Pãezinhos Doces de Beterraba e Cacau


Faço pão em casa cerca de 2 vezes por semana. Ultimamente quase sempre a mesma receita, de um pão tão simples, versátil e rápido de preparar, que praticamente deixei de comprar pão.

Mas o World Bread Day que se comemora hoje pedia um pão mais especial. A ideia de um pão de beterraba há muito que andava a ser pensada, talvez desde o último World Bread Day e do pão de abóbora que preparei. Este ano a receita não podia falhar, principalmente porque tinha por aqui beterrabas da horta. A ideia de juntar o cacau foi assim uma adição de última hora, que tornou estes pães mais gulosos.

São perfeitos para o pequeno almoço ou para o lanche, e com queijo e fiambre ficam deliciosos. A textura é assim como se fosse um briche um pouco mais denso, com um sabor achocolatado e com uma cor muito fora do normal. 

Estes pãezinhos doces ficaram, como se costuma dizer “melhor que a encomenda” e, se o fim de semana voltar a ser chuvoso, acho que esta é a sugestão perfeita para uma tarde na cozinha.

Deixo-vos o desafio de os fazerem e, se quiserem, de partilharem o resultado na página do facebook do blogue.

Bom World Bread Day! Bom fim de semana.


Ingredientes para cerca de 10 pãezinhos:


1/2 saqueta de levedura seca cerca de 5g (usei fermipan)

250ml de leite tépido

40g de açúcar

50g de manteiga

1 colher de sopa de cacau em pó

150g de beterraba assada ou cozida triturada em puré

500g de farinha

1 gema para pincelar


Preparação:


Misture o leite com a manteiga derretida, o açúcar e o fermento. Acrescente depois a beterraba triturada e por fim a farinha e o cacau. Misture bem.

Coloque depois a massa na bancada enfarinhada e amassa bem alguns minutos até obter uma massa fofa e elástica. Deixe repousar uns minutos.

Faça depois 10 bolas de massa e coloque-as num tabuleiro untado e polvilhado com farinha. Deixe levedar até dobrarem de volume ( as minhas demoraram cerca de 30 minutos).

Pincele depois as bolinhas com a gema de ovo e leve a cozinhar cerca de 20 minutos em forno pré-aquecido a 180ºC.

Sirva os pãezinhos mornos com compotas, manteiga ou queijo e fiambre.


Bom Apetite!

14 respostas

  1. Não acertei no ingrediente…os olhos estavam "cansados"! Estão muito gulosos e apetitosos, parecem uma espécie de brioche colorido. São simples de preparar e vamos a ver se consigo preparar no fim de semana.Tenho que tratar da beterraba, para dar início às "hostilidades"! Um grande beijinho e um bom fim de semana, Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *