Dizem que a idade nos traz sabedoria. Que nos torna mais pacientes, calmos e conformados.A ver vamos o que me reservam os 34.
As últimas horas com 33 anos, foram um verdadeiro teste à minha paciência e calma. E tudo porque já devia saber que fazer um bolo com 6 camadas para comemorar mais um aniversário não é uma opção inteligente. Comecei inspirada e confiante e a coisa até não correu mal. Bolos feitos e com bom aspeto. Recheio de caramelo salgado delicioso. Mousse para rechear satisfatória e cobertura que me pareceu no ponto.
Mas na hora de montar as 6 camadas as dificuldades começaram… Um dos bolos estava um pouquinho mal cozido e o plano alterou-se logo para as 5 camadas. Do mal o menos.
Mas o caos começou já depois do bolo montado e na altura de cobrir o bolo. Cobertura demasiado presa. Bolo a começar a escorregar para um dos lados. E eu prestes a desistir. A dizer mal da maldita ideia de fazer um bolo de 6 – agora 5 – andares. Com (quase) 34 anos devia ter tido a capacidade de perceber que este bolo era muita “areia para esta camioneta”.
O bolo estilo torre de pizza. A cobertura que quase parecia plasticina e podia ser colocada à mão. E eu já de lágrimas nos olhos preste a desistir… Valeu-me o Miguel. Facas aquecida no fogão. Calma (que apesar dos anos continuo sem ter) e depois de mais alguns minutos um bolo apresentável. Com muitos defeitos, nada parecido com a foto que me iniciou nesta aventura, mas um bolo que se pode apresentar mais logo, depois de jantar, à família e amigos. (E que espero que valha a pena todo o trabalho que deu, o desespero que me causou, e as incontáveis calorias que contem…)
A idade não me tornou muito sábia. Nem paciente ou calma. Mas ao menos já fico conformada com um bolo torto. E por já ter 34.
Ingredientes:
(in Olive, Janeiro 2013, pág. 36)
Bolo:
75g de chocolate negro partido em pedaços
2 colheres de chá de café solúvel em pó
100g de cacau em pó
350ml de leite previamente misturado com 1 colher de sopa de sumo de limão (para fazer buttermilk)
375g de farinha
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de fermento em pó
3 ovos
500g de açúcar amarelo
175ml de óleo vegetal
2 colheres de chá de extrato de baunilha
Caramelo Salgado:
175g de açúcar amarelo
120ml de natas
½ colher de chá de flôr de sal
120g de manteiga
Ganache e Mousse:
400ml de natas
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de chá de extrato de baunilha
600g de chocolate negro partido finamente
40g de manteiga
Preparação:
Para o bolo forre 3 formas com 20cm de diâmetro com papel vegetal, unte-as e reserve.
Coloque depois o chocolate partido em pedaços numa taça e verta sobre ele 300ml de água acabada de ferver. Junte depois o café solúvel, o cacau em pó e o leite. Misture bem na água até ficar com uma mistura homogénea. Noutra taça misture a farinha peneirada juntamente com o bicarbonato de sódio e o fermento em pó. Reserve.
Bata os ovos com o açúcar, o óleo e o extrato de baunilha até ficar com uma mistura mais esbranquiçada.
Junte agora a mistura de ovos com a farinha, e acrescente depois a mistura de chocolate envolvendo tudo muito bem.
Divida a massa pelas 3 formas de bolo previamente forradas e leve-as ao forno já aquecido a 170ºC durante cerca de 40 minutos ou até os bolos estarem cozidos. Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de os cortar.
Entretanto prepare o caramelo salgado. Coloque o açúcar num tachinho juntamente com duas colheres de sopa de água e leve ao lume até formar um caramelo, cerca de 8 minutos a ferver em lume brando. Depois, retire do lume e junte cuidadosamente as natas, o sal e a manteiga. Mexa bem e deixe arrefecer completamente antes de usar para rechear o bolo.
Prepare agora a ganache para a cobertura e a mousse para rechear o bolo.
Leve ao lume 300ml de natas juntamente com o açúcar e o mel e deixe levantar fervura. Retire imediatamente do lume e acrescente o chocolate picado finamente e o extrato de baunilha. Mexa rapidamente para o chocolate derreter. Divida esta mistura colocando metade numa taça.
À metade da mistura que ficou no tacho, junte a manteiga e deixe arrefecer – (mas não a deixe ficar tão rija como eu que depois não a consegui barrar no bolo!)
A metade da mistura que colocou à parte numa taça irá formar a mousse para rechear o bolo. Para isso, com a batedeira elétrica bata a mistura durante 1 minuto. Junte depois os restantes 100ml de natas continuando a bater mais alguns minutos e até a mousse ficar presa e mais esbranquiçada. Reserve no frio.
Para montar o bolo todos os ingredientes devem estar completamente arrefecidos. (Senão é impossível de montar o bolo pois começa tudo a derreter.)
Corte os três bolos, de modo a ficar com 6 “discos” de bolo. Coloque 1 dos bolos sobre o parto de servir ( e coloque pedaços de papel vegetal à volta do bolo para não sujar o prato com os recheios e cobertura). Sobre o bolo coloque uma fina camada de caramelo salgado e uma camada generosa da mousse preparada. Coloque uma nova camada de bolo e repita as camadas até terminar com a 6ª camada de bolo. (Tenha atenção para o bolo não ficar muito torto!)
Agora cubra o bolo com a ganache de cobertura, espalhando-a cuidadosamente em cima e nos lados com uma espátula de modo a obter um acabamento liso. (O meu problema foi deixar a ganache prender demasiado e não a ter tentado “deslaçar” com mais um pouco de natas….) Deixe repousar pelo menos uma hora antes de servir.
Bom Apetite!
35 respostas
Muitos parabéns !!! Desejo-te as maiores felicidades. O que importa mesmo é quem está conosco a celebrar 🙂
Beijinho bem doce!
No final, o que importa é que saiba bem, e a avaliar pela receita, de certeza que esse critério foi cumprido 🙂 Muitos parabéns, felicidades!
Muitos parabéns! A idade pelo menos traz-nos uma coisa boa: a capacidade de aceitar os desafios e não fugir deles!! E tenho a certeza que no fim o bolo ficou delicioso!
Beijinhos*
Parabéns! Muita saúde, sucesso e ótimas descobertas culinárias! Beijinho
Olá como vai , estou dando uma passadinha por aqui para ver como tudo anda e aproveito para desejar um feliz natal e muito sucesso , até mais
Um bolo com 6 camadas??? Eu nunca me atreveria. Sou demasiado stressada(e já vou nos 41 lol), se o seu ficou torre de pizza, feito por mim seria mais estilo torre esborrachada.
De certeza que ficou delicioso e que a festa foi memorável.
Os meus Parabéns. Beijinhos
Muitos parabéns, Joana!!
Um dia fantástico para si e que tudo corra pelo melhor, como merece.
Depois de tanta aventura, o bolo deve estar delicioso!
Divirta-se muito e que o seu 35º ano seja memorável!!
Um beijinho.
Ó filha, a idade não é 33,34 anos…a idade é 55,60…você é uma criança!Mas esse seu bolo…é de uma decadência monstruosa!
Parabéns Joana. Às vezes passa-nos assim essas coisas pela cabeça (como de fazer um bolo de 6 andares!!!) e nós achamos que conseguimos tudo, que está tudo controlado! Mas a certa altura…caímos na realidade!
Mas olha, visto daqui, o bolo parece-me delicioso e bem direitinho…ainda que lhe falte um andar. Mais uma vez parabéns.
Bjs Ana
Parabéns Joana…
🙂 No final tudo acabou bem e é o que interessa! 😉
Espero que tenhas tido um dia fabuloso com tudo o que mais gostas junto de todos os que mais amas!
Beijinhos
Parabéns!
E esse bolo deve mesmo ser uma maravilha!
Beijinho*
http://from-pot-to-the-heart.blogspot.com
è maravilhoso…a foto está muito bonita 🙂
Visito quase diáriamente os seus blogs porque acho que são muito interessantes e identifico-me muito com a Joana, e acho engraçado porque fazemos anos no mesmo dia!!!PARABÉNS!!! (O bolo parece muito bom! Já comecei um para logo à noite e também é de chocolate) Maria
A idade não lhe traz o sentimento de já saber tudo e não haver mais nada de novo para experimentar. E isso
é ótimo! Parabéns pelo aniversário e parabéns por continuar a experimentar coisas novas, a lançar a si mesma desafios, mesmo que difíceis, e a dar-nos ideias de novas receitas.
Parabéns Joana!… Espero que conte muitos anos e que nos continue sempre a brindar com as suas excelentes ideias e receitas !… Bjinhos
Parabéns Joana, pelos 34 anos de vida e pelo bolo, que apesar de tudo, tenho certeza deve ter ficado delicioso!!
E no final acho que você demonstrou muita paciência, pois eu já teria desistido na terceira camada…rsrs
Beijinhos e uma ótima semana
Marisa
Muitos parabens!!!
O bolinho (apesar de todos os contratempos) ficou com um aspecto delicioso!!!!
Bjinhos
Su
Muitos parabéns. Beijinho
Muitos parabéns! 😀
O bolo parece delicioso 😀
Beijinhos e um bom resto de dia 😀
Parabéns Joana, beijinhos e continue a repartir connosco as suas ideias e olhe que nestas coisas há sempre algum stress que por mais velho que se seja não passa de todo (eu que o diga).
O ultimo bolo que escolhi para os anos do meu filho foi exatamente o seu bolo fofo de chocolate e ficou uma delicia, mas só tinha recheio e cobertura (o máximo que fiz foram 3 camadas).
Aproveito para lhe desejar um otimo ano 2013.
Antes de mais muitos parabéns!! 🙂 Quanto ao bolo… só de ler fiquei com uma vontade louca de provar.
parabens Joana, que 2013 traga tudo o que deseja. Bjs.
Parabéns. Um bolo de seis camadas é obra de alguém paciente, tenho a certeza que ficou delicioso.
Parabéns…
Que contes muitos e bons e sempre junto daqueles que amas…
E o bolo… lindo com uma história que vai encantar quem tem o privilégio de o provar…
Beijinhos e um resto de dia perfeito… 😉
parabens e que seija por mtos e mtos anos felicidades bjs
Boa tarde! Em primeiro lugar, feliz aniversário. Posso lhe dar umas dicas sobre a montagem do bolo. Pra que ele não penda para o lado, experimente montá-lo num aro. Depois que você montar o bolo e colocar os recheios, retire o aro com cuidado (pode até fazer o aro de papel cartolina preso com um durex. Depois você retira o durex e o aro se solta). Coloque seu bolo para congelar antes de terminar de confeitar. Uma coisa que facilita é, depois de retirar do congelador, passar uma camada fina de chantili e só depois espalhar a cobertura. Isso faz com que pedacinhos do bolo não se soltem enquanto espalha a cobertura. Suas receitas são lindas de ver! Um beijo em todos aí.
Muitos parabens e que venham muitos mais bolinhos mas agora mais direitos 😛
E já agora, boas festas!
Olá Joana !
Muitos parabéns, o bolo é o menos, o que importa é estar na companhia de quem mais gostamos… No entanto acredito que estará delicioso e receberá muitos elogios da familia e amigos. Vai ver que valeu a pena todo o stress.
Um dia feliz com muito amor !
Anabela Salema
Eu sou fã do blogue, embora nunca comente, mas hoje tinha mesmo de ser.
Antes de mais, muitos parabéns!*
Quanto ao resto, torto ou não, com camada a mais ou a menos, o bolo tem óptimo aspecto, e fiquei cheia de vontade de provar! E acima de tudo parece-me que tentar fazer esse bolo não será falta de inteligência mas audacidade e gosto por desafios. E que nada é melhor que ver que o aumentar da idade não diminui essa audacidade 🙂
Muitos Parabéns minha Querida! Esse bolo tem tudo para ñ ser decadente, e mt menos os teus 34 aninhos 🙂 Sou mais velha q tu dois mesitos, e até agora está a correr bem (assim cm os 33, os 32 e os 31 :D) Mts bjinhos, felicidades hoje e sempre e doçura por mais 365 dias!
Muitos parabéns! Do alto dos meus 36 (quase 37 anos) posso afirmar que há coisas que não se corrigem… E mais: a idade agrava até algumas das nossas….como dizer, características 😉 O melhor será aceitarmo-nos, não desistindo de procurar ser mais e melhor. Um ano muito feliz!…
Babette
hmm….
looks very tasty.. 😀
Olá Joana,
Ligeiramente atrasada…
Mas aqui ficam também os meus Parabéns.
Bjs,
Teresa C.
Joana…Joana…
Isto vai levar-me uma tarde!
🙂
Mas vai estar na minha mesa de Natal!
Obrigado!
Bjinho
Depois de ler, fiquei com muita vontade de experimentar a receita do caramelo salgado, deve ser uma delicia,….. vou ter que experimentar num dos meus proximos bolos de festa.
Qto ás 6 ou 5 camadas, acho que apesar de tb já contar 34, vou esperar para experimentar quando contar 50 ou lá perto. 🙂