Pudim Abade de Priscos

Estamos em recta final até ao Natal. Portanto, durante esta semana, todas as receitas serão alusivas a esta data, e serão as minhas sugestões (para além destas!) para a mesa deste Natal.
Aqui fica a primeira: o verdadeiro Pudim Abade de Priscos, ou Pudim de Toucinho como também é conhecido. Ideal para uma mesa de festa.
Aqui podem ficar a conhecer um pouco mais da história deste padre que tinha uma enorme paixão e gosto pela cozinha, e que foi um dos grandes cozinheiros do tempo dele, chegando mesmo a cozinhar para o Rei.
Esta receita é do final do século XIX e presume-se que a original. E é um sucesso garantido!(Mas talvez seja melhor não começarem logo a dizer que o Pudim leva toucinho porque os mais esquisitos poderão não querer comer!)

Ingredientes:

0.5l de água
0.5Kg de açúcar + 150gr para o caramelo (podem e devem roubar roubar no açúcar – eu só coloquei 350gr)
casca de limão
1 pau de canela
50gr de toucinho (segundo o Abade toucinho de bom presunto de Lamego ou Chaves – e por favor não caiam na tentação de substituir o toucinho por manteiga ou margarina)
15 gemas
1 cálice de vinho do porto

Preparação:

Leva-se a água ao lume. Assim que esta ferva junta-se o açúcar, a casca de limão, o pau de canela e o toucinho em lascas finas. Deixa-se ferver até atingir o ponto de espadana (120ºC).
Entretanto batem-se as gemas com o vinho do porto e junta-se depois a calda de açúcar vazando-a através de um coador de rede fina para a tigela das gemas.
Mexe-se bem e coloca-se na forma de pudim previamente caramelizada com o restante açúcar.
Leva-se a cozer, bem tapado, em banho maria durante cerca de 1 hora.
Depois de bem frio desenforma-se para o prato de servir.

Bom Apetite!

20 respostas

  1. Sim, este pudim é de facto maravilhoso! provei pela primeira vez num restaurante em sta maria da feira e vinha acompanhado por 1 bola de gelado de limão, para cortar o facto de ser um pouco enjoativo (de tão doce e encorpado), e apaixonei-me pelo doce desde então!!!

  2. Nunca arranjei "coragem" para fazer este pudim dos deuses… É de facto delicioso e a merecer fazer parte do teu tão variado menu de receitas! Parabéns! Bj Mãe

  3. Tanta coisa boa!
    Adoro este pudim, apesar de ser bombástico… 🙂

    Queria aproveitar para deixar os votos de um Feliz Natal! 🙂

    Beijinhos.

  4. Antes de mais muitos parabéns pelo seu blog. Sou uma seguidora super/hiper fã :))
    Estava a pensar fazer este pudim mas surgiu-me uma pequena dúvida. O pudim vai a cozer em banho maria no forno ou no fogão? Penso que deverá ser no fogão mas… assim fico sem dúvidas 🙂
    Já agora, quando tiver um tempinho pode passar no Manjar das Deusas, onde encontrará muitas receitas suas 🙂

  5. Olá visitei este blog já ouvi falar já a muito tempo deste pudim sou de braga minha confusão é , para onde vai o toucinho mas é toucinho ou presunto adorei saber só falta fazer para provar bem aja quem faz coisas inéditas.

  6. Este pudim é magnífico feito com os materiais identificados que devem ter qualidade, respeitando as quantidades. O toucinho de presunto deve ser em tirinhas finas (o presunto deve ser do bom) com um bom vinho do Porto e esse conjunto dá-lhe o aspeto e o sabor perfeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *