Há muito tempo que esta pergunta me tem sido feita. Que utensílios considero essenciais? Quais são as coisas básicas que uma cozinha deve ter? O que devemos mesmo comprar quando estamos a montar uma casa – e a cozinha – que nos permita depois cozinhar sem falhas?
Estas não são perguntas muitas simples de responder, mas vou tentar esclarecer estas questões. Claro que se trata da minha opinião pessoal e da minha experiência e é óbvio que para alguns poderão faltar, ou estar englobados, outros utensílios. Depende do que cozinham, do vosso grau de experiência, se fazem bolos e bolachas…O que se segue é apenas um ponto de partida para poder auxiliar quem assim entender.
1 – Tachos e panelas – Não é preciso um trem de cozinha de 24 peças, mas 2 tachos de tamanhos diferentes, assim como 2 panelas, 1 caçarola pequena e 2 boas frigideiras anti-aderentes (obviamente de 2 tamanhos diferentes) são mais do que suficientes para iniciar. A isto ainda poderá juntar – sem se sejam essenciais – 1 wok e 1 chapa para grelhar em material anti-aderente.
2 – Utensílios do dia-a-dia – Os utensílios devem sem em materiais que não risquem ou estraguem os revestimentos anti-aderentes. Deveremos ter 2 ou 3 colheres de pau (ou materiais plásticos como o silicone), 1 espátula, 1 pinça comprida para virar coisas nas frigideiras ou no forno sem nos queimarmos, 2 ou 3 facas de tamanhos diferentes: mais pequena para descascar, maior para cortar e uma faca para o pão e uma tesoura de cozinha.
3 – Pequenos equipamentos – Uma varinha mágica, de preferência daquelas com variados acessórios que facilmente se transformam em picadora e batedeira é uma excelente compra. Uma balança digital, principalmente se gostar de fazer bolos e doces. Quanto a outras máquina não são essenciais, mas é uma questão de depois ir vendo o que lhe faz falta.
4 – Forno – Alguns tabuleiros em louça ou pirex para cozinhar alimentos no forno são essenciais. Não precisa de muitas coisas. Para começar 2 ou 3 tabuleiros rectangulares de tamanhos diferentes são suficientes.
5 – Para Bolos – Se também gosta de fazer bolos, bolachas e sobremesas convém juntar a estes utensílios 2 taças plásticas para misturar, uma espátula raspa-tudo, 1 forma de bolo sem buraco, outra com chaminé, uma forma de bolo inglês, pelo menos um tabuleiro rectangular e forminhas para queques ou empadas (ou um tabuleiro com o mesmo efeito com 12 divisórias)
6 – Diversos – Tábuas para cortar alimentos, um copo medidor, um ralador para citrinos de boa qualidade, um saca rolhas, um descascador de vegetais, uma vara de arames, um pincel de silicone e um passador de rede são também alguns dos artigos que deverá ter.
17 respostas
Olá Joana,
muito útil este post. Também acho que, em alguns dos items que referiste, convém tentar apostar na qualidade, pois se forem bons duram anos e anos. Como as tais frigideiras anti-aderentes!Ou o descascador de vegetais, por exemplo! dá jeito ter um que realmente descasque, em vez de se limitar a fazer massagens às cenouras! (pronto, confesso que ando chateada com o meu!) 🙂
Olá Sara
Eu adquiri um descascador de vegetais na Ikea por 1€ e uso quase diariamente à 4 anos! Não sei se foi sorte ou se são mesmo bons.
Fica a dica!
Beijinho
Obrigada Melancia, vou lá espreitar! 🙂
Ía deixar esse comentário aqui. O meu do Ikea é óptimo!
A esses itens, eu acrescento uma fritadeira (das de fogão), um coador para massas, uma escumadeira e uma faca de serra.
De facto, quanto mais panelas pior, deve-se mesmo começar com um conjunto como o que mencionou e apenas acrescentar mais se se sentir falta.
olá Joana, concordo com as suas sugestões mas acrescentaria mais uma tábua de cortar alimentos, pois é um utensílio que armazena inúmeras bactérias e deve ser esterilizado muitas vezes, logo deve os ter um de reserva.
Este post é muito útil para quem, como eu, quer começar a compras as coisinhas para depois do casamento 🙂
Orgulho-me de ter todos estes básicos, e mais umas coisitas para as mhs aventuras culinárias 🙂 Bjinhos!
Para mim, a secção de utensílios de cozinha dos hipermercados ou das lojas de artigos domésticos é uma perdição. Tenho tudo isso que a Joana mencionou e mais algumas coisas. E ainda não desisti de aumentar a colecção!!! Beijinhos!!!
Para começar tem o necessário, mas depois com o tempo nós precisamos sempre de mais e mais coisinhas…
Beijinhos
Lii
Em vez de wok comprem cataplana, que é um produto tipicamente português e o efeito final é praticamente o mesmo. Esta dica não é minha, mas sim da Joana Roque, penso que a ouvi na rubrica da Sic Mulher ou terá sido no livro "Feito em casa"? A Joana sabe esclarecer esta minha confusão?
Bjs
PBO
Junto um esmagador de alhos e um esmaga batatas ( tipo escomadeira mas dobrada) ultimas aquisições super baratas e com qualidade na CASA, não sei como não descobri antes estes utensilios, poupam tempo e são versateis.
Obrigada pela partilha! 🙂
Beijinho
LBD
Eu confesso que tenho itens a mais… a minha gaveta está a precisar de uma arrumação daquelas!
Olá Joana,
A Nigella tem no livro Kitchen uma lista de coisas essenciais na cozinha e tem também um Hall of Shame de todas as coisas que comprou para a cozinha e nunca usou. Recomendo a leitura.
Parece que estás a descrever a minha cozinha. Sou poupadinha, detesto tralha inúltil. Muito útil tanto o post como todo o blogue.
Uma fã
Ana Maria
Olá eu arrisco a dizer que uma bimby como robôt de cozinha é óptima e elimina muitos desses acessórios que deixam de ser necessários uma vez que são englobados nas muitas funções. E não sou vendedora. Simplesmente me rendi e gostaria de ter conhecido anteveem ter comprado o que agora já não preciso. Adorei as dicas mais João vez obrigada.