Almendrados

Como ando mais virada para fazer doces do que salgados aqui fica a receita dos melhores almendrados caseiros que já fiz!
Foi difícil encontrar uma receita que me fizesse lembrar os almendrados de uma famosa pastelaria aqui do sítio, mas descobri! Agora faço-os de quando a quando.
Ah! Se não encontrarem a folha de obreia façam na mesma, pois não interefe muito com a receita. Eu por acaso também não sei onde se pode encontrar à venda em Portugal, pois costumo comprar na vizinha Espanha.

Ingredientes:

2 claras
200g de açúcar amarelo
225g de miolo de amêndoa moído
25g de farinha
1clh café de canela
folha de obreia

Preparação:

Batem-se as claras em castelo, junta-se o açúcar, o miolo de amêndoa, a farinha e a canela e mexe-se bem.
Põe-se um montinho de massa em cima da folha de obreia e, por cima de cada montinho coloca-se uma amêndoa pelada inteira. Os montinhos devem estar suficientemente espassados, pois os almendrados alargam-se bastante.
Vai ao forno 20 minutos.

Bom Apetite!

23 respostas

  1. Folha de obreia é o que se utiliza para fazer as hóstias.(O que as pessoas comungam na missa)
    Na doçaria conventual portuguesa existem muitos doces que na sua apresentação, levam folha de obreia.
    Isto acontece porque a folha de obreia era, e ainda é em alguns sítios, feitas pelas freiras, que além disto criavam a doçaria conventual!
    E resolveram juntar as duas coisas.
    Espero ter ajudado!

  2. Uma dica: No Porto encontra a folha de Obreia na casa Januário na Rua do Bonjardim, vendem em folhas A4, e ficam bem baratas, agora não me lembro, mas comprei no ano passado, acho que ficaram a 10 ou 20 centimos cada uma.

    Quanto aos almendrados ficaram lindos, eu adoro, e já fiz mas os meus ficaram bem branquinhos, não tem nada a ver com estes. Beijinhos

  3. Abençoada colher de pau! Deliciei-me com estes bolinhos no Algarve e agora queria fazê-los, e esta foto mostra uns almendrados perfeitos! Obrigado por publicar esta receita.

  4. Olá, só para dizer que adorei esta receita, ela foi exactamente ao encontro do “sabor” que eu guardava desses bolinhos na minha memória vindo sei lá de quando e de onde. Apesar de ser muito inexpriente e um pouco desajeitada na cozinha o resultado desta receita foi um êxito. Obrigada pela partilha, Angelina.

  5. olá e obrigada. Primeiro os meus sinceros parabéns pela partilha. Já experimentei… Não consegui essa imagem nem parecida, mas de sabor óptimos. Necessitava de saber a temperatura do forno? 150 180 200? os meus parecem chocolate 😛
    se puderem ajudar…

  6. Olá colher-de-pau
    Esta receita está nos meus favoritos há imenso tempo e ainda não a experimentei!Tenho de passar na rua do Bonjardim…Acho que foi esta receita que me levou a ser leitora assídua do blog.
    Por mero acaso encontrei o teu livro e apaixonei-me perdidamente pela composição gráfica.Evito ao máximo comprar livros de receitas, mas não resisti.Li-o, adorei e vou voltar a ler!
    Quero deixar os parabéns pelo blog e pelo livro.Continua o excelente trabalho!Beijinhos da Zézinha

  7. Boa noite.
    Obrigada pelo fantástico blog e os fantásticos livros(tenho-os aos dois).
    Obrigada pelas fantásticas receitas(saem sempre bem)e já fiz bastantes!!
    Desta vez para a ceia de natal resolvi experimentar estes maravilhosos almendrados e voaram!!!!O meu marido amou!!Tive que fazer duas fornadas:)

    Muito obrigada pela inspiração diária.

    http://joanamachado1.blogspot.pt/

    Beijinhos

  8. Uma questão:
    Estes bolinhos ficam duros oi são húmidos? É q já provei dois tipos, uns tipo bolacha pois eram mais durinhos e há uns dias atrás exprimentei uns mais húmidos e fofos que adorei!! Eram maravilhosos… E agora ando a tentar arranjar a receita pra fazer em casa!! 🙂
    Alguém que me dê umas dicas! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *