Provavelmente já vos aconteceu ficarem com pena de deitar fora a rama do alho francês. E os talos dos brócolos ou couve flor ou dos espinafres ou de qualquer outra verdura.
Nos últimos tempos passei a guardar todos esses aparentes “desperdícios” num saquinho no frigorífico.Há dias em que os talos dos brócolos e couve flor engrossam a panela da sopa. Mas na maioria das vezes, quando é preciso caldo caseiro para um arroz ou qualquer outro prato, esses desperdícios saem do saco e vão para a panela juntamente com uma cebola e cenoura , água e alguns temperos. E o caldo fica ali a ferver baixinho e é usado em várias preparações – este ultimo foi usado num risotto delicioso.
E assim, para além de evitar usar produtos industrializados, aproveito também os restos que aparentemente só tinham o lixo como destino.(E nada de desperdícios!). Aqui fica a sugestão.
14 respostas
Costumo utilizar a rama do alho francês para fazer sopa mas os restantes de que fala iam para lixo. Uma boa sugestão a sua para fazer aproveitamentos!
Óptima ideia!Gostei muito desta sugestão.
Beijinhos
Já há muito tempo que faço isso. Até os talos (q as minhas filhotas detestam) da alface e couve eu congelo e quando faço sopa, lá estão eles bem passadinhos.
Cristina Coelho
os talos dos legumes congela só assim, s cozer? n se estragam? obrigada. adorei as dicas
olá joana,sigo regularmente o seu blog e comprei o seu livro com muito gosto. ando aqui preocupada com o presentinho que hei-de oferecer às duas professoras das minhas filhas. todos ós periodos lectivos, gosto de lhes oferecer algo original e, de preferencia, feito por mim e pelas miudas. ja ofereci, compotas caseiras, presentinhos de ponto de cruz, plantas embaladas de foma original, objectos com a tecnica do guardanapo… este periodo, não sei mesmo. pensei em si para me ajudar.
o conjunto das maes vai oferecer um presente de mais valor, no qual também participo, claro, mas gostava de seguir a minha tradição e presenea-las com uma coisa mais simbolica mas original.
sugeria um post de "presentes para professoras no final do ano…" lol
Ai mulher, eu só pergunto, como é q tu tens paciência para isto tudo 🙂 (gostava de ser como tu :p)
jocas
Olá Joana
eu também costumo fazer caldo deste tipo, mas de galinha. Quando cozo frango junto uma cebola, cenoura, alho francês e um raminho de tomilho. Depois de tudo cozido retiro o frango e tituro tudo, passo por um passador e congelo em cuvetes do gelo. Depois é só utilizar quando necessário. Neste caldo que fez também tritura os legumes ou não?
bjs
Olá Colher de Pau,
Cá em casa já há muito que a parte verde do alho francês, os talos dos bróculos, da couve flor e as cascas da abóbora (bem trituradas, nem se notam), talos de espinafres ou outros legumes que normalmente iam para o lixo; têm como destino um Tupperware no congelador e, conforme vou fazendo as minhas sopas vou tirando, e vai para a panela mesmo congelado.
Depois de tudo bem triturado com uma boa varinha mágica…. é só vitaminas e um creme super aveludado…
Bjs
Teresa C.
Que óptima ideia! Ahh e a palavra "flor" não tem acento…
Bjinhos
Caríssima,
ajude a malta e explique lá a quantidade de água e de tempo de cozedura. É que há nabas na cozinha, sabia?!
otimas dicas . obrigada
Adorei!
Agora que tenho a panela do pingo doce é meu uso aproveitar tudo, desde os talos dos brócolos, folhagem do alho francês, cenoura bem lavada mas com a pele, etc. Fica uma delícia, cremoso e há nutrientes e boas fibras na casca e folhagens mais duras. Uma boa dieta tem que ter também fibras vegetais…
Parabéns pelo blog.
Obrigado
Agora que tenho a panela do pingo doce é meu uso aproveitar tudo, desde os talos dos brócolos, folhagem do alho francês, cenoura bem lavada mas com a pele, etc. Fica uma delícia, cremoso e há nutrientes e boas fibras na casca e folhagens mais duras. Uma boa dieta tem que ter também fibras vegetais…
Parabéns pelo blog.
Obrigado