Bacalhau com Broa

Com o fim de semana vem sempre mais tempo, vontade e paciência para cozinhar.

Por isso fico mais disponível para receitas menos rápidas.

Foi o caso deste Bacalhau com Broa – a receita habitual das festas numerosas, por ser fácil de preparar e poder ser feito de véspera!

Aproveitei também para acabar de utilizar o miolo da broa que me tinha sobrado desta receita e que estava congelado!

Ingredientes para 4 pessoas:

500gr de migas de bacalhau previamente demolhadas

2 cebolas grandes

6 batatas médias

2 dentes de alho

azeite q.b.

1 folha de louro

sal e pimenta

miolo de broa q.b.

Preparação:

Corte a cebola em rodelas finas e leve-as a alourar em azeite juntamente com o alho picado e a folha de louro.

Quando a cebola começar a querer alourar, junte o bacalhau escorrido e deixe cozinhar 15 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com pimenta e sal, se necessário.

Entretanto descasque as batatas e corte-as em rodelas com cerca de 0.3 mm de espessura.

Leve-as a fritar em óleo quente, sem as deixar ficar demasiadamente louras. Escorra-as em papel absorvente.

Começe então a montar a travessa: coloque na base de um prato de servir que possa ir ao forno as batatas fritas cobrindo todo o fundo. Por cima coloque a cebolada do bacalhau e cubra tudo com uma boa camada de miolo de broa esfarelado. Regue com um fio de azeite e leve a forno quente (200ºC) até a camada da broa estar lourinha.

Sirva com uma salada verde!

Bom Apetite!

Nota: Se preparar este prato de véspera, deixe os tabuleiros já prontos, e no dia, antes de servir é só colocar no forno para alourar a broa!

34 respostas

  1. Adoro bacalhau com broa!!! E este tem um aspecto muito saboroso!!!
    Sigo sempre o seu blog… é uma tentação! Parabéns!
    =)

  2. Este Sábado, almocei Bacalhau com Broa num afamado restaurante do Oeste. Quando lá voltar, recomendarei ao chef, dar uma “vista de olhos” neste blog e descobrir o que é realmente um Bom Bacalhau com Broa!
    Parabéns.

  3. Experimentem fazer esta receita adicionando flôr de bróculo à broa. De uma cabeça grande de bróculo com uma faca de legumes corta-se só as pontinhas (flôr), dá um toque de côr e um aroma discreto aos paladares do bacalhau, celoba e azeite. Experimentem, não se vão arrepender.

  4. Parece muito bom!!! Vou experimentar fazer…mas gostaria de saber se as batatas fritas não agarram ao fundo do tabuleiro quando vão ao forno? será necessário pôr um bocadinho de azeite no fundo de modo a não agarrar?Muito obrigada!

  5. huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

  6. Gosto de cozinha, e de bacalhau em particular, a minha esposa adora bacalhau com broa,resolvi fazer esta receita para ela,ao preparado adicionei espinafres.Ficou divinal!

  7. VOU FAZER HOJE PARA A SEXTA FEIRA SANTA…POH MEU MARIDINHO QUE GOSTA MUITO MAMA E MANA…VAMOS LA VER,FAREI SALADINHA DE TOMATE…E VOU COMPRAR A BROA DAKI A POUCO,ESPERO QUE FIQUE BOM,OBRIGADA PELA RECEITA!!! HAAAAM HAAAAMMM

  8. Boa tarde!
    Uma pergunta: se eu fizer hoje à noite para amanhã pôr no forno a dourar a broa para se comer ao almoço, as batatas que são fritas, não vão ficar intragavéis?
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *