Uma Mesa Composta

No sábado passado combinamos um almoço em cima da hora com o Tio L. e a Tia M. Não houve tempo para grandes preparações, mas mesmo assim tudo ficou bonito e composto.

Enquanto preparava o almoço e um bolo de chocolate para sobremesa, o M. ficou, como habitualmente encarregue de pôr a mesa. Usou uma toalha preta da Zara Home, de que gosto bastante e já tenho há algum tempo, e foi altura de estrear os novos marcadores adquiridos nos saldos (1,95€/cada), na loja O Gato Preto. A época dos saldos, como já referi várias vezes, é ideal para comprarmos alguns mimos também para a casa, como pratos e copos, acessórios de mesa e de decoração, toalhas, individuais, marcadores… Na mesa estão também uns copos de vinho de pé, que o M. adora, e que custaram 1€ cada no IKEA.

E como não houve tempo para preparar nenhuma outra entrada, houve queijo curado de ovelha, paio de porco preto,  requeijão de seia caseiro da prima I. com doce de abóbora e nozes, requeijão e pão alentejanos e ainda umas azeitonas temperadas.

Umas entradinhas saborosas e rápidas e uma mesa bonita são duas excelentes razões para que os convidados se sintam bem recebidos e que o almoço corra bem!

33 respostas

  1. Que bonita mesa! Concordo com o que diz que uma mesa bonita faz com que a refeição corra bem, quando os nosso convidados vêm uma mesa posta com cuidado e esmero, sentem-se lógicamente bem-vindos, depois o prato principal até pode ser o mais básico do mundo, sabem logo de inicio o quanto são queridos na nossa casa.

  2. A mesa está linda, muito elegante, no entanto há um erro na colocação dos talheres de sombremesa: o garfo é colocado voltado com os dentes para a direita, nunca alinhado no mesmo sentido que colher… são pormenores que fazem toda a diferença e arruinam uma mesa…
    Sara

  3. Cara Sara:

    Quando não se utiliza faca de sobremesa, como foi o caso, o cabo do garfo coloca-se virado para a direita (na mesma direcção da colher), uma vez que vai ser usado pela mão direita.
    Mas tem razão naquilo que diz. Não há nada pior do que uma mesa mal posta! Arruína toda e qualquer elegância.

  4. Para um almoço em cima da hora, está com requintes de festa programada há meses ;o))) Muito bom! Adorei o efeito da toalha preta e fiquei com vontade de comprar uma ;o))

  5. Desculpe voltar a referir o assunto, mas mesmo não usando faca de sobremesa, o garfo é colocado desalinhado da colher (com os dentes para a direita)…para quem não sabe, basta fazer uma pesquisa na net…
    Sara

  6. Cara Sara:

    Por acaso não encontrei na internet nenhuma referência à disposição de talheres de sobremesa sem faca.(o que não quer dizer que não exista!)
    Continuo a colocar assim os talheres de sobremesa quando não uso faca, pois não faz sentido pegar no garfo pela esquerda para o segurar com a mão direita.
    E creio que li acerca deste assunto num livro de etiqueta referente a novas regras de etiqueta – adaptadas aos tempos mais actuais.

  7. Aqui vai um link que pode ajudar:

    http://coisinhasdafamilia.blogspot.com/2010/06/como-colocar-mesa.html

    ou então basta colocar no google imagens "como colocar talheres de sobremesa" e encontrará fotos elucidativas…

    E creio que as regras de etiqueta, mesmo as adaptadas aos tempos actuais seguem os imperativos dquilo que sempre foi "etiqueta" (excepção feita à colocação do guardanapo) que, como deve saber, varia consoante os países.

    Sara

  8. Cara Sara:

    Realmente não me lembrei de fazer pesquisa por imagens.
    Posso realmente ter feito confusão com aquilo que penso que li. No entanto continuarei a fazer assim (apenas quando não uso faca) porque faz mais sentido, pelo menos para mim. Aliás, este post não era sobre como colocar uma mesa, portanto parece-me irrelevante continuar a discutir esse assunto.
    Eu sei que devemos cumprir as regras de etiqueta, principalmente quando recebemos em casa, mesmo que seja apenas a família e os amigos, e é isso que tento sempre fazer. Mas, em ultima análise, a nossa casa é onde nos devemos sentir confortáveis e felizes, e o garfo assim faz-me sentir mais "confortável".
    E como não recebo o Presidente da República, nem a Raínha de Inglaterra, parece-me que esta "facadinha" na etiqueta não é assim tão grave. De qualquer maneira muito obrigada pela sua informação e pelo tempo que dispôs para provar que eu estava, ou melhor estou, a cometer um erro.

    Joana Roque

  9. Descobri por acaso o seu blog e, francamente , achei as matérias extremamente interessantes, focadas no nosso cotidiano. Tive o prazer de o percorrer até quase ao início ( é muita leitura para um dia só), e, até ao momento, só posso elogiá-la. Vou começar a segui-la.
    Dar-me-ia imenso prazer se me visitasse.
    Bj, Nina

  10. Já folheei o livro "feito em casa!, babei!!!! não o comprei imediatamente porque é fim de mês e a coisa esta dificil, mas em março já cá canta!
    è maravilhoso! até o garfismo do livro é lindo! Muitos, muitos Parabéns!

  11. Num daqueles fins de tarde em que todos se lembram de querer qualquer coisa do shopping, aproveitei a confusão entre miúdos e graúdos e disse ao J., "vou á fnac espreitar uma coisita e venho já!(Yuupii!)"
    Folheei e comprovei o que esperava..não resisti! 😀
    Sorridente disse-lhe, já por casa, "sabes aquele blog que falo sempre? saiu na 2ª (enquanto mostrava o meu livro novo)..
    Parabéns pelo sucesso garantido! 😀
    Mesa LINDA, óptimo gosto! Nada como o conforto de nossa casa no bem receber!!! 😉
    Já animei..:D

    bjns

  12. Engraçado, hoje estava a ver a tvi mais própriamente a ver o "Você na tv" e quando olhei para si (mesmo sem saber) pensei que era a dona deste blog, qual o meu espanto quando dizem que um dos seus blogs era mesmo este! lol

    Achei demais..fiquei a conhecê-la! 😀

    Adoro vir cá e ver as suas ideias e ainda para mais com um livro, vou ter que o comprar porque bem preciso da sua ajuda! 🙂

    beijinhos e obrigada 🙂

  13. Adorei ver o seu à vontade frente às camaras de televisão!!!!Parabens!!!só tive pena não ter visto do principio…..Gostei tambem mto das suas sugestôes!!!PARABENS!!! e mto SUCESSO!!! é bom ver gente nova com tão boas ideas!!!!obrigada

  14. Bom dia… descobri o seu site graças ao seu livro que adorei e encontrei no meu fim de semana à Lisboa… sou fã de cozinha e art de la table…gostaria de saber onde encontrou os seus talheres que acho o maximo ?

    Obrigado de Paris e esperando a sua resposta

  15. Olá,a mesa está linda. Estive uns tempos ausente estou a actualizar-me agora,gostava de saber qual o livro de que comentam,e se continua com o programa na SIC Mulher?

  16. Desculpem a intromissão na "discussão" do cabo do garfo de sobremesa!
    No blog indicado pela Sara há uma contradição, a imagem mostra o cabo do garfo oposto ao da colher, mas na "legenda" da mesa diz : "talheres para sobremesa: acima do prato, com o cabo para a direita". E então, em que é que ficamos?
    Parabéns Joana, as suas receitas e dicas têm sido muito saborosas e uteis!
    Rui Agante

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *