Bolo Rei de 5 Minutos


Janeiro é mesmo assim. Começa cheio de promessas. De perder peso, de começar a ir ao ginásio, de poupar mais, de começar a correr, de deixar de fumar, de ler mais, de trabalhar menos horas, de ser mais organizado, de aproveitar mais a família.. eu sei lá!

Mas os dias vão passando, uns atrás dos outros e muitas destas promessas não duram mais de 3 ou 4 dias.

Eu também tenho as minhas “promessas” as minhas resoluções para este início de ano. Gosto de estabelecer metas e objetivos e sim, também eu deixo muitas vezes alguns ficarem pelo caminho. Porque valores mais altos se levantam, ou porque simplesmente percebo que alguns deles não fazem assim tanto sentido.

Confesso que a promessa que mais vezes fiz ao longo dos anos foi mesmo a de começar “dietas”. Para isso nada melhor do que a primeira segundo feira do ano. O depois das festas, quando andamos enfartados de comer. Mas há já alguns anos que me deixei disso.

Janeiro por aqui ainda é altura de muitas festas… Aniversário a dobrar no dia 8. Logo depois a 12 mais comemorações, e como se não bastasse ainda temos festas a 23 e 28. O que significa que durante o primeiro mês do ano há festas todas as semanas, e é uma sorte quando a semana só tem uma festa.

Claro que nada disso impedia a “dieta”. A cabeça é que muitas vezes a quebrava ao primeiro vislumbre de mousse de chocolate e bolo de aniversário… é o mal dos gulosos e dos que gostam de comer como eu…

Entretanto com o passar dos anos uma pessoa apercebe-se de que não há nada pior do que passar a vida em dieta. E aprende que o melhor é mesmo uma alimentação mais saudável, com uns descuidos pelo meio (principalmente ao fim de semana) e fazer exercício físico. Compreende que não há nada melhor do que não ter de abdicar de nada quando temos naquilo que comemos, e no prazer da mesa, uma das coisas que gostamos de fazer. Até porque não há nada mais difícil, para não dizer impossível, do que privarmo-nos para sempre de coisas que gostamos.

Claro que nunca serei realmente magra. O que é bom é que já fiz as pazes com isso há muito tempo. E prefiro ser mais regrada durante a semana, fazer exercício regular e depois, poder durante o fim de semana cometer alguns excessos entre amigos e família sentada à volta da mesa.

E só por causa das coisas, e porque amanhã é dia de Reis, uma receita de bolo rei que se faz em pouco mais de 5 minutos, e que vale a pena experimentar. A receita é da “youtuber” e chefe Rita Nascimento (mais conhecida como “La Dolce Rita”), e posso dizer-vos que vale mesmo a pena fazerem o bolo.


Ingredientes para 1 bolo Rei:

(receita da Chef Rita Nascimento)


350g de farinha tipo 55

30g de açúcar

1/4 de colher de chá de sal

2 colheres de chá de fermento

250g de iogurte natural

80g de manteiga

raspa de laranja

raspa de limão

1 colher de chá de canela

1 colher de sopa de vinho do Porto

150g de frutas cristalizadas (usei papaia e coco cristalizados)

200g de frutos secos (usei amêndoas, nozes e passas)

1 gema batida

frutos cristalizados inteiros para decorar

acúcar em pó para decorar


Preparação:


Numa taça grande misture a farinha com o açúcar, o sal, o fermento, o iogurte natural, a manteiga previamente derretida, a raspa de laranja e limão, a canela e o vinho do Porto. Misture tudo muito bem com uma colher de pau e depois com as mãos até obter uma massa que de descola das paredes da tigela. Acrescente depois as frutas secas e as frutas cristalizadas e amassa tudo até estarem bem incorporadas.

Forre um tabuleiro com papel vegetal e com a massa forme uma coroa – o bolo com a forma do bolo rei. Pincele depois com a gema batida e decore com as frutas cristalizadas.

Leve o bolo ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30/35 minutos.

Ao fim desse tempo retire o bolo e decore com montinhos de açúcar em pó entre as frutas cristalizadas.

Deixe arrefecer a corte-o apenas quando só estiver morno. (Depois de frio também é bom!)

Sirva com chá ou café e comemore os Reis!


