Panquecas Rápidas

Quando era mais miúda, gostava de chegar a casa depois da escola e fazer estas panquecas para o lanche. A receita é básica e é uma mistura entre panquecas e crepes. São deliciosos com açúcar e canela, mas também ficam bem com compotas ou mel.

Voltei a fazê-las num dia de chuva e vento e foram a minha companhia enquanto observava a chuva a cair. E enquanto as comia foi como se voltasse ao passado e recordasse os meus colegas de escola, os professores, as aulas, os intervalos e as “preocupações” que tinha na altura. Era tudo tão mais simples e fácil de resolver. Porque será que tínhamos tanta vontade de crescer e ser adultos? Agora nada é tão simples e linear como nos parecia na altura, mas a mim, valem-me as panquecas para um regresso ao passado e trazer de volta as coisas simples e despreocupadas.

Ingredientes para 4 panquecas:

75g de farinha

1 ovo

200ml de leite

40g de açúcar

canela e açúcar em pó para polvilhar

sumo de limão q.b.

Preparação:

Misture o ovo com a farinha, o açúcar e o leite até obter uma massa lisa e homogénea.

Leve uma frigideira ao lume untada com um pouco de óleo ou manteiga e coloque uma concha cheia de massa até cobrir o fundo da frigideira. Deixe cozinhar de um dos lados, até ficar dourado, e vire a panqueca com a ajuda de uma espátula para cozinhar o outro lado.

Retire para um prato e polvilhe ainda quente com a misture de açúcar e canela dobrando-o depois em quatro.Repita até esgotar a massa.

Coloque as panquecas num prato de servir e regue, se gostar, com um pouco de sumo de limão.

Sirva ainda mornas ao lanche com uma chávena de chá.

Bom Apetite!

35 respostas

  1. Hum… com o mau tempo que está, sabiam bem com uma chávena de café, a ver a chuva a cair e não ter que sair de casa para ir trabalhar 😉

  2. Por que razão queremos tanto crescer e ser adultos? Acho que é porque o ser humano nunca está contente com nada…
    Também gosto muito de panquecas, mas mais grossas.

  3. É tão bom poder lembrar esses momentos através de sabores e cheiros…queremos crescer depressa, agora queríamos poder ter aproveitado um pouco melhor…lembra-me a música do António Variações… 😉
    Belas panquecas, levo a receitinha
    Bjs

  4. Panquecas e crepes não são a minha especialidade. Mas estas apenas salpicadas com açucar e canela estão mesmo a pedir para serem feitas e saboreadas. Quem sabe este fim de semana.

    Obrigada

    bj
    rosa vouga

  5. Olá adorooooo mesmo, mas eu chamo crepes a isto 😡 está correto ? panquecas associo a todos os ingredientes que aqui tem mas misturo sal e raspa de limão e mais farinha, para ficar espesso. Estarei errada ? lol beijinhos

  6. É verdade Joana, qd somos miúdos pensamos q a vida dos adultos é q é fixe… Há vantagens, claro, mas nada cm ñ ter preocupações e só a escola ser a nossa 'dor' de cabeça… Bjinhos.

  7. Na simplicidade das coisas, os sabores mais genuinos, as recordações de infância.Não admira ser "visita" frequente deste blogue!
    Obrigada pelas deliciosas ideias!

  8. Ótima receita,

    Realmente panqueca é muito bom, e a receita parece ser simples e fácil, gostei da ideia da canela.. irei fazer para experimentar.

    Parabéns

  9. realmente é uma mistura entre crepes (pelo menos na apresentação) e panquecas! Ma sobretudo é uma receita que aviva memórias. Isso é o melhor…
    Babette

  10. Finalmente encontrei as panquecas da minha infancia…docinhas…agora já a minha filha pode disfrutar a confeciona-las…e eu a come-las hehehe…

  11. Obrigada pelo maravilhoso Sábado que me propocionaste… muitas panquecas e outros mimos… tão bom!!! ;-DDD
    Boa semana!!!
    P.S. Apenas adicionei uma colher de manteiga ao preparado e estavam divinais!!! ;-DDD

  12. Quando era mais nova passava as minhas tardes das férias a cozinhar crepes com o meu primo! 😀 Chegou a uma altura que já éramos craques a fazer crepes! Receita simples, rápida mas muito boa mesmo! Aconselho com uma boa de gelado de baunilha e regado com mel de eucalipto.

  13. Ritinha es super buuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuurraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *