Esparguete à Bolonhesa

Cá vai mais uma receita bem simples de massa, e que certamente todos saberão fazer!

Ingredientes para 2 pessoas:

300g de carne picada

1 lata pequena de tomate pelado

Sal e pimenta q.b.

1 cebola pequena

2 dentes de alho

Orégãos q.b.

1 colher de sopa de polpa de tomate

azeite q.b.

1 folha de louro

50ml de vinho branco

175g de esparguete

Preparação:

Num tacho leve ao lume o azeite. Junte a cebola e o alho picado, o louro e deixe refogar um pouco. Junte a carne, mexa e deixe cozinhar um pouco. Tempere depois com o sal, pimenta, e os oregãos, junte o tomate pelado em pedacinhos, assim como um pouco de polpa de tomate e vinho branco. Mexa bem, e assim que levantar fervura reduza o lume, tape e deixe cozinhar cerca de 30 minutos.

Entretanto leve o esparguete a cozer em água temperada de sal e de um fio de aziete. Assim que o esparguete estiver “al dente” escorra e passe por água fria.

Misture o esparguete com o molho bolonhês e plvilhe de oregãos.

Sirva juntamente com uma salada verde!

Bom Apetite!

24 respostas

  1. Queria fazer uma pergunta!
    Às vezes quando faço este prato fica um bocadinho assim para o ácido! Costuma acrescentar açucar?! Há quem já me disse que o faz mas nunca experimentei!

    Obrigada e muitos parabéns pelo blog. Confesso que sempre que quero fazer alguma coisa que não sei venho cá espiolhar!
    Portanto, muito obrigada por me ajudar nesta tarefa de morar sozinha! =)

    Um beijinho

  2. Fica delicioso com as sobras de carne do cozido à portuguesa temperado depois com manjericão. Também uso estas sobras para o empadão!

    1. Caro anónimo,

      Se consultar um dicionário verá que, apesar de se poder escrever espaguete,a formula mais natural e usual em Portugal é na verdade esparguete.
      Ora veja:
      (Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa – http://www.priberam.pt/dlpo/)

      esparguete |guét|
      s. m.s. m.
      Massa alimentícia de farinha de trigo desidratada e entregue ao uso culinário sob a forma de longos bastonetes maciços. = ESPAGUETE

      Joana

  3. Acabei de fazer, juntei tambem pimentao doce q.b. juntamente com o sal e a pimenta, e tambem 2 c. sopa de natas no fim, ficou muito bom obrigada !!

  4. carne picada, cebola,alho, azeite… Quantas cebolas??? Quanta carne??? É nas proporções que está o segredo de uma receita e de um bom cozinheiro. Como receita é uma treta

    1. Sabe caro anónimo, tem toda a razão. No ínicio do blogue tinha o péssimo hábito de não colocar quantidades. Esta é uma otima oportunidade de retificar a treta que esta receita está e colocar quantidades.

      Joana Roque

  5. olha fiz esta receita pela 2º vez e mais uma vez nao me deixou mal, muito bom, Obrigado por me ajudar a preparar tão deliciosas receitas…

  6. As maneiras de dar opiniões ou fazer críticas devem ser feitas educadamente e não tentando achincalhar o trabalho dos outros. Minha cara Joana, acabei de elaborar a sua receita. O melhor elogio que lhe posso fazer, é que a Família gostou toda. Tinha em casa frasco de molho bolonhês. Junto ao esparguete, ficou muito bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *