Como já devem ter percebido, eu não gosto muito de usar produtos pré preparados, confeccionados ou prontos a usar. Faz-me um bocadinho de confusão usar coisas que eu não sei bem o que levam, e que estão carregadas de nomes estranhos. Os cubos de caldos concentrados raramente entraram cá em casa, e normalmente opto por fazer os meus próprios caldos, que depois congelo e uso quando necessito.
Compro muitas vezes o frango inteiro, e já em casa separo-os em partes: coxas, pernas, assas e os peitos. O que significa que costumo ficar com o osso do espinhaço e os miúdos do frango. Claro que não deito nada fora!
Numa panela coloco essas partes (mas também podem comprar asas de frango ou até fricassé para fazerem caldo!) água, uma cebola, uma cenoura, salsa, e, se tiver, a rama de um alho francês. Tempero de sal e deixo cozinhar em lume brando durante 1h, 1h e pouco.
Depois basta passar por um passados e guardar o líquido em caixas pásticas ou até em frascos de vidro no congelador.
Quando preciso de usar num risotto, num prato de carne, ou até para fazer uma canja rapidamente, basta descongelar directamente na panela ou no microondas. E tenho a certeza que deverá ser mais saudável do que os caldos de compra industriais.
20 respostas
Por acaso desde miúda que vejo a minha fazer um processo semelhante ao teu… por isso eu própria também o adoptei agora. Beijocas
não costumo fazer isso mas vou começar a fazer sim
Obrigada
Paula
Eu ainda tenho uns caldos em cubos para gastar, mas já não compro mais, vou fazer caseiros. A lista dos ingredientes assusta.
Bj
tudo o que seja caseiro é sem dúvida muito mais saudável.
Eu tb faço o caldo (galinha e peixe) caseiro. Detesto sabor a knorr. Mas normalmente não compro nada de propósito. Por exemplo: se comprar peitos de frango no talho peço sempre com pele, guardo-as e congelo-as em sacos de congelar. Vou juntando no saco o que me for sobrando dos arranjos dos frangos, ramas de vegetais (alho francês, aipo), até sementes do tomate (que uso sempre limpo para os cozinhados e saladas). Qd tenho o saco com o suficiente para um caldo, junto a cebola, e mais 1 cenoura e faço o caldo (normalmente nao tenho paciencia é para esperar 1 hora). O mesmo com o peixe: justo umas qtas cabeças e qd tenha 2 ou 3, faço o caldo. É essencial para o risotto (é onde uso mais).
Olá,
Sigo o mesmo processo quer com frango, quer com galinha. Cozo-os (porque depois desfio a carne) e reservo o caldo para congelar, em cuvetes ou caixas, dependendo do fim a que se destinam.
Pelo menos sei que compreendo e conheco a lista dos ingredientes… compensa mesmo. Acho que no início me parecia que dava muito mais trabalho do que comprar a versao industrial, mas nao é assim; é apenas uma questao de organizacao.
Um abraco
Sempre à procura de receitas mais naturais e saudáveis 🙂 Mais uma vez, obrigada por esta ideia.
Se for cozido na panela de pressão, num terço do tempo, será que não fica bom? Se resultar poupa-se muito no gás/electricidade.
Como disse e muito bem eu também costumo comprar os frangos inteiros e em casa arranjo-os separo as pernas, coxas e peitos.
Mas por norma não costumo fazer caldo com o que resta, por isso esta sua ideia sem duvida é muito bem vinda. Continuação de boas ideias e prometo sempre que possa visita-la…
Bjs,
Isabel Campos
http://borboletasevioletas.blogspot.com/
Olá
Fiz uma visita aqui e gostei bastante, mas para não invadir seu espaço ainda não estou seguindo-o, sou nova nas postagens e estou me enturmando para troca de dicas de mak,arte,decoração,iniciativas,criatividade,moda,beleza,saúde,produtos,,,enfim,,tudo que deixa as pessoas mais felizes e realizadas aguardo uma visitinha sua, meu é BLOG assuntos diversos ://gislanepimentel.blogspot.com/ , BLOG Decor (em construção e atualização,mas já no ar,,,hehhe nascendo) http://gdecoredesign.blogspot.com/ ,visite e siga se gostar,,,se seguir me mande comentários que sigo de volta também,bjs GIS
Se congelarmos o caldo nos recipientes proprios para cubos de gelo, fica mais fácil na hora de usar.
Bela dica, ja tinha pensado em fazer o mesmo mas não sabia como o fazer, sabes fazer massa de alhO?
kiss kiss
visitem http://www.replicaspt.com
Também faço sempre os caldos em casa, que seja caldo de galinha, caldo de carne, caldo de marisco, caldo de peixe. Tudo feito em casa. Estou agora a cabar o meu curso de cozinha na escola do Estoril, portanto esse hábitos não se percem 🙂
olá, queria dar a conhecer o meu blog, que ainda está no incio. É um blog sobre o sporting, onde quis homenagiar o André Santos. Mas agora é um local para as mulheres que não percebem de futebol, ficarem a saber umas coisinhas, e mostrar aos companheiros que tambem sabem.
Fica aqui o link, visitem, vão gostar. E ajudei-me a divulgar o blog.
http://andresantosporting.blogspot.com/
obrigada
olá, venho aqui divulgar o meu blog, ainda está no inicio. É sobre o jogador de futebol André Santos do Sporting. Mas tambem fala de todos os clubes. É o blog perfeito para mulheres que querem saber o minimo de futebol.
Vão ate la, vão gostar.
http://andresantosporting.blogspot.com/
Obrigada, beijinhos
"…ou até fricassé"
O que é o fricassé do frango? Pensava que era uma receita de fazer frango (com gemas e limão no molho)..
Só tenho a dizer…
Apoiado!
E saudável também 🙂
Sou leiga (recem casadinha!!)quanto de agua devo colocar para os miúdos de um frango? quando for descongelar, tenho que adicionar mais agua?
Sou terrivel na cozinha, mas eu acho que chego lá um dia.
beijão
aprendizdecostura
EU PROPRIA NAO GOSTO DE KNORRS,MAS NUNCA TINHA PENSADO NISSO,GOSTEI DA SUA IDEIA E VOU PASSAR A FAZER CONCERTEZA E MAIS SAUDAVEL.BJ