Antes de mais peço desculpa a todos pela quase ausência deste blogue. Ter um bebé em casa é estar enamorada todos os dias, é ter mais trabalho (mas um trabalho bom), e deixar algumas coisas um bocadinho para trás. Tenho mantido religiosamente as publicações do As Minhas Receitas, e sei que tenho deixado este blogue para trás. Não por falta de ideias, mas sim por alguma falta de organização e vontade de vir aqui escrever. Fico tantas vezes absorvida pelo meu amor pequenino que me esqueço de aqui vir. Sei que compreendem.
Este post no entanto peca por tardio. A época do tomate maduro e abundante já se passou, mas pode ser que alguns mais sortudos ainda se debatam sobre o que fazer com ele.
Cá a casa também chegaram, da horta dos avós, alguns quilos de tomate.
Preparei compota de tomate, a receita tradicional que a avó faz sempre (http://paracozinhar.blogspot.pt/2006/08/doce-de-tomate.html), e arrependo-me de não ter preparado a versão de tomate com maçã que é deliciosa.(http://paracozinhar.blogspot.pt/2010/08/compota-de-tomate-com-maca.html)
Congelaram-se alguns, mais maduros, para usar durante o inverno em estufados, caçarolas e cataplanas. Nos últimos anos, em vez de me dar ao trabalho de pelar e arranjar o tomate para congelar, tenho simplesmente congelado o tomate inteiro, com pele e bem lavado. Quando quero usar, bastar retirar o tomate dos saquinhos de congelação, passar por água quente que a pele sai automaticamente. Depois, basta cortar em pedaços e simplesmente colocar na panela. Muito menos trabalhoso e igualmente eficiente. Fica a dica para quem ainda não conhecia.
Além disto tudo ainda preparei molho de tomate caseiro que guardei em frascos e pasteurizei, tal como tinha feito no ano passado. Se não quiserem pasteurizar, podem sempre colocar em tacinhas plásticas e congelar, descongelando depois conforme as necessidades. Ideal para usar em bases de molhos de massas e pizzas, eo ano passado ainda fiz bastantes para oferecer no natal.(http://economiacadecasa.blogspot.pt/2012/09/pasteirizacao-caseira-molho-de-tomate.html)
E este ano, uma inovação com os tomates. Resolvi fazer ketchup caseiro (http://paracozinhar.blogspot.pt/2013/09/ketchup-caseiro.html). Ficou muito saboroso e certamente muito mais saudável do que a versão que compramos no supermercado. Além disso é também uma sugestão engraçada para fazer (pasteurizar) e depois oferecer no natal.
E entre compotas, molhos, congelar, ketchup, muitos cozinhados e muitas saladas assim se usaram os tomates deste ano. E vocês? Certamente que também os usaram em várias combinações. Alguma coisa nova que queiram partilhar?
16 respostas
Senhores!!! Mesmo com um bebé em casa, esta senhora não pára! Muito obrigada pelas dicas.
http://montradedescontos.blogspot.pt
Olá…sou seguidora deste blog, já há algum tempo. Este ano além de tudo o que já foi mencionado, experimentei secar tomate ao sol e depois guardá-lo em azeite aromatizado com alho e orégão. Este tomate fica muito bem em tostas para uma refeição ligeira, com carne…e o azeite aromatizado pode ser utilizado para temperar saladas.
artesecoisasdoces.blogspot.pt
Parabéns pelo seu blog. É um blog auténtico, com personalidade própria.
Obrigada pelas sugestões!! E aproveite o seu bébé… Bjinho.
Adorei as sugestões!
Aproveite bem o seu Bébé, crescem num instante.
Beijinhos
Adorei este blog! O que mais preciso no momento é economizar! Vou ler todas as dicas com calma e já começar aproveitando os tomates.
Na minha casa usa-se muita a polpa caseira e congelar simplesmente os tomates mais pequenos e bem maduros como disse: bem lavados e com casca para os estufados…um frango caseiro, bem estufado com o tomate, louro e uns cogumelos…hummm que delíiicia!
Nada de novo em relação ao que fazes e que eu já sabia, pois vou estando atenta a td o q publicas 🙂 Thanks pela partilha e ñ tens q te desculpar, já nos ajudas imenso! Bjinhos e continuação de mts felicidades com o JM!
Parabéns pelo bebé! Não sabia que já tinha nascido 😉
Comprei o seu 1º livro e vou-lhe dando uso.
Já sinto falta das suas sugestões. Aguardo as de natal!
beijinhos
Felicidades pelo bebé.
Eu quanto aos tomates, tenho os preparado cortadinhos ao cubos e congelo, depois é facil é só retirar do congelador e voilá. Aguardo mais noticias, e excelentes ideias. Sou fã
Um beijinho
Ola Joana,
Fica aqui a minha sugestão:
Congelo para depois ser mais facil de pelar. Faço um refogado dos tomates com cebola, alho, azeite e uma pitada de sal. Trituro tudo com a varinha mágica e com um funil coloco nos sacos de gelo e congelo! Estão sempre prontos a usar quando se quiser fazer, por exemplo, um arrozinho de tomate! Super facil e pratico
Excelentes dicas!
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html
Olá,
É possível usar os tomates congelados para fazer doce de tomate? Fica igualmente bom?
Obrigada por todas as dicas e sugestões, que já sigo a algum tempo 🙂
Olá e como se faz
Posso fazer doce tomate com ele congelado