Sugestões para uma Casa Limpa e Organizada

Não há nada melhor do que sermos organizados e conseguirmos manter a nossa casa apresentável e relativamente limpa todos os dias. Para isso basta ter alguma disciplina e criar algumas regras. Com a rotina tudo se tornará mais simples e a sua casa uma espaço muito mais feliz onde vai queres estar.

Cá em casa é impensável sair de casa com a cama por fazer ou não arrumar a cozinha logo após o jantar. São pequenos gesto que fazem toda a diferença no dia-a-dia agitado. Aqui ficam algumas sugestões que poderão ajudar a implementar uma rotina também em sua casa-

1 – Não sai de casa sem fazer a cama

Basta fazer a cama para um quarto parecer automaticamente mais organizado e arrumado. E para mim este é um dos hábitos mais importantes e que de deve implementar desde cedo.

2 – Arrume a cozinha todos os dias depois do jantar

Depois de preparar o jantar, não deixe a cozinha desarrumada para o dia seguinte. Lave a louça ou coloque-a na máquina. Limpe o fogão passando um pano húmido e varra a cozinha. Vai ver que quando for altura de uma limpeza mais profunda tudo será mais rápido e simples.

3 – Não acumule máquinas para fazer no fim de semana

Tal como muitas outras coisas, é muito mais simples ir fazendo máquinas de roupa à medida que vai enchendo o cesto da roupa, do que deixar tudo para lavar durante o fim de semana. Não acumule e vá lavando o que for necessário durante a semana. Aproveite também para ir passando a roupa e não deixe acumular. Custa muito menos passar 1 máquina dia sim dia não, do que ter 4 máquinas de roupa para saber durante um sábado à tarde em que poderia estar a fazer outras coisas.

4 –Limpezas regulares

Também nas casas de banho não deixe tudo para a limpeza semanal. Durante a semana vá passando toalhitas de limpeza para eliminar a sujidade das pastas de dentes ou do creme da barba nas bacias e torneiras. Aproveite e passe também a swiffer no chão para apanhar cabelos e outras sujidades.

5- Antes de se deitar arrume a sala

Quando apaga a televisão e finalmente vai para a cama, sacuda as almofadas do sofá e coloque-as no sítio. Arrume e dobre a manta. Leve a louça suja para a cozinha e coloque-a na máquina. Empilhe as revistas em vez de as ter espalhadas e junte os papeis todos num sítio.

6- Limpar o pó e a  regra dos 15 minutos

O pó vai-se acumulando durante toda a semana. Para evitar passar um dia inteiro nas limpezas, aproveite 15 minutos todos os dias para limpar o pó de uma das divisões da casa. Hoje a sala, amanhã o quarto e depois o escritório. Se lhe sobrar tempo aproveite ainda para aspirar.

7 – Incentive as crianças a arrumarem as suas coisas

Ensine os seus filhos a manterem também o quartos deles organizados. A arrumarem os brinquedos diariamente. A manterem a secretária organizada e a roupa nos devidos lugares. Ensine-os a colocarem a roupa suja para lavar e a arrumarem a roupa deles depois de usada e a fazerem a cama todos os dias.

8 – Papeis no lugar

Para além das limpezas, é também usual perdermos muito tempo em arrumações. Se for mais organizado com os seus papeis poderá ganhar muito tempo. Tente não acumular. Arrume os seus papeis no sítio certo em vez de os acumular na secretária. Deite fora o correio que não interessa (publicidades e panfletos sem interesse) e arquive o que tem de ser arquivado: contas e outros documentos importantes. Na altura de limpar não vai perder 2 horas a arrumar papeis!

9 – Faça um pouco cada dia em vez de gastar um dia do fim de semana em limpezas

Em vez de deixar as limpezas para o fim de semana – isto se não tiver alguém que a ajuda com esta tarefa – tente algo de novo. Todos os dias limpe uma divisão da casa. Às Segundas as casas de banho, à terça a cozinha, à quarta os quartos , à quinta o escritório e à sexta a sala. Deixe assim de ocupar o fim de semana com estas tarefas e dedique mais tempo a usufruir da sua casa e da sua família.

10 – Organize um horário e esquema de Limpezas

Comece por estabelecer um esquema e um horário para organizar as suas tarefas de modo a poder fazer um pouco em cada dia e mesmo assim ter tempo para si e para a sua família. Inclua o marido e as crianças. Certamente que haverá tarefas para todos e a partilhar tudo será mais simples e rápido.

37 respostas

  1. Muito útil este post. Obrigado!!!Por acaso deixei de fazer a limpeza ao sábado, acabava por ser desgastante deixar tudo para um dia, e ficava com o fim de semana encurtado. Agora tive um segundo filho é impensável fazer tudo num dia…Já tinha postado um texto no meu blogue sobre a maneira como me organizar quando começar a trabalhar…e este é muito últil…vou seguir. também me pode seguir em yummyvsmummy.blogspot.pt

  2. Bom, quanto a não sair da cama sem fazer a cama… desafio todos os leitores a tentar fazê-lo… mas parece-me difícil 😉

  3. Olá Joana também faço assim em casa este ano meti na cabeça que tinha quee existir regras sobretudo as da limpeza fazia semanal passava o fds todo a limpar e arrumar e passar a ferro agora fiz uma tabela de tarefas cada dia é uma divisão e passar a ferro duas vezes por semana e muito mais agradavel o fim de semana, a minha princesa tem 4 anos e adora ajudar nas limpezas e arrumar partilho da opinião que é de pequenino que se começa a ter gosto pelas coisas.beijinhos

  4. Obrigada pelas dicas… eu já faço isto tudo, sempre me acehi um pouco exagerada, mas vendo bem, faz todo o sentido

    1 beijinho

  5. Essas ideias parecem-me muito úteis…
    Faço a salvaguarda que a cama deve arejar pelo menos 1h, ou deixar esfriar completamente, antes de ser feita, por causa dos ácaros e alergias. Se conseguir sacudi-la todos os dias tanto melhor.
    Gostava de conseguir ser assim, mas com 6 pessoas em casa, e um horário de 10 horas diárias não é muito viável….

  6. Boas dicas. O melhor conselho teu, que tenho tentado seguir, é o planear as refeições, poupo muito tempo, evito compras desnecessárias e corridas à última da hora. Obrigado.

  7. Confesso que o mais complicado está a ser arranjar ajuda para a organização de casa. Com horários rotativos e só uma pessoa a tratar da maior parte das coisas torna-se cansativo e desgastante. Existirá alguma receita milagrosa para pôr o outro lado "a mexer"? Desculpe o desabafo…
    Visito o seu blog todos os dias e tem sido uma inspiração para mim!
    Obrigada 🙂 e um beijinho!

    1. Já encontras te a receita milagrosa ? Bem preciso.. LOL
      Eu adorava conseguir as dicas mas tenho um filho de 2 anos que ainda não me faz as noites, e não me deixa fazer nada.

  8. Muito boas ideias! A parte do fazer a cama é que não posso cumprir…tem de ficar a arejar por causa dos meus amigos (not) ácaros 🙂

  9. As ideias são boas, eu até faço planos para as limpezas, mas sofro de um grande mal que é preguiça e então vou deixando andar..mas ando a tentar inspirar-me nas tuas ideias 😉

  10. Faço tudo isto, excepto fazer a cama antes de sair de casa, não gosto, tem que ficar um bom tempo com a janela aberta antes de ser feita e para isso não há tempo, mas o resto faço sempre ponto por ponto e no entanto ao sábado pareço sempre a Gata Borralheira. No entanto, ao domingo não faço NADA, o dia é inteirinho para aproveitar os meus homens (tenho 3).

  11. Concordo com as tuas dicas.
    Faço a maior parte das coisas mas também pode ser porque sai de casa dos meus pais à apenas 3 mesitos lol, então a febre por fazer tudo ainda anda aí. lol
    Estou a brincar, sempre tive esses hábitos mesmo em casa dos meus pais.
    A minha mãe faz muita coisa que aconselhas.
    Um beijinho

  12. O meu marido goza comigo por causa do ponto 1. A cozinha pode estar de pantanas, a sala cheia de brinquedos espalhados… mas a cama tem de ficar feita antes de sairmos de casa! Ou mesmo estando em casa, tem de ficar feita! 🙂

  13. Que engraçado, aqui por casa as coisas funcionam como refere. Pois com uma casa com 7 divisões, 3 casas de banho, cozinha, garagem, lavandaria e jardim e sem ajuda alguma, teria mesmo que ser organizada. Os meus filhos, já adolescentes tomam conta dos respetivos quartos, limpam , arrumam, aspiram, mudam a roupa da cama, arrumam as suas roupas… e colaboram nas restantes tarefas da casa e o marido também faz alguma coisa. Pelo menos não desarruma, o que já é muito bom. O que para mim é mais importante é estar tudo no lugar certo e arrumado, a limpeza faz-se rapidamente ao longo da semana. Também tenho a vantagem de estar a 5 minutos do meu local de trabalho. Acho que a organização é a melhor aliada de uma dona de casa.

  14. Se está endividado, desempregado, se é empresário e a sua empresa está com dificuldades em cumprir com os compromissos financeiros, o Centro de Apoio ao Endividado tem as ferramentas e as pessoas certas para o ajudar a sair dessa situação, seja a reestruturação dos seus créditos ou da sua declaração de insolvência.

  15. Sentir “Abril” hoje é tão importante, e a democratização da sociedade pode estar em causa com as interferências dos governos na gestão da internet. E como vivemos numa sociedade global, é importante conhecer o mundo global, e essa foi uma das razões para a criação da revista Raia Diplomática…

  16. Eu tb faço assim, as limpezas mais a fundo é que vou adaptando conforme posso e tenho tempo, desde que tive filhos, antes planeava.

    De resto só não faço é a lavagem da roupa, porque tenho a tarifa bi-horaria e tenho receio de me deitar e deixar a maquina da roupa a lavar, porque já apanhei uns sustos de me alagar a cozinha, se fosse durante a noite, nem quero pensar… Por isso nos f.s. a minha maquina não tem descanso, mas se saio é um stress e lá vou fazendo outras fora da tarifa, que remédio.

  17. Óptimas dicas! Confesso que nem sempre é fácil ser assim tão organizada (sou uma desorganizada por natureza mas em luta constante por mudar isso.)

    Um pouco da minha experiência:

    – As máquinas de roupa vão sendo despachadas durante a semana (somos só dois).

    – A cama, tal como algumas meninas já o disseram, fica a apanhar ar mas quando ainda dá tempo fica feita antes de sair.

    – escritório e sala normalmente ficam arrumados… chegamos tarde a casa, nunca temos mto tempo para dessarrumar 🙂 (e também tenho a sorte de ter um marido muito organizado e que deixa sempre tudo no sítio certo!)

    – A casa é pequenina e normalmete as limpezas do pó, casas de banho e aspirar são ao sabado (mas, com divisão de tarefas com o marido, não leva mais do que 2 horas)

    – Passar a ferro é mesmo só ao fim de semana. Tenho bi-horario e aproveito as horas mais economicas (que durante a semana só seria a partir das 24h!)

    Beijinhos e obrigada pela partilha!

  18. Perfeito 🙂 Eu acrescentaria o truque do algodão,ou seja embeber um pouco de algodão com uma colonia a nosso gosto e colocar esse algodão dentro do saco do aspirador,quando aspirarem será libertado um cheirinho muito agradavel por toda a casa

  19. Artigo muito interessante e útil! Já tenho tarefas para fazer, especialmente na cozinha onde passo muito muito tempo a fazer bolos…

    Obrigada pela partilha!

  20. Eu já fiz uma tabela de tarefas diárias, mas, confesso que nem uma semana foi cumprida, mas, agora, refiz essa tabela, depois de ler este post. Fiz de forma a fazer tudo todos os dias no mesmo horário e, da forma como fiz, fico com o fim-de-semana livre que me faz muita falta. Vamos ver como corre!!! Beijinhos!

  21. Tal como algumas meninas, eu deixo as camas a arejar mal me levanto, depois tomo o pequeno-almoço, arranjo-me, arranjo o minorca, entretanto faço as camas (já arejaram mais ou menos 1 hora).
    Em relação ao pó, como sou alérgica ao pó e tenho gatos, comprei um escova pequenina para aspirar o pó. Anda dentro do bolso do avental e quando aspiro a casa faço as duas coisas: aspiro e vou mudando a escova para apanhar o pó maior dos móveis. Depois passo as toalhitas.
    Em relação aos brinquedos do miúdo, eu uso este esquema desde que ele tem mais ou menos 18 meses e é ele que arruma: como ele gosta (e eu também) de brincar na sala ao pé de nós, comprei 2 cestos de vime ou verga onde ele arruma os brinquedos antes de irmos para a cama. Tudo o que vem do quarto dele, vai para dentro desses cestos antes de deitar. Quando começam a ficar cheios demais, levo um para o quarto e arrumo esses (no quarto também é quase tudo cestos dentro de uma estante expedit do ikea), trago de volta para a sala e "alivio o outro cesto). O resultado é que ele está ao pé de nós (em vez de estarmos uns na sala e outros no quarto), o quarto dele está sempre impecável e a sala também.
    Bjinhos

    1. Engraçado, eu tb sou alérgica ao pó e tenho uma gata e um menino! Ele ainda não aprendeu a arrumar as coisas, sabe o que significa "tudo desarrumado" mas eu digo-lhe para arrumar que eu ajudo, mas acabo por fazer eu a arrumação sozinha! Para o pó uso swiffer para ir passando… Mas confesso que a casa está longe de ficar como eu gostaria!
      Bjinhos
      Marlene
      http://donadecasadesajeitada.blogspot.pt/

  22. Já conheço seu blog a mais de um ano, e volta e meia venho visitar para ver suas dicas. Tem sempre alguma coisa nova que faz um baita jeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *