Foi ainda antes de ir de férias – se bem me recordo no dia antes de ir de férias, que recebi uma oferta da Alpro (www.alpro.com): um “leite” de coco. A Alpro tem essencialmente produtos à base de soja, mas tem também umas bebidas (“leites”) que eu gosto bastante, como o de amêndoas e de aveia – e que ficam deliciosos com as papas de aveia. Este “leite” de coco era uma novidade, mas com as férias acanhou esquecido na despensa para experimentar mais tarde.
Entretanto, andava eu de volta da ementa de aniversário do Zé Maria, quando me lembrei que era a altura ideal para usar e experimentar a tal bebida que a Alpro me tinha enviado. O leite creme de coco foi a receita ideal para experimentar. E ficou aprovada, com toda a gente a gostar muito do sabor delicado de coco no leite creme e a pedir a receita. (E um leite creme sem lactose!)
Com algum atraso aqui fica a receita.
Ingredientes:
1 litro de bebida de coco (usei da Alpro http://www.alpro.com/pt/bebidas/bebidadecoco)
6 gemas
50g de farinha maisena
200g de açúcar
Preparação:
Leve o “leite” de coco a aquecer até que levante fervura e reserve.
Entretanto misture a farinha e o açúcar num tacho e acrescentei leite, pouco a pouco, mexendo sempre até ficar com uma mistura homogénea e começar a engrossar. Retire depois do lume e deixe arrefecer um pouco.
Bata as gemas e acrescente-as em fio à mistura anterior, sem parar de mexer e com cuidado para que que não talhem.
Leve o leite creme novamente ao lume e deixe cozinhar um pouco, mexendo sempre para cozinhar as gemas.
Coloque depois o leite creme em tacinhas, ou numa travessa grande e, mesmo antes de servir, polvilhe-o com açúcar e queime com o maçarico ou com uma pá própria.
Bom Apetite!
20 respostas
Muito interessante esta receita e bastante diferente. Vou ver se encontro este "leite", mas vai ser difícil encontrar nos supermercados da minha zona (Amora/Seixal). Normalmente, só encontro o leite, os iogurtes de soja e as natas. As para bater, como as utilizadas no Parfait de Kiwi, só vi no Continente do Seixal (zona do frio). Vou tentar ver no Celeiro, algo similar. Continue a inspirar-nos com as suas ideias. Sara Oliveira
Olá Sara,
Provavelmente é mais fácil de encontrar mesmo apenas nas grandes superfícies, mas se encontrar experimente mesmo. é muito bom.
Um beijinho,
Joana
Adoro esses produtos mas o de coco nao conhecia.
Imagino o sabor que ficou nesse docinho!
Beijinho
Cláudia L.
Cláudia,
Creio que a bebida de coco saiu no verão.
E realmente ficou com um travo a coco delicioso.
Um beijinho,
Joana
Sou fã dos produtos da Alpro, e acho que esse leite de coco é delicioso. Fantástica aideia de o usar em leite creme, que maravilha de sobremesa!
Obrigada Sunflower. Um beijinho.
Joana
Deve ser delicioso. Adoro o aroma a coco. Gosto da bebida de soja da alpro. Sou intolerante à latose e bebo muito bebida de soja. Esta sugestão para mim é perfeita.
Obrigado.
Beijinhos
Ainda bem que gostou! Apesar de não ter sido preparada a pensar em casos como o seu, é realmente uma alternativa que pode ser interessante.
Um beijinho,
Joana
Este comentário foi removido pelo autor.
Joana, gostei muito desta versão 'cocada' 🙂 Hei de experimentar com certeza! Bjinhos e cont de bom fds! P.S. – espero que o workshop tenha sido um sucesso, mas isso é quase sempre garantido 😉
Anjo de Mel,
Esta versão também é boa, sim senhor!
E o workshops correram bem. Muito bem.
Obrigada.
Um beijinho,
Joana
Adoro coco e embora não seja muito apreciadora de leite creme, este tenho de experimentar, deve ficar uma delicia com o coco…sei quem vai ficar satisfeito 🙂
Maria,
Eu, ao contrário de si, adoro leite creme. Não sou é a maior apreciadora de coco…
Um beijinho,
Joana
Espetacular! Melhor que um leite creme só pode ser um leite creme com sabor a côco. E a cereja no topo do bolo é a troca do leite tornar a receita muito mais saudável. Adorei 🙂
Belicious,
Experimente mesmo que é muito bom!
E depois venha contar.
Um beijinho,
Joana
Este comentário foi removido pelo autor.
Yummy!!!
Olhe que é mesmo!
Um beijinho,
Joana
Optimo ver cada vez mais alternativas para quem tem restrições no consumo de lacteos, gluten, hidratos.
E saborosas!
Continua a surpreender-nos:)
Sofia,
Com as opções cada vez mais ao alcance de todos, não difícil experimentar receitas destas. Obrigada.
Um beijinho,
Joana