Esparguete com Atum e Pesto de Abacate

Foi um fim de semana intenso. Na sexta feira a mana fez 32 anos e houve jantar, bolo e parabéns! No sábado entre os afazeres normais do dia, da ida ao mercadinho biológico e da piscina do Zé Maria, tivemos ainda a maravilhosa festa do afilhado Manuel, e o jogo de Portugal no Euro 2016, e gins no”lounge”  acompanhados com muita conversa ao final da noite. No domingo, tempo de ir à mesa, tomar café na nossa esplanada preferida, e uma tarde deliciosa com a casa cheia, numa “festa” no jardim, entre tachos e panelas, numa especie de piquenique muito divertido, saboroso e com amigos à mesa.

Da cozinha saíram coisas frescas para o calor que se fazia sentir. Sangria e águas aromatizadas. Assados com sabor fumado. Salada. E uma rápido esparguete de atum com pesto de abacate que  foi preparado para o almoço rápido com a mana e que ela adorou. Para assim poder recriar a receita, aqui fica.

Boa semana a todos! (E eu que ganhei uma constipação, com direito a dores de garganta, nariz a pingar e olhos a chorar….)


Ingredientes para 2 pessoas:


175g de esparguete

1 lata de atum em azeite

1 abacate

50g de amêndoa com casca

1 molhinho de coentros

sal e pimenta q.b.

1 limão

azeite q.b.


Preparação:


Coza o esparguete em água temperada de sal até que fique al dente.

Entretanto preparare o pesto de abacate. No copo da varinha mágica coloque o abacate previamente descascado, as amêndoas, os coentros e tempere com raspa de limão e um pouco de sumo, sal e pimenta e junte um pouco de azeite. Triture bem até obter uma pasta cremosa.

Escorra também o atum e junte-o ao esparguete previamente cozido e já escorrido. Envolva bem. Junte depois o pesto de abacate e misture tudo. Se necessário junte um pouco de água de cozedura da massa para “soltar” o molho e envolver melhor.

Sirva de imediato.


(Se prefere uma versão mais ligeira, em vez de esparguete, utilize “esparguete” de courgete. Fica igualmente delicioso!)


Bom Apetite!

6 respostas

  1. Bom dia!
    Gosto desta ideia, simples, fresca e boa para variar o uso do atum.
    Muitos parabéns à sua mana, e as suas melhoras (mudanças bruscas de temperatura não fazem bem a ninguém, e eu que o diga!).
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Mais um prato aprovado cá em casa e muito prático e rápido de fazer! 🙂
    Obrigada por mais uma partilha!
    Saudações nutricionalmente saudáveis! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *