Bolo de Nozes, Figos Secos e Passas

Os eletrodomésticos cá de casa só podem andar embruxados! Primeiro foi o secador (que o habilidoso do pai lá conseguiu arranjar) a varinha mágica (que não teve salvação possível e aguardo uma nova para o natal!) e a saga da pá da máquina do pão (que o tio João, com a sua arte e engenho, lá conseguiu resolver o problema e temos a máquina tão funcional como até aqui.) Agora, foi a vez da caldeira, do termo- ventilador e da cafeteira elétrica. Não há paciência para tanta avaria… A caldeira felizmente dá água quente, mas não liga o aquecimento central. Não me tem feito ainda muita falta, que eu fico bem no sofá “apenas” com o saco cama e a botija de água quente. O termo- ventilador foi-se. Puff, deixou de funcionar e sem volta a dar-lhe a não ser comprar um novo. No caso da cafeteira elétrica, o habilidoso pai, lá a tentou ressuscitar, mas nada a fazer.

Não sei que mais falta avariar…. E no fim-de-semana não há outro remédio senão comprar um novo termo –ventilador e uma cafeteira elétrica. Neste momento sinto-me quase na idade da pedra, a ter de aquecer água no fogão…Acho que demorou quase tanto tempo a ferver a água para o chá no fogão, como demorei a fazer este bolo….

Ingredientes:

150g de açúcar amarelo

150g de farinha

4 ovos

150g de manteiga derretida

1 colher de chá de fermento em pó

100g de miolo de noz em pedaços

100g de figos secos em pedaços

50g de passas

1 colher de chá de canela em pó

½ colher de chá de gengibre em pó

½ colher de chá de cravinho em pó

Preparação:

Numa taça coloque os ovos e a manteiga derretida. Misture bem e acrescente o açúcar, a farinha, o fermento e as especiarias. Misture bem e acrescente o miolo de mos e os figos em pedaços assim como as passas.

Misture bem e coloque numa forma de bolo retangular previamente untada e polvilhada com farinha e leve a assar no forno a 180ºC, durante cerca de 40 minutos.

Sirva com uma chávena de chá.

Bom Apetite!

20 respostas

  1. Adorei o bolo, aprecio imenso bolos com noz!! Em relação aos electrodomésticos é a mesma história lá em casa, parece que é praga 😛

    Beijinhos*

  2. Tem um aspecto delicioso!… Vou fazer. So espero nao atrair a ma onda electrica que por ai vai (desculpa estou num teclado sem acentos!…)
    um beijo e bom fds
    Babette

  3. Esta receita trouxe-me recordações de infância, pois a minha avó paterna fazia um bolo parecido com este (senão igual) e eu adorava…(e as "pitadas" de cravinho e gengibre fazem toda a diferença.)
    Quanto aos electrodomésticos avariarem todos em catadupa…só posso dizer que…não há coincidências; no Natal de há dois anos em nossa casa avariou o forno, a máquina da roupa, a máquina de secar, a varinha mágica, o esquentador…nós não queríamos acreditar, parecia "bruxedo".E não, não era o caso de serem máquinas todas com a mesma idade e o mesmo tempo de uso; é que há coisas mesmo estranhas!
    Raquel

  4. Olá, olá…

    Passei para ver as novidades e para te desejar um excelente fim-de-semana, com muitas criações apetitosas…

    Até breve….

    Beijinhos

  5. Que bom aspeto o bolo! Em relação aos eletrodomésticos, tente ver se não há um problema de corrente elétrica. Já me aconteceu isso: um pico de corrente queimou-me alguns aparelhos. Bom fim de semana!

  6. Não desanimes, o natal está a chegar e podes sempre pedir ao 'pai natal' p renovar o stock de alguns electrodomésticos 🙂 Ao menos um bolinho saboroso com um chá p afogar as mágoas 🙂 Bjinhos e bom fds!

  7. Txiii, parece que está complicado… cá para mim eles (os electrodomésticos) acharam que estava na hora da reforma… com esta crise resolveram tirar uma reforma antecipada 🙂
    Quanto ao bolo está perfeito… eu acho que bolos com nozes são fantásticos para esta época (por isso mesmo também fiz um hoje : http://sudelicia.blogspot.pt/2012/11/bolo-de-claras-e-nozes.html)

    Beijinhos (e as melhoras para essas máquinas todas…) 😛

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *