Ervas Aromáticas em Azeite (para não deixar estragar!)

Desde que passei a ir com regularidade ao Mercadinho Biológico (neste caso do Jardim Botânico em Coimbra), tenho descoberto muitas coisas novas. Em cada barraquinha há conversas sobre como utilizar os ingredientes, quando foram apanhados, e como são produzidos. Conversa-se um pouquinho e até se trocam truques e receitas.

Não há nada melhor que saber que as cenouras que estamos a trazer foram colhidas nessa mesma manhã, ou que as abóboras pequeninas e amorosas que acabámos de comprar são deliciosas como sobremesa assadas com mel ou açúcar amarelo.

Neste ultimo sábado comprei um saquinho de coentros para uma massada de peixe. Disse que queria poucos, para não se estragarem durante a semana, pois se necessário voltaria a comprar, frescos da próxima vez. Então, além dos coentros trouxe uma dica para os conservar e ter sempre à mão.

Todos certamente já congelamos ervas aromáticas picadas em caixinhas. Eu faço-o muitas vezes, mas o que esta simpática vendedora do mercadinho me ensinou foi a congelar as folhinhas de coentros ainda inteiras em couvetes de fazer gelo, cobrir com azeite e levar ao congelador. Depois, ao cozinhar, basta juntar um ou dois cubinhos de azeite e coentros ao nosso cozinhado – no início, num refogado, ou no fim para finalizar, deixando o azeite derreter e juntamente com os coentros perfumar todo o prato.

Uma boa sugestão que já coloquei em prática. Simples e eficaz!

25 respostas

  1. Olá Filipa,

    Se tivesse ido ao seu blogue, tinha aprendido mais cedo! 🙂
    Mas realmente é bastante prático.

    Um beijinho,
    Joana

  2. Olá Joana também já coloco em pratica vi no facebook e começei a fazer é realmente muito mais prático e não se estraga nada beijinhos

  3. já conhecia e só não coloquei ainda em prática cá em casa porque o espaço no congelador é exíguo! obrigada pelas dicas todas dos cabazes de natal!

  4. gostei de saber deste truque! è certamente uma boa e deliciosa ideia, e o azeite fica bem aromatizado!
    Parabéns pelo seu trabalho.

  5. Não sabia que era de Coimbra, Joana!! Olá Vizinha!! hheheh
    No outro dia tb passei no mercadinho no botânico, mas n ia com tempo para comprar nada… Pareceu-me tudo muito fresquinho e tinha umas abóboras bem giras para enfeitar a minha cozinha e depois para fazer uns docinhos …
    experimente, também, o mercado no calhabé ao domingo … tem la umas coisas fresquinhas!!
    também costumo comprar fruta na feira Norton de Matos… é de qualidade e tem promoçoes fantásticas (hoje trouxe 4 mangas e 2 abacaxi por 5€ … além disso há lá barraquinhas do produtor!

  6. Olha que boa ideia, eu faço isso mas com a polpa de tomate (vi num blog) os coentros e a salsa guardo em caixinhas, mas assim tambem é muito pratico sim senhora..

  7. Adoro estes mercados que nos oferecem produtos biológicos a bons preços. Por cá vou aos Carvalhos que acontecem às quartas-feiras, mas como não percebo nada sou enganada muitas vezes. Já tinha visto esta ideia em outros blogs e fiquei com a sensação que tinha que ser um azeite especial.

  8. É precisamente dessa forma que costumo congelar as ervas aromáticas, não só resulta perfeitamente como (na minha opinião) preserva mais a qualdiade das folhas. Como habitualmente juntaríamos azeite ao cozinhado, ainda se torna mais prático – e não há desperdício.

  9. Fantástico… Chegue aqui pela ideia dos cabazes de Natal e fiquei horas por aqui a roubar ideias… Excelente blog… Parabéns! 🙂

    O mais engraçado desta ideia, é que as couvetes de fazer gelo têm escrito "FOR WATER ONLY"
    Eheheh… Mas mais uma vez digo.. Excelente post! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *