O meu hábito de congelar quase tudo cria, em algumas pessoas, aquela ideia de que as coisas vão acabar por nem serem consumidas – que vão acabar no lixo, e que portanto nem vale a pena congelar. E são essas mesmas pessoas que, muitas vezes pensam que não há necessidade de ter uma arca congeladora, pois esta serve apenas para armazenar comida que, mais tarde ou mais cedo, vai parar ao caixote do lixo.
Ora essas pessoas não podiam estar mais erradas! Na arca congeladora cá de casa não há comida a estragar-se. E, além disso, nem saberia viver sem ela… Onde iria eu colocar os muitos legumes que os meus avós me trazem e que não conseguimos consumir. Guardar carne e peixe que compro quando aproveito promoções. Ou queijos e enchidos que a prima I. me oferece. Ou ainda a cuba da máquina dos gelados sempre pronta a usar, os gelados e refeições caseiras prontas a consumir, o feijão e grão cozido pronto a usar no puré de uma sopa ou num arroz malandrinho. Não, a minha arca congeladora é essencial .E não há desperdícios nem estragos, porque há uma lista sempre actualizada do que tenho para consumir, e a partir da qual planeio as refeições da semana, como já tantas vezes aqui expliquei.
Portanto na minha arca congeladora há um pouco de tudo, sempre pronto a ser utilizado. E por isso, a minha sugestão de hoje são estas sobremesas pré- congeladas, mas numa versão caseira.
Um bolo de chocolate feito em casa e do qual congelei metade, já em fatias, num caixa plástica hermética. E também pedaços de morangos que comprei a mais e congelei quando estavam em promoção.
O bolo de chocolate, depois de devidamente descongelado, foi a sobremesa “pré- congelada” que servi num almoço informal cá em casa, juntamente com uns morangos docinhos.
Outra das sobremesas “pré-congeladas” foi um sorvete rápido de morango, ao qual bastou juntar aos morangos congelados umas folhas de hortelã do vaso cá de casa, um pouco de açúcar e gelo, e triturar tudo muito bem no robot de cozinha até estar com a consistencia de um sorvete.
Verdadeiras versões “homemade” de sobremesas pré-congeladas e (quase) prontas a consumir. E mais uma vantagem de se ter uma arca congeladora com espaço para quase tudo.
25 respostas
É uma das minhas próximas compras!
Só tem sido adiada por falta de espaço dentro de casa e como tal terá de ficar na garagem.
E concordo plenamente,então nesta altura do ano em que se compra tanta fruta doce e boa e novidades,como as favas,ervilhas,etc. a um preço excelente,é mesmo de aproveitar.
Beijinhos grandes.
Também sou adepta da congelação. Vou congelando tudo, até as poucas sobras das refeições que depois servem para compor as minhas marmitas ou para fazer petiscos, como a bôla de carnes e o páté de farinheira que servi na noite de S. João.
Beijinhos
Olá, Joana! Descobri os seu blogues há pouco tempo e sou fã. E também tenhos livrinhos, com os quais me tenho divertido a cozinhar coisinhas novas para a família. Desde há uns meses que tenho arca frigorífica, precisamente porque trago muita comida (legumes, frutas, carne…)de casa dos meus pais e precisava de a guardar. Escrevo-lhe pelo seguinte: congela queijo? Que tipo de queijo? Fica bom? E os enchidos? Nunca experimentei porque sempre achei que alterassem o sabor, a textura… Obrigada!
Olá Flor,
Congelo todo o tipo de queijo que, depois de deixar descongelar à temperatura ambiente fica como se nunca tivesse sido congelado. Um dos truques que uso cá por casa é congelar queijo da serra amanteigado. Congelo-o partido ao meio e virado para cima, para o queijo não escorrer, e ao descongelar fica igualzinho. Quando já não está amanteigado congelo-o em quartos e vou retirando conforme as necessidades. Fica sempre delicioso.
Só não congelo queijo fresco, de resto acho que já congelei de tudo, empre devidamente acondicionado em papel de alumínio e depois num saco de congelação.
Acredite que fica bem.
Espero ter ajudado,
Joana
Também acho que a congelação é uma óptima forma de armazenar alimentos que num determinado dia estão em excesso mas que na próxima semana podem ser muito úteis numa refeição de última hora. Não há duvida que com um pouco de organização se evitam os desperdícios e se poupa muito dinheiro.
Cá em casa até os bolos de aniversário que sobram se congelam, ou seja parte-se o bolo em doses mais pequenas que se vão descongelando quando apetece algo mais especial para a sobremesa. Em pouco mais de 30 minutos o bolo está descongelado e fresquinho. Desta forma evitam-se os exageros dos dias de festa, em que estamos tão enfartados de comida que já nem apreciamos realmente o que comemos… e também repartimos as calorias ao longo das semanas…
Uma arca congeladora é de facto a próxima coisa a comprar. Andei a ver e não sei se vale a pena comprar uma arca vertical de gavetas, sendo estas quase o dobro do preço das horizontais para a mesma capacidade…. A ideia que tenho é que nas horizontais a organização fica um pouco complicada, pois para tirar algo colocado mais no fundo temos de tirar tudo o que esta em cima e voltar a arrumar tudo… Mas se não for assim tão complicado, talvez compense por serem bem mais baratas…. Alguém pode ajudar?
Anónimo,
A minha arca é vertical e, para mim faz todo o sentido investir um pouco mais de dinheiro numa arca que ocupa menos espaço e é muito mais simples de usar. Já viu o que é ter de retirar tudo da arca apenas porque aquilo que procura está lá bem no fundo?
Eu aconselho mesmo a arca dvertical com gavetas, mas é apenas a minha opinião e, no final cada um sabe do seu orçamento.
Espero ter ajudado,
Joana
eu tambem queria ser tão organizada mas infelizmente nao tenho espaço para arca :/
Olá!
Por exemplo os meus cunhados têm a arca na garagem uma vez que a cozinha deles não tem espaço para tal. Pode ser que seja uma alternativa para si. (Ou uma arrecadação, por exemplo!)
Espero ter ajudado
Joana
Por aqui tambem se pensa em comprar uma arca (vertical com gavetas para estar tudo organizado, senao nem vale a pena), mas nesta altura de calor parece-me que estão mais caras do que noutras alturas do ano…
Essas sobremesas têm melhor aspecto do que as de compra 😉
Concordo contigo, uma arca congeladora é essencial! Também tenho o hábito de congelar sobremesas já feitas ou quase feitas para as eventualidades, e são sempre muito úteis.
Beijinhos*
Subscrevo tudinho!! E isso das promoções, então…
Joana, essa foto do bolo de chocolate está a dar-me grandes ideias! Obrigada pela inspiração!
Essas sobremesas ficaram com um aspecto DELICIOSO!!! Tb congelo frutos, especialmente vermelhos, p usar 'fora de época' 🙂 Bolos ainda ñ tentei congelar, mas hei de experimentar 🙂 Bjinhos e obrigada pelas dicas tão úteis e simples 🙂
Joana, podias dizer qual a receita do bolo da foto?? (se já estiver no blog qual o link) tem um aspecto delicioso!!! Sofia
Sofia,
A receita do bolo está no blogue: é o Bolo mousse de chocolate. Basta procurar no motor de pesquisa do blogue, na barra lateral.
Um beijinho,
Joana
Ficaram com bom aspecto.
Beijinhos
Brigida e Cláudia
guardar queijo no congelador ? essa n entendi ..
Gonçalo,
Quase tudo pode ser congelado, e os queijos também. Dá para aproveitar e comprar quando há promoção e congelar para usar mais tarde. Ou então para não desperdiçar e deixar estragar, como fazemos no caso do queijo da serra.
Congelo todo o tipo de queijo que, depois de deixar descongelar à temperatura ambiente fica como se nunca tivesse sido congelado. Um dos truques que uso cá por casa é congelar queijo da serra amanteigado. Congelo-o partido ao meio e virado para cima, para o queijo não escorrer, e ao descongelar fica igualzinho. Quando já não está amanteigado congelo-o em quartos e vou retirando conforme as necessidades. Fica sempre delicioso.
Só não congelo queijo fresco, de resto acho que já congelei de tudo, empre devidamente acondicionado em papel de alumínio e depois num saco de congelação.
Acredite que fica bem.
Espero ter ajudado,
Joana
Eu também congelo tudo 🙂
O truque é saber acondicionar e tratar os alimentos que se vão congelar. Por exemplo tenho sempre casca de limão e laranja congelada, nada melhor do que ter à mão sempre que é preciso, e o aroma não se perde.
Que era de mim sem arca congeldadora?
Beijinhos 🙂
Romã
As coisas que se aprendem nos blogs.
Nunca imaginei congelar bolo..nem espinafres
Congelo sim tomates, feijão, salsa que trago da horta do meu pai, e pouco mais, espinafres ele tem eu trago só para uma ou duas sopas nunca congelei achava que era preciso alguma preparação especial.. que burrinha que sou…
Obrigada pelas dicas, acho que vou aprender a congelar e poupar muito mais.
Pinta
O bolo de caramelo que a minha mãe costuma encomendar a uma senhora fica muiiiito melhor depois de congelado (e descongelado, obviamente). Parece que fica mais meladinho. Lá por casa também somos adeptos de congelar os doces depois da altura das festas, senão já ninguém aguenta com eles. E foi assim que percebemos que aquele em específico fica muito melhor (:
A arca frigorífica é uma grande ajuda na cozinha.E só desperdiça quem não for ordenado e metódico. Tal como referes, é obrigatório fazer a planificação das ementas semanais para se irem utilizando todos os ingredientes que se congelaram. Esta é também uma regra de poupança. Eu acho muito mais práticas as arcas de gavetas verticais, apesar de serem um bocado mais caras. Aconselho a comprarem na "época baixa", ou seja no inverno e a verem os preços em diversas lojas (ou nas revistas e no site da DECO).
Obrigada, Colher de Pau preciosa, por estas excelentes dicas. Cá em casa também se faz pão e bolos que se congelam em pequenas porções e que dão um jeitão.
Bjs. Bombom
Olá Querida bombom,
Tem razão em tudo que diz. A minha arca congeladora é das verticais com gavetas, pois ocupam menos espaço e são muito mais práticas. Fica essa nota.
Um beijinho,
Joana
Os morangos depois de descongelados nao ficam com um sabor estranho "a congelador"!?!?
As vezes que congelei morangos e depois usei para fazer doce, ficaram com um ligeiro travo, não ficam nada como se nunca tivessem sido congelados!!!!
Caro anónimo,
Obviamente que os morangos não são uma fruta que se congele e depois descongele para comer ao natural.
Os morangos congelados devem ser usados para batidos, sumos e gelados ou sorvetes, e ainda usados congelados e assim triturados.
No meu caso nunca ficaram com sabor a congelador. É por isso que se devem ter alguns cuidados ao congelar, usando sacos ou caixas específicos para congelação e nunca deixando demasiado tempo no congelador.
Espero ter ajudado,
Joana