙂
LOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLL
Onde é que pára a curgette?
Mas não faz falta nenhuma, as bochechas ficaram bem assim…
É o que me chateia nos livros 🙁 trazem muitos erros parece que fazem de propósito e se calhar até fazem…sem dúvida que os blogs são muito mais fiáveis 🙂 adorei as bochechas têm um aspecto delicioso :*
Também gosto de bochechas. E estas no forno com o molho vinagreta com cebola… Quando voltar a comprar acho que fazer desta maneira!
Agora a da courgete… infelizmente acontece!
Beijinhos.
Curiosamente, ontem estive no talho a olhar para bochechas de porco… e agora vejo esta tua receita. Devia ter comprado eheh
Bjokas