Massa no Forno com Tomate e Mozarella


Esta receita foi inspitada numa receita do livro do Jamie Oliver, Cozinha na Italia – Orchetti com Tomate , Mozarrela e Manjericão – que o M. me ofereceu recentemente.
Foi dia de refeição vegetariana cá em casa e o M. não refilou…pelo contrário é tão boa que nem se sente a falta da carne.
A receita original é feita com orchetti, eu apenas mudei a massa para capeletti.
Ah, e não fiz exactamente o molho de tomate como o Jamie Oliver. Mas de resto é em tudo igual.
Aqui fica como eu fiz!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 lata grande de tomate pelado
1 cebola
2 dentes de alho
azeite q.b.
200gr de capeletti
2 bolas de mozarella fresca
1 chávena de chá de parmesão ralado
folhas de manjericão frescas
sal e pimenta q.b.
piri-piri a gosto

Preparação:

Num robot de cozinha pique a cebola, o alho e o tomate pelado com o sumo da lata. Coloque essa mistura num tacho e deixe levantar fervura. Reduza então o lume para o mínimo, tempere de sal, pimenta e piri-piri moído e deixe cozinhar lentamente em lume brando durante 15 a 20 minutos. Se vir que o molho está a ficar muito grosso junte um pouco de água (o molho deverá ficar solto). No final da cozedura junte as folhas de manjericão partidas grosseiramente e reserve.
Entretanto coza a massa em água temperada com sal e até ficar al dente. Depois de cozida escorra-a e passe por água fria.
Junte metade do molho de tomate à massa, assim como 1/3 do queijo parmesão ralado.
Num tabuleiro que possa ir ao forno coloque uma camada de massa, regue com molho de tomate, cubra com parmesão e com uma camada de mozarella fatiada. Coloque então nova camada de massa, molho de tomate, parmesão e termine com uma camada de mozarella e mais parmesão ralado.
Leve a forno quente até o queijo derreter e dourar.
Sirva quente a borbulhar ou à temperatura ambiente.

Bom Apetite!

26 respostas

  1. a próxima vez que seja noite de jantar vegetariano aí em casa avisa-me com algumas horas de antecedência, para eu ter tempo de aí chegar…. quase que dá para sentir o aroma dessa massa.

  2. Capeletti é um tipo de massa curta,mmeio enroladinha.E quanto ao livro é realmante espantoso, mas eu sou suspeita. Sou fã do Jmaie oliver há anos,e adoro tudo o que ele faz!

  3. olá

    bem tamos quase na hora do almoço…e já ía a tua papoca!!
    para mim a carne não faz diferença nenhuma, já o meu marido não acha muita piadas a paprocas só com legumes!! eh eh

    olha manda me um email osbolosdajuanita@iol.pt que eu explico te isso da glucose e dou te mais umas indicações!!

    beijos grandes

  4. Esse livro é muito giro. Também ando há umas semanas para tentar umas receitas que por lá vi, mas, infelizmente, não tenho tido tempo. A sua massinha está realmente com um aspecto óptimo!

  5. De fã do Oliver para fã do Oliver: as receitas dele são deliciosas, não são? Também tenho esse livro e babo só de o folhear! 🙂

  6. Tudo que tem cheirinho a italiano é apreciado aqui em casa. Essa massa já está anotada para fazer brevemente e sobre o livro na próximo ida a Fnac vou procura-lo. O seu blog é de facto um ponto de referencia. xoxoxo

  7. Devia estar uma delícia! As receitas italianas são as melhores para “disfarçar” a falta de carne.

    O livro é realmente o máximo, mas eu vivia bem sem umas duas imagenzitas que lá estão.

  8. tb tenho esse livrinho, que para além de ter boas receitas, também tenho fotografias lindas de boa comida italiana. essa receita deve ser óptima.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *