A Páscoa está a chegar!
Eu não sei como é nas vossas casas, mas por aqui a Páscoa também se prepara. Prepara-se a casa, a mesa e celebra-se em família. Para além do borrego ou do cabrito para almoço de domingo de Páscoa, as sobremesas com amêndoas e pão de ló não podem faltar. E são as prendas para os afilhados, e os folares, bombons ou ovinhos para alguns amigos, “compadres” e familiares. E, como não podia deixar de ser a maioria das coisas é feita em casa.
Os afilhados, além de alguma peça de roupa (sempre necessária em miúdos pequenos) ainda recebem uns docinhos caseiros e um folar que adoro fazer. O M. sempre teve o hábito de trocar lembranças nesta altura com os irmãos, e desde que casámos que passei a fazer em casa algumas coisas para oferecer, em vez de comprar ovos ou amêndoas no supermercado.
Para mim, não há Páscoa sem os folares, e uso sempre a receita da minha avó Celeste para os preparar. Gosto de acordar cedo na quinta ou sexta-feira santa. De os amassar e deixar levedar devagarinho bem embrulhados num cobertor ou manta. De os moldar e de os enfeitar com os ovos, e de os ver crescer e dourar no forno. E, gosto de os embrulhar e enfeita para oferecer.
Tal como acontece no natal, há quem espere ansiosamente os nossos folares de Páscoa.
Portanto, se fazem parte do grupo que também gosta de oferecer aos afilhados e compadres uns mimos da Páscoa, porque não aventurarem-se nos folares caseiros? Estão mesmo a tempo de começarem a praticar… A receita está aqui para quem quiser seguir, e nos próximos dias seguem mais algumas sugestões de ideias simples para a Páscoa.
Quem mais aqui prepara a Páscoa?
9 respostas
uma boa pascoa para si 🙂
eu gosto imenso da páscoa! e a tradição dos folares ainda se mantém! 🙂
***
Gosto imenso de folares, até nos temos aventurado cá em casa a fazer para consumo caseiro e têm ficado bons 🙂 Ñ preparo a Páscoa c o mesmo afinco q o Natal, por exemplo e nem há mt a tradição de trocar lembranças com compadres… Mas, como sempre, gosto das tuas sugestões e podem sempre servir p um futuro mais próximo! Bjinhos.
Obrigado pela receita dos folares, não tinha e nunca fiz mas fiquei com vontade de fazer…este ano também não vou comprar lembranças de supermercado para a Páscoa, como faço tricot resolvi fazer algo original, coelhinhos da Páscoa em tricot, assim é uma lembrancinha que fica e não daquelas que se comem e desaparecem…para completar coloquei em alguns coelhinhos um saquinho com meia dúzia de ovinhos de chocolate como se pode ver no seguinte endereço.
http://princesajuju2010.blogspot.pt/#!/2012/03/pascoa.html
Também faço para venda. O coelho grande é para a minha filhota linda, acho que ela vai gostar 🙂
Boa Páscoa!
Que bonito… eu, por cá, criei o hábito de fazer um folar para o meu padrinho para acompanhar as flores para a madrinha no dia de ramos. Sendo o meu padrinho um grande apreciador de carnes comecei por lhe fazer folar de chaves mas também já experimentei um destes (bem mais simples :p).
Mas adorei a ideia do embrulho… super simples e lindíssimo… como aliás já é hábito por aqui 😉
olá mais uma vez uma optima sujestão adoro folar é das recordações mais bonitas que tenho de criança de fazer folares com os meus avós e cozer no forno a lenha… obrigado beijinhos
Bela ideia, que lembrança mais amorosa!
Olá Joana!
Quanto À tua receita de folares tenho uma dúvida….dizes lá para bater bem. è para bater com batedeira??? JUlgava que era para amassar….
Beijo….e, mais uma vez obrigado pelas tuas dicas!
Olá! Foi sem dúvida uma excelente ideia.. Eu e o maridão pusemos maos na massa e fizemos um figurão nesta Páscoa, houve mesmo quem pensasse que eram de compra 🙂 Obrigada pela receita. As coisas feitas por nós e com amor sao sempre as melhores! 🙂