Bolo de Abóbora e Especiarias com Cobertura de Chocolate

Chega Sexta feira. Uma semana mais difícil do que seria de esperar e um fim de semana no Porto para dois workshops.

No entanto as tradições mantêm-se. Sexta feira aqui no blogue costuma ser dia de bolo, e esta não é excepção. Ainda que este bolo, com aspeto alaranjado a lembrar a cenoura seja de abóbora.

Um bolo denso e muito saboroso, perfeito para comer ao lanche com uma chávena de chá. E perfeito para dar uso à abóbora em algo mais do que sopas e compotas. Ficou-me também na ideia uns sonhos de abóbora, mas terão de ser para outras núpcias. 

Complementei o bolo com um pouco de chocolate, mas não é de todo obrigatório, e sem cobertura fica igualmente delicioso. Uma sugestão para o fins de semana calmos, o que definitivamente não vai ser o meu caso.

(E entretanto o mês no Natal está aí à porta! Agora que o feriado de dia 1 se foi, a minha tradição de começar o mês do Natal com chocolate quente em família, a árvore de natal e o presépio a serem decorados sofrerá algumas alterações. Mas prepararem-se! O Natal está a chegar!)

(E ainda há algumas vagas para o Workshop de Cabazes de Natal no Porto. Sábado já está esgotado, mas ainda há algumas vagas para domingo, dia 30, às 15h. Nos Workshops pop-up, na Rua do Almada. Inscrições e informações através de info@workshops-popup.com)

Ingredientes:

125g de manteiga

175g de açúcar amarelo

1 colher de chá de extrato de baunilha

2 ovos

2 chávenas de puré de abóbora (usei abóbora hoikkado previamente assada)

255g de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de café de canela em pó

1 colher de café de gengibre em pó

115g de Golden Syrup (ou mel)

Cobertura:

100g de chocolate culinária

Preparação:

Coloque a manteiga, o açúcar e o extrato de baunilha numa batedeira eléctrica e bata durante cerca de 8 minutos até ficar com uma mistura muito cremosa e pálida.

Acrescente depois os ovos batendo bem para misturar. Junte depois o puré de abóbora, a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, as especiarias e o Golden Syrup e misture bem os ingredientes até obter uma massa lisa.

Verta a massa para uma forma tipo bolo inglês (11x26cm) previamente untada e forrada com papel vegetal.

Deixe cozinhar cerca de 45 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC ou até o bolo estar cozinhado.

Retire e deixe arrefecer dentro da forma antes de desenformar.

Depois do bolo frio derreta o chocolate no microondas ou em banho maria e barre a superfície do bolo, polvilhando depois, se desejar, com rolinhas de chocolate.

Bom Apetite!

mais receitas

21 respostas

  1. Guloso e parece ser fofinho! Lembra o bolo de cenoura. Agora já tenho ideias, para dar uso às duas abóboras que tenho em casa: bolo, o húmus com a manteiga de amendoim, o chutney (a receita que publicou) e uma compota com uns marmelos que congelei (ideia que vi no Figo Lampo). A abóbora não é só para a sopa e filhoses no Natal, há mais para descobrir! Um bom fim de semana, Sara Oliveira

  2. Essa cor amarelo vivo ficou espetacular. Os bolos de abóbora são muito saborosos. A abóbora é como a batata doce, faz coisas deliciosas.

    1. Cozinha100segredos.

      Ando curiosa para experimentar bolos com batata doce. Acho que é a próxima aventura.

      Um beijinho,
      Joana

  3. Ola Joana, vi na fnac que na compra do ultimo livro, oferece uma agenda de cozinha. Como poderei adquirir a agenda sem o livro? É que quando sai comprei logo o livro. Obrigada. beijinhos

    1. Cláudia,

      A agenda é mesmo só aferida na compra do livro. Que eu saiba não há forma de a adquirir de outra forma. Desculpe.

      Um beijinho,
      Joana

    2. Que pena Joana, mas já tenho solução, vou comprar o livro com a agenda, ofereço o livro e fico com a agenda. Já pensei que parece mal e pode parecer egoísta da minha parte mas quero muito a sua agenda. É só na fnac? Ou há noutras livrarias? Obrigada. beijinhos

  4. Que lindo bolo! Mais uma sugestão p qd eu descascar a abóbora q aí tenho 😉 Oh Joana, tb acho q é o 1º ano (pelo menos q me lembre) q ñ vou enfeitar a casa no dia 1 dez 🙁 Terá q ficar p o fds prolongado, q remédio! Bjinhos e bons workshops!

  5. Tem um aspecto tão bom! Tenho mesmo de experimentar. De repente parecia um bolo de cenoura, mas afinal a cor bonita vem da abóbora. Espero que tenhas tido um fds lindo e atarefado 😉 Por cá o ritual da árvore de natal foi antecipado para hoje. Isto de já não ser feriado a 1 de dezembro troca-nos as voltas. Mas houve magia, chocolate quente e músicas de natal. Os meninos estavam radiantes!
    Beijos e boa semana,
    Babette

    1. Babette,

      Se eu estivesses estado em casa no domingo, também tinha feito a árvore nesse dia. Mas com um pouco de boa vontade ainda a conseguimos montar no dia 1. Mas desde que haja magia….

      Um beijinho,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *