Todos certamente sabemos que não há nada melhor do que preparar um caldo de frango caseiro para usarmos nas nossas preparações culinárias. É melhor do que usar cubos – apesar de estes serem ideais para ter em casa e usar numa emergência – melhor do que usar caldos de pacote que já se encontram à venda.
Há muito que cá em casa de usa um pequeno truque para preparar c aldo caseiro de frango que depois congelo e vou usando.
Há quem use os espinhaços e as asas do frango, mas cá em casa passei a usar, há já muito tempo, os miúdos do frango. Sabem, quando compramos frango e lá dentro vem o saquinho com o fígado, o pescoço, as moela o coração e muitas vezes as patas? Pois… raramente usava as miudezas, apenas de fizesse uma canja, mas também não gostava de desperdiçar.
O que eu faço é que vou congelando esses saquinhos. Quando tenho uns 5 ou 6 saquinhos, pego neles todos e coloco tudo numa panela. Junto água, uma cebola, rama de alho francês – também de aproveitamento – uma cenoura, um raminho de salsa, tomilho ou outras ervas aromáticas e tempere com um pouco de sal e pimenta. E deixo ferver algum tempo em lume brando. Fica um caldo de frango muito bom, e ninguém diz que só foi feito com os miúdos.
Depois é só coar e guardar para congelar. Uso para preparar risotos, algumas sopas, ou até guisados e arroz de carne.
Ultimamente tenho congelado o caldo de frango em frascos de vidro. É possível, e muito prático. É só ter cuidado de não encher os frascos até cima, pois com a congelação dos líquidos têm de se dar espaço para a expansão do mesmo e para o frasco não abrir ou rebentar (aquilo que acontece quando nos esquecemos de garrafas a refrescar no congelador….)
Além disso, este caldo de frango, mesmo assim, só com os miúdos, faz uma canja bastante saborosa. Juntam-se os miúdos cortados em pedacinhos, a cenoura esmagada, umas massinhas, ovos de codorniz ou de galinha cozidos e uma canja de aproveitamento, sem deixar estragar nada.
Uma ideia. Uma sugestão. Um aproveitamento. Uma dica de economia doméstica. Quem diria que se podia fazer tanto com uns simples saquitos de miúdos de frango que tantas vezes não sabemos como aproveitar.
8 respostas
bom dia,
obrigada pela informação mas tenho uma dúvida.
Depois de ferver, tritura-se tudo ou apenas se aproveita o liquido?
obrigada
Teresa, como a Joana escreveu no início do penúltimo parágrafo, "Depois é só coar e guardar para congelar.".
Portanto, aproveita-se só o líquido.
Que boa dica, obrigada!
Bjs
Olá, que boa ideia, eu costumo cozer esses miúdos e dar ao meu cão, que fica muito feliz lol, mas realmente será muito mais saudável do que os caldos que se compram prontos 🙂
Obrigada por repartir a ideia connosco, bom fim de semana, bjos doces
E congelar nos tabuleiros do gelo p ficar em cubinhos ? Parece- me mais prático.
No Frascos dp n custa a sair?
Eu acho que, nos frascos, deixa-se decongelar primeiro. Eu também uso os tabuleiros do gelo, mas não tenho assim tantos… Não chegam… Às vezes uso caixas de manteiga vazias, que lavo e guardo (farei mal?), mas também uso muitas vezes frascos de vidro para congelar líquidos.
Por exemplo, ao contrário da Joana, gostamos de pescada cozida com legumes e um ovinho :).
Cozo sempre a pescada à parte e congelo o líquido da cozedura para usar em pratos de peixe (arroz, na maior parte das vezes).
Cá em casa o lema tb é aproveitar tudo ao máximo, sempre q possível 🙂 Obrigada por mais esta dica! Bjinhos!
Eu congelo e faço "pipis": quando já tenho alguns saquinhos, estufo tudo num molho muito picante e pica-se de aperitivo. O caldo costumo fazer com o espinhaço. Mas não deixa de ser uma boa ideia para aproveitas as miudezas!