Bom Apetite!

42 respostas

  1. Já tinha visto este bolo, mas não tive oportunidade de o fazer, pois meteram-se outras tarefas pelo meio. E acho perfeito, para "adoçar" o dia de Reis. Não costumo fazer resoluções de ano novo, porque normalmente não são concretizadas. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    1. Sara,

      Eu, assim que vi não resisti, e mesmo no meio da azáfama que foi por aqui, tive de o fazer.
      Achei-o delicioso e que valia mesmo a pena partilhar com todos!
      Um beijinho,
      Joana

  2. Olá! Eu recebo notificações da Dolce Rita e vi esta receita, mas confesso q ñ fiz… Isso é mesmo só 5 minutos? 😉 Bjinhos e td de bom neste novo ano, com objectivos ou sem, a vida tem q se levar da melhor maneira possível, certo? Saúde, alegrias e amigos/família são mesmo o melhor q temos 🙂 E claro, há comida q tb nos 'enche' a alma 😉

    1. Anjo de Mel,
      Não demoras mais de 5 minutos a misturar tudo e formar a coroa para colocar no forno. Depois é esperar 30 para que fique pronto.
      Experimenta que vale a pena.
      Um beijinho,
      Joana

  3. Um bolo rei que não leva tempo para levedar parece-me uma excelente opção para a primeira festa do ano, que, no meu caso, é celebrada em família, com todos juntos, como se fosse outra vez Natal! Bom Ano, e boa noite de Reis!

    1. Sunflower,

      Então, boa celebração! E o bolo é mesmo uma boa opção. Por aqui todos gostaram e nem queriam acreditar na rapidez e no sabor.
      Um beijinho,
      Joana

    1. Eunyce,

      Na verdade não sei se resultará bem com outras farinha sem ser de trigo.
      Peço desculpa por não a conseguir ajudar.
      Um beijinho,
      Joana

    1. Carla,

      A massa obviamente que não fica igual, mas para mim é ate melhor do que alguns bolos rei que se compram por aí.
      Um beijinho,
      Joana

  4. Fiz ontem juntamente com a minha filha de 4 anos este maravilhoso Bolo-Rei. Foi de facto uma agradável surpresa!! A massa não é a mesma do tradicional bolo-rei, mas pela explosão de aromas vale a pena fazer!
    Obrigada pela partilha. 🙂

    1. Daniela,

      Sim a massa é diferente – quer pelos ingredientes, quer pelo facto de não levedar, mas é realmente muito bom. Tambem achei.
      Um beijinho,
      Joana

  5. Acabadinho de fazer, e demora mesmo cinco minutos e mais meia hora a cozer 🙂 vamos ver como ficou logo depois do jantar com um cafezinho!

  6. Olá Joana! Antes de mais, votos de um ano maravilhoso!
    Eu fiz o bolo mas, como não gosto de frutas, fiz com frutos secos e pepitas de chocolate. Ficou delicioso!

  7. Olá Joana,

    tentei duas vezes fazer este bolo este fim de semana e apesar de o segundo ter ficado melhor, mesmo assim nenhum ficou bom, nenhum deles ficou fofinho, e nem cresceram.
    O que poderei ter feito mal? Assim que juntava o iogurte a massa ficava sempre um pouco liquida e não conseguia que ficasse fofa.
    Pode ajudar-me?

    Obrigada,

    Cristina

    1. Cristina,

      Talvez não tenha percebido bem, mas este bolo não cresce nem fica focinho. É uma adaptação de bolo rei e não uma verdadeira receita de bolo rei. A massa fica tipo "bolo" normal e como não leva nenhum tipo de fermento é impossível que cresça ou que fique com uma massa fofa como se fosse um verdadeiro bolo rei.
      A massa deve ser moldada à mão para formar a coroa, mas como não leveda nunca vai ficar a massa típica de bolo rei. Para isso tem mesmo de fazer a receita original e demorada que leveda várias vezes.
      Espero ter ajudado,
      Um beijinho,
      Joana

  8. Ja fiz este bolo várias vezes….uma delícia…..com 4 filhotes e sempre bom ter assim uma receita rápida que eles gostem…neste momento estou a fazer um . .e não e época de festividades natalícias ??

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *