Ainda sobre os cabazes de Natal

Tem sido muitos os mails que tenho recebido acerca dos cabazes de natal. Parece que todos ficaram entusiasmados e este ano não querem deixar de fazer os cabazes.

Os cabazes começaram a ser feitos com alguma antecedência: as compotas foram feitas à medida que tinha a fruta, e conservam-se perfeitamente de uns anos para os outros. Comecei as fazer as primeiras compotas no verão, na altura dos pêssegos e das ameixas, e as ultimas foram a de abóbora, já em Novembro. Como sabem, é o açúcar que conserva as compotas. Se querem que elas durem mais tempo, é importante não “roubarem” muito no açúcar, e deixarem o doce atingir o “ponto de estrada” (estas indicações estão nas receitas!). É também aconselhável virarem os frascos de cabeça para baixo, depois de prontos e ainda quentes, de maneira a criarem um vácuo natural que permite que o doce se conserve mais tempo. Depois disto, basta arrumar na despensa até à altura de compor os cabazes.

Quanto à marmelada, basta que ao taparem com o papel vegetal o embebam num pouco de aguardante para que não ganhe bolor. E depois deixem secar. Obviamente que quanto mais cedo fizerem a marmelada mais “seca” ela vai ficar. Por acaso eu gosto mais de marmelada mais antiga, do que ainda mole e pouco seca.

As bolachas foram feitas poucos dias antes do Natal – este ano fiz fornadas a partir de 19 de Dezembro até 23 de Dezembro. Fui fazendo ao poucos, pois eram muitas bolachinhas e diferentes receitas. O Daim Caseiro também foi feito cerca de 1 semana antes do Natal.

O azeite e sal aromatizados, a essência de baunilha e o açúcar baunilhado, foram preparados 2 a 3 meses antes do natal para, no caso de serem logo utilizados estarem prontos a consumir.

Quanto à mistura de panquecas, à mistura de chocolate quente e ao Bailyes, como eram coisas que não se estragavam e que podiam ser feitas com antecedência, foram feitas logo no início do mês,ainda antes da agitação característica desta época. Aproveitei também essa altura para decorar as latinhas de bolachas – depois foi só fechar -, e os restantes recipientes como os frascos de compota, de azeite, de sal…

Ao longo do ano vou guardando os frascos, as garrafinhas e as latas para depois reutilizar.

Quanto aos cestinhos e caixinhas onde depois coloco tudo, costumo ir comprando ao longo do ano, aproveitando os saldos de lojas como a Zara Home, Casa, … Também recorro muitas vezes às lojoas chinesas, pois têm sempre este tipo de coisas a preços muito acessíveis.

As fitas e o papel celofane para fechar os cabazes compro em retrosarias, papelarias, loja chinesa, mas também aqui vou comprando à medida que vejo coisas giras.

Depois é só perder umas horas a fechar os cabazes, colocar as etiquetas e já está!

Deixo-vos então, meramente como sugestão, uma indicação do que compunha os meus cabazes. (Que eram de diversos tipos, para diversas pessoas):

Caixas vermelhas de Natal: garrafa de vinho + taça de marmelada + azeite aromatizado + Geleia + compota + sal aromatizado

Caixas pequenas: mistura para panquecas + compota + receita para fazer as panquecas

Cestinhos mais pequenos: Daim caseiro + mistura para chocolate quente + mistura para panquecas + compota + marmelada

Cestinhos maiores: Bailyes caseiro + lata com bolachinhas + mistura para panquecas + azeite aromatizado + essência de baunilha + açúcar baunilhado + Daim caseiro + compota

Saquinhos de Organza: compota

Saquinhos de papel pequenos: bolachinhas decoradas

Saquinhos de papel maiores: compota + bolachinhas decoradas

Latinhas decoradas: bolachinhas

Caixas Verdes de Natal: saquinho com bolachinhas decoradas + azeite aromatizado + latinha com bolachas + marmelada + compota

Espero ter ajudado a organizarem-se para o Natal deste ano!

8 respostas

  1. Está tudo muito bem explicadinho, obrigada 🙂 Este ano fiz alguns, mas mais simples. Para o ano vou inspirar-me nas tuas ideias :)) Beijinhos.

  2. Adorei todas as suas ideias! Obrigada pela partilha! Bem Haja, como se diz na minha aldeia da Beira.A do Chocolate tinha-me passado ao lado, mas já fui ver e vou tirar a receita. Bjs. Bombom

  3. Parabéns pelos seus blogues. Só hoje é que os descobri, através do FB. São muito interessantes e com óptimas ideias e inspirações para quem é amante das artes manuais e afins.

    No ano passado e este ano, também fiz uns cabazes de natal, mas nada que se comparem com estes. No ano passado só tive tempo de fazer as caixinhas para o chá. Este ano fiz os biscoitos e umas caixinhas em papel, a fazer lembrar as caixinhas das padarias de antigamente, com o papel pardo.

    Mais uma vez, obrigada pela sua partilha.

  4. São óptimas ideias 🙂

    Já agora, adorei o blog!!!

    Muito inspirador!

    Precisava de lhe perguntar o seguinte: fala em frascos esterilizados para as compotas, como é que se optêm? Pode-se reutilizar frascos? E quanto tempo dura uma compota em média?

    Obrigada

  5. olá boa tarde acabei de ver nas noticias.
    Pode nao acreditar mas juro por Deus que a minha ideia de prendas este ano eram mesmo essas, dos cabazes.
    Ass: marisa Abreu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *