Panquecas de Alfarroba com Xarope de Tâmaras

Começar a semana a pensar nas férias que estão mesmo a chegar. Ao mesmo tempo que se suspira pelos dias em que seguimos para sul, para reencontrar a areia dourada e o azul do mar, não podemos deixar de pensar em tudo o que ainda há para fazer antes. São muitas coisas para deixar preparadas e organizadas.

Para ganhar energia, nada melhor do que começar o dia com umas panquecas. Para saborear de vagar antes de enfrentarmos o resto de uma semana muito preenchida. Como são sempre aestas dias pré férias!

E para os que estão de férias? A mim parece-me uma excelente sugestão para um pequeno almoço diferente e em família!

Boa semana ou boas férias, consoante o caso.


Ingredientes para 2 panquecas:


1 ovo

1 colher de sopa bem cheia de farinha de alfarroba

1/2 banana

1 colher de sopa de linhaça moída


Para o xarope de tâmaras: (dá 1 frasco grande)

175g de tâmaras sem caroço (de preferencia ao natural, ou seja sem adição de xaropes de glicose ou açúcar)

350ml de água

sumo de limão q.b.


Fruta e frutos secos a gosto q.b. para servir


Preparação:


Comece por preparar o xarope de tâmaras. Coloque as tâmaras no copo da varinha mágica, ou no robot de cozinha e acrescente a água. e umas gotas de sumo de limão. Triture até obter uma textura cremosa e homogénea. Coloque num frasco esterilizado e guarde no frigorífico onde aguenta algumas semanas. Utilize como um alternativa ao mel, agave ou maple syrup em panquecas, crepes, iogurtes….

Para os crepes coloque no copo da varinha mágica coloque o ovo, a meia banana em pedaços, a farinha de alfarroba e a linhaça. Triture até obter uma massa homogénea e sem grumos.

Leve uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer. Divida a massa de modo a formar duas panquecas com cerca de 10cm de diâmetro (se preferir poderá fazer uma única panqueca, ou panquecas mais pequeninas). Deixe a panqueca começar a ganhar as bolhinhas à superfície que lhes são características e que indicam que é altura de as virar. Vire-as e deixe-as cozinhar do outro lado.

Retire as panquecas para o prato de servir e acrescente uma ou duas colheres de sopa do xarope de tâmaras. Decore depois com a fruta e os frutos secos da sua preferência e estão prontas a servir.


Bom Apetite!

mais receitas

8 respostas

  1. Uma boa sugestão para o fim de semana, ou férias, em que se tem um pouco de tempo para estas coisas.
    Para experimentar em breve, e vamos ver se corre bem (as panquecas e eu não nos damos muito bem!).
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Alfarroba é daquelas coisas que eu acho que aprendemos a gostar com a idade, pelo menos comigo foi assim, como sou de Tavira, nascida e criada, a alfarroba é muito comum e eu que achava que não gostava, cada vez gosto mais. Agosto é o mês da apanha da alfarroba e se eu estivesse em casa o meu pai passa o tempo todo a mandar-me apanhar alfarrobas ^^ mas eu sempre me consegui escapar…ufa… com umas panquecas assim, talvez me convencessem…

  3. Uma excelente sugestão. Umas panquecas bem apetitosas. Gosto de alfarroba. O xarope é uma novidade bem interessante. Uma sugestão saudável e apetitosa adequada até para oferecer a crianças mais pequenas.
    Beijinhos

    Bimby & Sabores da Vida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *