Empada de Frango e Cogumelos

Ainda do aniversário do Zé Maria, a receita que recebeu mais elogios e a mais apreciada pelos adultos. Uma empada de frango – para a qual usei sobras de frango assado que tinham sobrado de um jantar da semana – com cogumelos Shitake deliciosos, que costumo comprar à Ana, do Mercadinho Biológico do Botânico, em Coimbra. Segundo os convidados, foram os cogumelos que tornaram esta empada tão especial. Além dos cogumelos, eu acho que a massa caseira também contou -e muito – para o resultado final.

Fica então a receita, ideal para transformar sobras de frango numa nova e especial refeição.

Ingredientes para uma empada “familiar”

Massa:

300g de farinha

1 ovo + 1 gema para pincelar

30ml de água morna

40ml de vinho branco

30g de manteiga amolecida + 2 colheres de sopa de azeite

sal q.b.

1 saqueta de levedura seca – usei fermipan

Recheio:

300g de sobras de frango assado, desfiadas e limpas de pele e ossos

250g de cogumelos shitake frescos (ou use outros a gosto)

4 cenouras (as minhas eram muito pequenas – use 1 grande)

1 cebola

2 dentes de alho

azeite q.b.

Tomilho fresco q.b.

sal e pimenta q.b.

50ml de vinho branco

2 colheres de sopa de farinha

150ml de leite

Preparação:

Comece por preparar a massa. Numa taça coloque a água morna, o vinho branco, a manteiga, o azeite, um pouco de sal e a levedura seca. Misture bem até que tudo se dissolva mais ou menos. Junte depois a farinha e o ovo inteiro e amasse bem durante alguns minutos até obter uma bola de massa lisa e elástica (poderá amassar com a batedeira usado para isso as pás próprias). Forme uma bola, coloque numa taça, tape com um pano e deixe repousar 30 minutos.

Entretanto prepare o recheio. Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a alourar num pouco de azeite. Junte depois as cenouras previamente cortadas em cubinhos e os cogumelos shitake laminados. Tempere com um pouco de sal e pimenta, junte as folhas de tomilho fresco e refresque com o vinho branco. Deixe cozinhar uns minutos e acrescente depois o frango desfiado envolvendo bem. Polvilhe com a farinha e acrescente o leite de modo a ficar com um recheio cremoso. Retifique de sal e pimenta. Reserve e deixe arrefecer completamente antes de usar.

Divida a massa em dois pedaços iguais e estique-os bem de modo a obter uma base de massa redonda e fina.

Forre uma tarteira de pirex ou louça (22cm de diâmetro) com um dos discos de massa e recheie com o preparado de frango e cogumelos, que deverá encher a forma. Coloque por cima o outro disco de massa e corte o excesso. Dobre bem as bordas da massa, pressionando de modo a que fiquem bem coladas. Faça, com a ajuda de uma faca ou tesoura um pequeno orifício ao centro da empada para que o vapor escape durante a cozedura.

Pincele depois a empada com a gema de ovo batida com uma colherzinha de água ou leite, e leve a cozinhar no forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja bem cozinhada e dourada. (Se necessário coloque uma folha de papel de alumínio sobre a empada para que a massa não queime.)

Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de desenformar.

Sirva em fatias com um salada para uma refeição completa.

Bom Apetite!

27 respostas

  1. Olá Joana,
    A úlima que fiz foi para o jogo Sporting/Chelsea e claro que tive de a decorar com um SCP em restos de massa. Sigo uma receita da bimby muito idêntica à sua e faz-se num ápice, mas para a próxima vou juntar os cogumelos shitake…ah e acabou num instante!

    1. Olá!

      Acho mesmo que o segredo está na massa. Quando a massa leva uma gordura como manteiga ou banha, e vinho branco, não tem nada que enganar. E os cogumelos deram mesmo outro sabor.
      Um beijinho,
      Joana

  2. Olá Joana,

    Hoje aproveito para comentar, algo que não faço muito apesar de ser visita assídua. Sem saber o que fazer a um frango com manga que tinha já preparado lembrei-me desta receita a propósito dos anos do seu filho. Esta massa é divinal, até a minha mãe me pediu a receita (Algo que não é habitual).

    Bom fim de semana cheio de aventuras culinárias! Eu vou-me aventurar num bolo de aniversário/batizado e nos mini cupcakes !

    Diana

  3. Olá Joana! Tomei a liberdade de alterar a receita para usar o que tinha em casa 🙂 Coloquei alecrim e folhas de aipo bem picadinhas ao invés de tomilho e coloquei um pouco de alho francês laminado e o recheio ficou fantástico 😛 Só falta ir ao forno e ver o guloso cá de casa todo feliz 😛 Beijinhos
    Daniela

    1. Daniela,
      Parece-me igualmente deliciosa…aliás, eu fiz o mesmo, "criei" a receita com o que tinha por aqui.
      Espero que tenha ficado boa.
      Um beijinho, Joana

    2. Daniela,
      Fico mesmo feliz que tenha gostado.
      E eu estou tão fã desta massa que a vou levar para partilhar no workshop de Coimbra.
      Um beijinho,
      Joana

  4. Boa tarde Joana!

    Diga-me uma coisa. Fez a empada no próprio dia ou no dia anterior?! Queria muito fazer esta empada para uma festa que vou dar em breve, mas teria de a fazer no dia anterior e tenho receio de não ficar tão boa como no próprio dia.

    Obrigada!
    Patrícia

    1. Patrícia,

      Eu faço quase sempre tudo de véspera! E esta tarte foi feita no dia anterior a ser servida.
      Deixo apenas para o dia coisas com frutas ou saladas e finalizar coisas no forno ou no fogão. É que no dia há sempre tanta coisa para fazer que se estiver a cozinhar acabo por não conseguir desfrutar de nada da festa.

      Um beijinho,
      joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *