Bolo de Courgette com Canela e Limão

Como sabem, os meus avós têm tido uma abundância de courgettes. E mesmo depois de distribuídas, ainda são muitas as que vêm parar cá a casa. Tenho portanto cozinhado courgetes de muitas formas e feitios, quer em sopas, quer em acompanhamentos, quer como prato (quase) principal.
No entanto, no dia em que aqui coloquei a receita dos legumes gratinados, uma simpática leitora deixou-me um link para um bolo que levava courgette e que ela gostava muito. Fui lá ver e achei que devia experimentar. Adorei! Tem um delicioso perfume a canela e limão. Experimentem, garanto que não se vão arrepender! A receita original veio daqui!
E já voltei a fazer, usando formas descartáveis, e tenho agora bolo congelado pronto a consumir a qualquer altura! E ainda vou experimentar a famosa versão com chocolate.

Ingredientes:

185 g de courgette ralada (eu deixei a casca – poderá tirar)
150 g açúcar
1 ovo
120 ml óleo vegetal
190 g farinha
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres de chá de raspa de limão

Preparação:

Ligue o forno e regule-o para os 170ºC. Unte e polvilhe com farinha uma forma de bolo inglês.
Numa tigela misture a courgette ralada com o açúcar, o ovo e o óleo. Noutra taça peneire a farinha juntamente com o sal, o bicarbonato de sódio e o fermento em pó. Adicione a canela e a raspa de limão e mexa bem.
Junte a msitura de farinha à mistura de courgette e incorpore bem.
Coloque o preparado na forma e deixe cozinhar durante cerca de 45 minutos, ou até um palito sair limpo.
Deixe arrefecer dentro da forma durante 10 minutos e depois desenforme deixando arrefecer totalmente numa grelha.

Bom Apetite!

24 respostas

  1. Um ingrediente que não me lembraria de utilizar num bolo…. mas ele tem muito bom aspecto!..
    estou curiosa.. acho que vou experimentar.
    beijinhos

  2. Ora aqui está um bolo que até em dieta poderemos comer. E com a vantagem de ser um bolo com legumes o qu e é outra vantagem fabulosa.
    Gostei sim Senhora e estou bastante tentada a experimentar.
    Beijocas

  3. Que giro, nunca pensaria em usar courgette num bolo! mas se fica assim tão bom então acho que tenho de experimentar…eh eh eh! Pelo menos o aspecto está fantástico!
    Bjcas.

  4. Eu também já o fiz mais do que uma vez (vi-o num blog português mas já não me lembro onde) e posso confirmar que é uma delícia!
    Está no top dos bolos preferidos do F. e ele nem é muito de doces…

  5. Tal e qual A Lady M, referiu tb. passou a ser um dos preferidos cá de casa desde q. a Colher-de-Pau nos presenteou com umas fatias desta receita espectacular. O Pai q. não é apreciador, agora qd. há, come fatias… Já fiz a receita com nozes e fica tb óptimo. Obrigada por o partilhares com todos os amantes da culinária! Bjinhos Mãe

  6. Já vi algumas receitas de bolos doces e salgados feitos com courgettes e ando para experimentar. Parece muito bom 🙂

  7. Que maravilha, tão bom aspecto!
    Eu tenho o mesmo problema, excesso de courgettes,sem saber o que lhes hei-de fazer. Vou experimentar com certeza! 🙂

  8. Olá,
    ando com imensa vontade de experimentar um destes bolos e penso fazê-lo brevemente. Também já comi compota de courgette com nozes e agradou-me substancialmente.
    Bem haja por partilhar as suas receitas.
    Beijinho

    São

  9. As courgettes ou «abóbrinhas» como são conhecidas na ilha da Madeira são muito versáteis…tenho pena que as últimas que entraram lá em casa não tenham servido para nada pois eram amargas como fel!…Nunca tal tinha acontecido ao longo da nossa longa relação…Mas não vou desistir! Este bolo já está na calha!

  10. Cara amiga,
    descobri o seu blog por puro acaso, que afinal não é coincidência…tinha de ser, pois gostei imenso da sua maneira de expor as suas matérias….parabéns e felicidades, com um grande abraço de Maria Filomena

  11. Boa noite!

    Experimentei hoje fazer este bolo, que vi no livro. Confesso que estava desconfiada… 🙂 Mas adorei!!! Muito bom, diferente, saboroso!

    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *