Plante as suas próprias Ervas Aromáticas

Se eu, mata-plantas assumida, consigo manter algumas ervas aromáticas na minha varanda, então, qualquer pessoa consegue!

Tenho um vaso de hortelã que a minha avó me deu há já 5 anos, e ela cá continua. Entretanto, a natureza encarregou-se se “enviar” sementes para um outro vaso com terra que estava ao lado, o que significa que agora tenho dois vasos com hortelã. E ela cá se vai mantendo, mesmo com as minhas regas sem regra, e com o sol abrasador que lhes vai batendo. A hortelã deve mesmo ser muito resistente, pois mesmo quando parece que está a secar, acaba sempre por voltar a rebentar e consigo ter hortelã – que adoro- o ano todo.

Para além da hortelã tenho também um vaso com louro que veio de casa dos meus sogros mas que também se vai mantendo há alguns anos, e um vaso de tomilho, que veio recentemente cá para casa já bem desenvolvido.

Também já tive alecrim, que morreu (eu disse que era mata-plantas) durante umas férias em que a minha irmã ficou encarregue de regar as plantas (a falta de jeito deve ser de família!).

A salsa e os coentros são demasiado sensíveis para a minha falta de habilidade e apesar de já os ter semeado mais do que uma vez, acabam sempre por não se desenvolver muito acabando por sucumbir em algumas semanas. E o manjericão também acaba por ter o mesmo fim…

Mas mesmo assim, as mais resistentes, são sempre uma boa adição ao canteiro das ervas aromáticas e são uma excelente maneira de termos ervas frescas e deliciosas para usar nos nossos cozinhados.

E não é preciso muito espaço: um parapeito de janela ou uma varanda pequena são suficientes. E depois precisam de cuidados, paciência e dedicação.

Eu ainda não desisti de ter mais ervas aromáticas aqui por casa, e com esforço e dedicação tenho a certeza que vou conseguir. É que adoro usar ervas aromáticas nos meus cozinhados, e acho o preço de uma embalagem de ervas frescas em qualquer supermercado um bocadinho exagerado.

Haverá algo melhor do que colher as nossas próprias ervas?

25 respostas

  1. Eu este ano resolvi fazer uma pequena horta, onde também tenho as ervar aromáticas.
    Os coentros espigam muito depressa, e já é a segunda tentativa, o manjericão está enorme, e vou apanhar para secar e depois picar.
    Realmente dar 0.70€ ou mais por uma mão cheia de ervinhas é um balúrdio.

  2. a minha horta cresce de vento em poupa, tenho um pouco de quase tudo ( salsa, oregãos, alecrim, menta, mangerona, hortelã, aboboras, tomates, alfaces, pimentos, limões, alho francês, alhos, alfaces), me me permitir queria lançar um desafio utilizações da mangerona… tneho no quintal grande e bonita mas além de desfrutar do seu cheiro quando rego não t0neho feito nada mais….

  3. Já tenho este sonho há algum tempo e ainda ñ me propus a concretizá-lo, mas acho q está p breve 🙂 Concordo ctg: as ervas aromáticas são bastante caras…

  4. Também tenho uma hortinha em casa… e este fim-de-semana até pensei o pior com este calor e eu não estando em casa…Mas lá se aguentaram…
    Tenho tomilho, hortelã, menta, poejos, salsa, alecrim e cebolinho…
    Agora vou plantar coentros e vamos a ver como tudo corre… é tão bem irmos à varanda e tirarmos as nossas ervinhas para a nossa comida. Gosto muito. Beijinhos

  5. Olá Joana,

    Aconselho também o cebolinho que é muito resistente! Eu tb sou uma desgraça com as minhas plantas aromáticas mas o cebolinho tem-se revelado um sobrevivente 🙂

  6. Eu vivo numa casa arrendada, mas tinha um quintal completamente desprezado pelos antigos inquilinos. Eu e o V. pusemos mãos à obra e agora tenho courgettes, pimentos, tomates, cenouras, alfaces, repolhos, couves de bruxelas, couve galega e espinafres a crescer. As ervas aromáticas estão em vasinhos. Com a crise temos de pensar na vida. Beijinhos

  7. Olha… eu me empolguei um dia e comprei umas semenstes pra plantar numa jardineira que tbm comprei no mesmo dia… Plantei morango, plantei alface, plantei cebolinha e nada nasceu!!!!
    Ai pensei, bom, vou plantar feijão né, ja que esse nasce até em algodão, vc acredita que nem meu feijão nasceu?
    Depois dessa… prefiro ver a horta alheia!

    😉

  8. Ainda por cima..as ervas aromáticas do supermercado…não aguentam nada e não tem aromas :S

    Boa ideia!
    Que tal um manual de como as cultivar? 😀
    Aceitam-se dicas!! 😉
    Beijinhos **

  9. Ahhhh… eu também tenho minha hortinha aqui na varanda e acho uma delícia usar ervas frescas na cozinha… hummmm… 🙂
    Tenho salsinha, cebolinha, alecrim, morangos e até um pé de romã e figos… (e minha varanda tem uns 2m x 1,5m)…
    beijinhos e tudo de bom com suas ervas!

  10. Eu sou igualmente uma mata plantas… lols
    no outro dia meti um taule de hortela num vaso nem tinha raiz nem nada e não é que tá lá todo verdinho a rebentar
    Tenho tb noutro vaso salsa, mas ta toda espigada e cheia de sementes…
    Estas ideias são fantásticas
    Bjs dos Açores

  11. Também pertenço ao clube de mata-plantas! Felizmente, o maridinho cuida delas. Limito-me a fazer uso das ervas que plantámos.
    Beijinho

  12. Melhor que plantas aromáticas só mesmo uma horta com um pouco de tudo. Desde que trocámos de casa que tornei esse sonho realidade, e nada supera o sabor dos frutos na devida altura ou a durabilidade de uma alface nossa 😉

  13. Olá! Confesso que já experimentei, diversas vezes, mas ás vezes não se aguentam muito.
    No entanto não desisto, neste momento temos cá em casa alecrim e hortelã 🙂

  14. Olá !

    Eu também tenho uma as minhas ervinhas aromáticas na varanda, e adoro! É muito bom ter salsa, coentros, hortelã e mangericão, sempre à mão ! Ontem colhi os primeiro 10 tomatinhos cherry e mais dois dias vou ter os primeiros pimentos! Cá em casa estamos a pensar em aumentar este cultivo de varanda !

  15. Olá… Há outra vantagem boa no aspecto de cultivar as plantas aromáticas no parapeito da nossa janela… são as ideais para as meninas grávidas não imunes à toxoplasmose!
    O meu parapeito da cozinha é uma perfeita hortinha 🙂
    Beijinho.

  16. Olá Joana 🙂
    Nada como colher no momento um pouco de ervas para o que se está a preparar na cozinha 🙂 Eu tenho (há pouco tempo, mas já não "vivo" sem elas) tomilho, mangericão, cebolinho, hortelã, hortelã-pimenta e erva-cidreira, coentros e salsa…. lá vou regando e cuidando conforme posso…às vezes também me esqueço, mas ainda não faleceram… 🙂 Ainda vou tentar arranjar mais umas…no pingo doce e outros supermercados vendem em vasinhos e depois é só colocar em vasinhos maiores! 🙂
    Bjs

  17. Eu gostei muito dos comentários das dicas, mais eu gostaria de saber onde comprar as mudas pois ja plantei varias sementes e não nasceram. A única que tenho que também comprei em vasinho foi a hortelã que por sinal esta linda.Moro no Rio e gostaria de saber onde posso encontrar mudas dessas ervas. Muito obrigada pelo carinho.

  18. Olá Joana, na varanda cá de casa, um 3º andar virado para o mar, já temos tomate, nabiça, manjericão, cebolinho, salsa, coentros e hortelã pimenta. Uma pequenina horta improvisada que tem dado uma frescura e cor diferentes aos pratos que experimentamos.

  19. Adorei o seu blog e já está no meu blog para as pessoas que me visitam o seguirem,porque acho que tem dicas muito interessantes

  20. Bom dia tenho umas questões a colocar!
    Qual o tipo de terra que utilizam e o enchimento do vaso, e se utilizam algum tipo de adubo ou vitamina que não seja prejudicial à saude! Obrigado e cumprimentos.
    Pedro Correia
    pedros16@gmail.com

  21. Eu também sou uma mata-plantas mas esforço-me para manter a minha mini horta viva. Só a minha hortelã é que não pega 🙁 Regas com muita frequência esta erva? é que não sei mais o que lhe faça..

  22. Eu tambem tenho a minha horta no meu mísero quintal. Eu deveria dizer no quintal dos meus cães. Acho que ervas aromáticas e cães não se dão muito bem. Eu bem tento comprar os vasinhos no pingo doce mas, há logo alguem que acha melhor pôr as raízes ao sol e eu, como sou muito cuidadosa (Ah! Ah! Ah!) só vejo alguns dias depois. Mesmo assim lá está a famosa hortelá,a erva cidreira, tentei agora o caril e a lúcia-lima…mais é quase impossível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *