37 dias para o Natal – Licor de Chocolate para Oferecer

A pouco mais de um mês para o Natal, os preparativos começam a aquecer aqui por casa. Já há fitas, receitas todas escolhidas, e caixas cheias de coisas para utilizar. Já descobri e editei as etiquetas lindas que quero usar este ano, e aos poucos vejo os cabazes a ganharem forma na minha cabeça.

Entretanto os mails com pedidos de ajuda e dúvidas acerca dos cabazes não param de surgir e apesar dos meus esforços de compilar tudo direitinho aqui no blogue há quem não consiga encontrar as respostas que procura ou que tenha ainda outras dúvidas. Tudo o que necessitarem terei todo o gosto de vos responder.

E todos me continuam a pedir sugestões. Depois dos pickles de rabanetes, que agradaram mais a uns do que a outros, a sugestão que vos trago hoje é de um delicioso licor de chocolate.

As meninas que foram ao workshop de Coimbra tiveram direito à receita em primeira mão, e também a decidi publicar por aqui, bem como prepará-la para os meus cabazes de Natal.

Fiz com chocolate negro, mas creio que também deve ficar bem com chocolate branco – ainda não experimentei, mas vou também fazer essa versão.

Podem fazer desde já o licor que este aguenta imenso tempo e não necessita de ser guardado no frigorífico.

Espero que gostem desta sugestão e que seja uma nova ideia para os vossos cabazes de Natal.

Ingredientes para cerca de 3 garrafinhas de 200ml:

200g de chocolate negro

150g de açúcar

200ml de água

1 lata de leite condensado

300ml de Whisky (ou Rum ou Brandy)

Preparação:

Coloque a água e o açúcar num tacho e leve ao lume até dissolver bem, deixando levantar fervura. Acrescente depois o chocolate partido em pedaços deixando-o responsar e derreter.

Misture depois o leite condensado com a mistura de chocolate batendo com a ajuda da varinha mágica e junte, por fim o whisky até que tudo fique bem incorporado.

Coloque em garrafinhas previamente esterilizadas, decore-as a gosto e ofereça.

Antes de servir agite bem a garrafa.

E deixo no ar a pergunta. Que outro tipo de sugestões para os cabazes gostariam de ver publicadas?

33 respostas

  1. Olá, mais uma vez obrigada pelas sugestões. O ano passado fiz uma receita parecida com chocolate branco mas não ficou lá muito boa… Agora sei que o devia ter filtrado mais… Aqui fica a dica caso experimentem a versão com chocolate branco.

    1. Patrícia,

      Esta receita não necessita de ser filtrada.
      Basta juntar tudo e já está, Claro que antes de beber é sempre conveniente agitar, pois cria sempre um depósito e a separação dos componentes.
      Um beijinho,
      Joana

  2. Boa noite Joana,

    Mais uma excelente ideia para o Natal. Normalmente faço de café e canela, mas fiquei curiosa com este. Será que o licor por não ter o leite condensado cozinhado não se estraga? Fiquei preocupada com essa parte…

    1. Agridoce,

      Não o leite condensado, devido ao seu elevado teor de açúcar não se estraga. Além disso, como também leve o whisky também ajuda na conservação. Escusa de ficar preocupada. Ainda no outro dia acabamos aqui em casa uma garrafa de bailys caseiro feito no natal passado, também com leite condensado.

      Um beijinho,
      Joana

  3. Gostei da tua ideia de presente, assim como tantas outras que nos mostras aqui. fiquei com uma duvida o licor não necessita de ficar a "ibernar" podemos fazer e beber no dia seguinte? esta parte não percebi. obrigada

    1. Pinta Roxa,
      Só os licores tradicionais em que o álcool fica a farinar" com as folhas, caroços ou frutos é que necessitam desse longo período de repouso.
      Esta é uma receita que se pode preparar e consumir logo de seguida.

      Um beijinho,
      Joana

  4. Olá sigo este blog há algum tempo, adora tudo.
    Estou a fazer licor de café, já fiz este outono e já se acabou !! estou a fazer mais para oferecer no natal !

  5. Faço licores e aguardentes caseiros com frequência. Ficam deliciosos e podemos fazer todo o tipo de sabores. São sem dúvida um miminho excelente para juntar num cabaz de natal. Passa na minha cozinha. Não tenho lá nenhum licor mas tenho uma sugestão no meu último post que, apesar de não ser comestível, podemos perfeitamente juntar a um cabaz de natal. Beijinhos.

  6. Primeiro que tudo Parabéns pelos blogs e pelos livros ( dos quais tenho dois ) !!
    Quanto ao chocolate do licor, quanto maior percentagem de cacau melhor, não é ?
    Beijo Mafalda

  7. Olá Joana gostava de lhe perguntar tem alguma receita de bombons ?? É que acho que seria algo bom para os cabazes.

    Beijinho
    Rosalina

  8. Joana, adorei esta sugestão e vou fazer 🙂 Já fiz a tua receita de Bailey's caseiro há uns natais e gostaram, tb tenho feito o licor de canela, no ano passado fiz de amoras e este ano tenho aí de laranja a macerar. Este tem a vantagem de poder ser feito pertinho da altura de oferta 🙂 Em resposta à Rosalina: eu costumo fazer bombons – derreto o chocolate em banho-maria (um de boa qualidade ao seu gosto, branco, de leite ou negro) e depois coloco nos moldes, simples ou com frutos secos, vai ao frigorífico, no mínimo 2 horas, e fica pronto 🙂 Bjinhos!

    1. Ana,

      Se procurar nas entradas do blogue do início do mês, encontrará vários links com sugestões para bolachinhas e biscoitos simples.

      Espero ter ajudado,
      Joana

  9. Olá Joana,

    Eu fiz o licor ficou delicioso mas creio que cometi algum erro. 🙁
    No dia em que fiz ficou fantático, mas despois engreossou imenso. Só se consegue consumir à colher. Já tentei diluir com mais whisky e àgua, mas voltou a engrossar.
    Que posso fazer?

    Obrigada!
    Beijinhos, Sandra

  10. Olá Joana,
    Fiz o licor este fim de semana, ficou bom, mas no dia a seguir tinha engrossado! Já não vou poder oferecer 🙁
    Que terá corrido mal?
    Obrigada, Beijo
    Sofia

  11. Olá Joana,
    Também já fiz o licor de chocolate e no próprio dia estava muito cremoso e saboroso, mas no dia seguinte engrossou tanto que nem conseguia tira-lo da garrafa.
    O que terá corrido mal?
    Obrigada,
    Célia

  12. Para as meninas a quem o licor correu menos bem:

    Realmente já fui conferir a receita – podia-me ter escapado alguma coisas – mas está correta.
    No entanto eu já fiz a receita algumas vezes e não tive problema. Ainda agora fui ver uma garrafinha que tenho ali e está líquido – cremoso mas líquido.
    Sendo assim, vou tentar ajudar.
    Quando juntam açúcar com a água não é para ferver, apenas para dissolver. Depois acrescentam o chocolate. e deixam derreter e seguem os restantes passos, Poderá ter a ver como o chocolate que estão a usar…
    Experimnetem colocar mais um pouco de água e um pouco mais de wiskey.
    E não guardem no frigorífico. Também pode ser por isso que engrossa.

    Um beijinho a todas e vão dando notícias.

    Joana

  13. Olá Joana!
    Eu quando li a receita, entendi que o chocolate só adicionariamos quando a água inicia-se a ferver.
    Outra dúvida que fiquei era se nessa altura desligaria o lume ou não…
    Talvez no meu caso tenha sido este o problema…
    O chocolate usei um chocolate negro normal e ficou na bancada!
    Obrigada e um Beijinho
    Sofia

  14. olá! também fiz este licor ontem, hoje quando fui abrir para ver como estava, reparei que estava solido 🙁
    vou tentar juntar mais rum para ver se o consigo salvar. fiquei tão triste!! 🙁

  15. Olá Joana,

    Fiz o licor ontem, ficou delicioso e ofereci uma garrafinha a um amigo com a indicação de agitar antes de beber. O meu total espanto quando ao abrir o embrulho vi que ficou um bloco sólido de chocolate dentro da garrafa, qual agitar qual quê,:(
    Assim que cheguei a casa verifiquei que todas as garrafinhas estão blocos sólidos, só em banho-maria é que derretem… vou tentar derreter todas e juntar mais água como sugeriste a ver se as salvo a tempo do Natal.
    Fiquei com pena pois o licor é delicioso

    Bejinhos

    Inês

  16. Olá Joana!

    Estava a pensar fazer este licor para oferecer no natal, mas queria saber onde comprou ou arranjou as garrafinhas de vidro.

    Obrigado! 🙂

  17. Olá. Também estava a pensar em fazer este licor, mas fiquei com uma pequena dúvida. Depois de o chocolate derreter, os restantes ingredientes são misturados fora do lume, certo? Obrigada. Beijinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *