Madalenas de Cacau e Avelãs

É impossível comer apenas uma destas madalenas. Aliás, aconselho seriamente a esconderem as restantes depois de comerem a primeira ou correm sérios riscos de não resistirem a comê-las todas, umas atrás das outras. São uma verdadeira perdição. Outra coisa não seria de esperar de madalenas que sabem a nutella!

São perfeitas para um lanchinho, para acompanhar o café no final de uma refeição e até para oferecer, numa caixinha bonita decorada com papel seda.

Agora que o Natal está aí, é uma alternativa deliciosa para oferecer em vez das habituais bolachinhas, aos tios, avós, amigos ou colegas. Uma sugestão para experimentarem no fim de semana ou darem a experimentar este Natal!

Ingredientes para cerca de 18 madalenas:

(in “Gifts from the Kitchen” – Annie Rigg, página 28)

100g de manteiga derretida

100g de farinha

½ colher de chá de fermento

1 colher de sopa de cacau em pó

25g de miolo de avelãs

2 ovos

80g de açúcar

20g de mel

Açúcar em pó para polvilhar

Preparação:

Triture as avelãs até ficar com uma espécie de uma pasta. Reserve.

Numa taça peneire a farinha com o fermento e o cacau. Junte as avelãs e misture bem.

À parte bata os ovos com o açúcar e o mel até terem dobrado de volume e apresentarem uma coloração pálida. Envolva depois a farinha com o fermento, avelãs e cacau à mistura de ovos até ficarem bem incorporadas. Acrescente depois a manteiga derretida continuando a envolver.

Divida depois a mistura por uma forma própria para as madalenas (previamente untada com um pouco de manteiga e polvilhada com farinha) enchendo-as apenas até ¾ da sua capacidade.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 10 a 12 minutos até as madalenas estarem crescidas.

Retire do forno e deixe arrefecer nas formas alguns segundos antes de desenformar. Deixe-as depois arrefecer sobre uma grelha.

Antes de servir polvilhe-as com açúcar em pó. (Podem ser guardadas alguns dias dentro de uma caixa hermética.)

Bom Apetite!

19 respostas

  1. Também sou uma das persistentes que continua a enviar postais de Natal à moda antiga. De há 8 anos para cá, quando nasceu o meu primeiro filho (depois tive também uma menina ) acompanho sempre por uma foto atualizada dos meninos. Para pessoas que estão longe, é por vezes a única forma de acompanharem o seu crescimento. Aproveito para dizer que adoro o seu blog: todos os dias venho espreitar e já experimentei várias receitas.

  2. Bem, q aspecto delicioso! Vou experimentar fazer com certeza estes dias… E logo vejo se ofereço ou fica tudo cá em casa, hehe! Bjinhos!

  3. Querida Joana, tenho experimentado as suas receitas desde que me ofereceram o livro "Cozinhar, Celebrar e Partilhar". Está a tornar-se um hobby. Ontem experimentei os cupcakes de laranja com cobertura de brigadeiro, mas não consegui que a cobertura engrossasse de forma a não verter sobre os cupcakes. Ficaram igualmente deliciosos, mas esse detalhe faz a diferença. Alguma dica ou conselho? Beijinhos, Inês.

  4. Nham!! Que sugestões deliciosas!! Aproveito também para deixar algumas das minhas dicas de Natal que se encontram numa aplicação que desenvolvi para iPhone.
    Se alguém tiver curiosidade a aplicação chama-se "Tarefas de Natal", o endereço da página web é: tarefasdenatal.aboutweb.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *