Bolo Folhado com Doce de Ovos e Amêndoas

36 anos. Hoje o Miguel faz 36 anos e há jantar cá em casa para a família.

Destes 36 anos este é o 18º aniversário que comemoro contigo. (Desde os aniversários com festas na garagem, aos que tiveram direito a pizzas em forno de lenha. Dos aniversários com e sem saídas à noite. Dos aniversários com a casa cheia aos com menos gente. Dos aniversários preparados pela tua mãe aos preparados por mim. Dos com bolos de aniversário comprados, aos com bolos de aniversário caseiros. Dos comemorados na nossa casa aos comemorados em casa dos teus pais. Dos com uns amigos aos com outros amigos. Dos de solteiro aos de casados, e ainda os aniversários de quando ainda só eramos amigos e que nem estou a incluir nestes 18 anos. E agora, dos comemorados com e sem filhos. São muitos aniversários!)

Parabéns Miguel por mais um aniversário. E hoje celebramos com o teu bolo favorito. Made with love. Lots of love.

Ingredientes:

2 rolos de massa folhada retangular refrigerada pronta a usar

12 gemas

375g de açúcar

225ml de água

200g de amêndoa laminada

Açúcar em pó q.b.

1 caixinha de fios de ovos

Preparação:

Prepare o doce de ovos. Leve ao lume a água com o açúcar e deixe ferver, em lume brando cerca de 10 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.

Entretanto misture as gemas com a ajuda de um garfo e junte-lhe a calda de açúcar em fio e já um pouco arrefecida. Misture bem e coloque tudo novamente no tacho. Leve a mistura de gemas e açúcar a lume muito brando, sem parar de mexer até o doce de ovos engrossar. Atenção para não engrumar e não ficar a parecer ovos mexidos. Retire do lume e continue a mexer até estar arrefecido. Reserve e deixe arrefecer completamente.

Entretanto estenda a massa folhada e corte-a ao meio de modo a ficar com 4 placas do mesmo tamanho. Pique a massa folhada com um garfo e leve-as ao forno previamente aquecido a 180ºC até que a massa esteja dourada e bem folhada. Retire do forno, e, se estiverem muito altas pressione-as com a ajuda de um pano. Deixe arrefecer completamente.

Entretanto, numa frigideira anti aderente e sem adicionar gordura torre ligeiramente a amêndoa e reserve também.

Coloque uma placa de massa folhada no prato de servir e cubra-a com um pouco de doce de ovos. Cubra com mais uma placa de massa folhada, doce de ovos e mais massa folhada até terminar com a última placa de massa folhada. Cubra depois todo o bolo – laterais incluídas- com o restante doce de ovos e polvilhe todo o bolo com a amêndoa torrada.

Para finalizar polvilhe com o açúcar em pó e decore com os fios de ovos a gosto.

Bom Apetite!

21 respostas

  1. Muitos parabéns! Adoro bolo com massa folhada, doce de ovos e amêndoas, o Miguel é cá dos meus. Que muitos mais aniversários venham, e que se tornem "com e sem netos" e "com e sem bisnetos", quem sabe! 🙂

  2. aiiii que tentação!!! Esse bolo deve estar tããããoooo bom!
    Parabéns ao Miguel por mais um ano de vida e muitos parabéns a vocês, por tantos anos de companheirismo e amor.

    Raquel

  3. Gosto muito do seu blog e este bolo tem óptimo aspecto.
    Poderia indicar-me onde arranja massa folhada rectangular? É que só encontro redonda…

    Obrigada.
    Cristina

    1. Olá,

      No Lidl há, ainda hoje lá fui comprar para fazer este bolo. Mas ficou tão pequenino.. já avisei que é melhor outro bolo ficar para o bolo de aniversário ^^'

      Mas cheira que é um consolo! =)

    2. Eu fiz com massa folhda retangular do continente e o bolo ficou de um tamanho normal, cerca de 22x15cm com 6cm de altura.

      Joana Roque

  4. Mtos parabens e realmente festejar com um bolos destes… hum vale a pena, e já agora parabens à cozinheira, por tantas coisa boas que faz.

    Obg e um bjinho
    Aldina

  5. Parabéns ao Miguel! 'Turma' de '78, muito bem 🙂 E parabéns a ti pelo bolinho digno de vitrine de pastelaria/confeitaria de renome 🙂 Bjinhos e felicidades para os 3, hoje e sempre!

  6. Esta é a primeira vez que faço um comentário apesar apreciar bastante os dotes culinários e sobretudo a pessoa que me parece estar por trás. Para além dos livros (oferecidos pelos meus filhos) quase diariamente dou uma passagem pelo blog.
    Também eu sou apreciadora de massa folhada (em tudo) e este é um bolo que também faço. Como me parece haver um engano no tempo em que o açúcar ferve com a água, deve ser 3 minutos e não 30 minutos, o que pode estragar o bolo de alguém que siga a receita à letra e é uma pena, gostaria de a alertar para esse facto.
    Se estiver enganada peço desculpa.
    Parabéns pela família que tem.

    1. Pois, isso aconteceu-me hoje 🙁
      Pena que não li os comentários todos…
      O açúcar ficou muito duro, teve de ir para o lixo e fiz novamente só com 10min de fervura e ficaram óptimos! =)

  7. Uma questão: as placas de massa folhada vão ao forno ao mesmo tempo, sobrepostas umas com as outras? Ou é uma de cada vez? Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *